sábado, novembro 23, 2013

Educação: prova idiota, universidades e tomada de posição!


Estou completamente convencido da estupidez que é fazer a tal prova que possibilita a entrada no concurso "para inglês ver" que pode permitir a entrada como precário numa escola. Para além do princípio errado em que ela se baseia (na minha opinião deviam dirigir-se às "universidades" que venderam os cursos a jacto e, sim, aí fazerem todo o tipo de despistagem que quisessem!), ainda quer provar que todos nós somos competentes a demonstrar que não somos totalmente incompetentes, ou seja, a demonstrar que até fazemos uma exame que é uma vergonha para a raça humana! Pior, a qualidade atinge-se assim? Qual é pressuposto? Há universidades que permitiram a saída de imbecis com o seu carimbo e autorização? 

Quanto às universidades, e não coloco no saco todos os professores dessas mesmas universidades, não se sentem no mínimo enxovalhadas pela completa desconsideração das vossas competências enquanto entidades formadoras de profissionais? É que eu tinha a ideia de que a minha avaliação tinha sido rigorosa e baseada na qualidade. Para além disso, pensei que não estava a ser ensinado e avaliado "com gato" em vez "de lebre"!

Nos dias de hoje sinto-me envergonhado por ver e sentir que a minha Universidade, e em especial a minha Faculdade, não tomou qualquer posição crítica na defesa dos seus licenciados e, ao mesmo tempo, dos seus próprios docentes e investigadores! Ao que parece, apenas estão interessados em defender a parte que lhes compete do (Des)Orçamento de Estado!

A minha Universidade de Coimbra e a minha Faculdade de Letras não têm nada a dizer?

Antes que me esqueça: eu não farei qualquer prova de estupidificação!

Sem comentários: