terça-feira, setembro 20, 2011

Este país é uma anedota #1

Depois de se saber da existência de um buraco negro financeiro na Madeira, Alberto João Jardim ligou para os camaradas de lides políticas do pós 25 de Abril e disse-lhes:
"Então? Quando vinham passar uns dias e não pagavam, pensavam que a factura ia para quem? Oh! meus amigos, eu bem tentei que a minha banana tapasse o buraco, mas a taxa de exportação é fraca!"

sábado, setembro 17, 2011

Pensalamentos #17


Continuo, incessantemente,
o meu trabalho de supererogação
na identificação das bestas sadias
que infectam a sociedade necessária.


quinta-feira, setembro 15, 2011

Deputados andam a copiar, sem citar fontes, as ideias deste blog

Enquanto lia o "Público" de hoje (15 de Setembro de 2011), dei-me conta da falta de vergonha de um deputado da bancada Socialista ao citar a ideia criada no post com o nome Cartão Pedinte para atacar a falta de vergonha do Governo da coligação sem vergonha Social Democrata e sem vergonha Democrata Cristã.
Não é que os direitos de autor sejam muito bem pagos, mas a honestidade intelectual deve ser respeitada por todos aqueles que representam os cidadãos e por todos aqueles que não foram eleitos para roubar as ideias aos cidadãos.
Era só o que faltava! Pior do que isto, e falando da minha profissão, só se alguém se aproveitasse dos resultados positivos de um professor, que já não está numa escola e não se pode defender, para promover e valorizar outro professor. Isto é que era uma pouca vergonha das grandes.
Mas vão lá, leiam na página 6 do "Público" a notícia (ou, se quiserem só perceber o teor da notícia, mesmo aqui, na TVI) e depois vão ver a data do post deste blog. Façam lá uma leitura atenta e genuína, e digam-me se não andam os deputados a usar ideias deste que aqui escrevinha.

Deputados, deputados...

quarta-feira, setembro 14, 2011

Pensalamentos Emprestados #4

"Desgraçadamente a vida partidária em Portugal gira ainda em volta da educação monárquica. Quem dentro dos partidos quiser servir ideais, obriga-se principalmente a servir os homens."

Jaime Cortesão, Memórias da Grande Guerra


Não recebo muitas ofertas de livros pelo correio (mas gostava!), mas não deve ser só por eu ter mau feitio. Talvez as pessoas não soubessem deste meu gosto.

Esta citação retirei-a de uma separata que me foi enviada por um amigo, que é um excelente investigador. É uma separata de um artigo que vem na revista Biblos, número VIII (2010), dedicada à República. Chama-se "Jaime Cortesão: o escritor combatente na I Guerra Mundial" e foi escrito pelo Professor Jorge Pais de Sousa. Se puderem, leiam!

"É antipedagógico!": gritam alguns algures


(Reportagem da TVI, aqui colocada com todo o respeito pelos direitos de autor.)

Conheço uns tipos que ficariam com os "cabelos em pé" por causa desta tua pedagogia, Clarisse!

Onde já se viu, professores de Português a usarem e a permitirem que os alunos tenham os computadores ligados na sala de aula!? Impressionante! Não sabes que os professores de Português devem ensinar a ler e a escrever!?

Ah!, Clarisse, Clarisse!

Já agora, beijos para a família e deixa-te lá de modernices!

terça-feira, setembro 13, 2011

Cartão Pedinte




Depois de me dar conta dos sucessivos e sem conta descontos que este Governo anda a dar aos pobres e desfavorecidos, decidi lançar esta ideia: vamos fazer um Cartão Pedinte, pessoal e intransmissível.

Só há vantagens:

1 - para o Governo: os pobres que são pobres ficam a fazer parte de uma lista onde não entra mais ninguém, logo podendo as taxas ser mais convenientemente aplicadas a quem não fizer parte do grupo;
2 - para a oposição: podem socorrer-se deste grupo para fazerem manifestações a pedir mais direitos, pois são paupérrimos (os pobres, não a oposição!);
3 - para o pobre: sempre é mais um cartão de desconto a juntar aos dos hipermercados, das sapatarias, das farmácias, dos cafés, dos clubes, das gasolineiras, etc. (já não me lembro de mais!);
4 - empresas e instituições que beneficiam os pobres: ficam com uma carteira privilegiada de clientes, podendo manter uma receita, digamos, interessante.


Problemas:

1 - (único): os que são consideravelmente ricos (tipo o pobre do Amorim!) terão dificuldade em provar que são ricos, pois pelos vistos a sua declaração de IRS é do tamanho de um desempregado.


O grafismo do cartão pode basear-se na imagem que roubei não sei onde e que se encontra aí em cima.

Com o Alto-patrocínio de Suas Ex.as os Presidentes da República (todos desde o 25 de Abril).

Os patrocinadores oficiais deste Cartão de Pedinte, discriminados no próprio, serão: o Governo (qualquer um deles desde o 25 de Abril); a Assembleia da República; os Partidos Políticos; e todos os outros orgãos (não sexuais!) de teor e de nomeação política do país.

Quem apoia: GALP, REN, EDP, TAP, BRISA, SCUT, CP, METRO, CARRIS, PT e muitas outras.


Este Cartão Pedinte facilitará a vida a todas as entidades que tenham de fazer desconto aos pobres e permitirá que os seus possuidores não continuem a tirar fotocópias e a pagar autenticações e a pagar declarações, certidões, documentações, e pagar mais viagens para arranjar papéis que originem outros papéis que evitem ter de comprar outros papéis que... PUTA que pariu os papéis e mais papéis! (Percebeu-se a ideia?)

Pois bem, importante, importante é o slogan, para que a malta se sinta bem com o seu Cartão Pedinte e para que o utilize com dignidade. A minha proposta é: um homem esfarrapado e esfomeado mostra ostensivamente o Cartão Pedinte e diz (eis o slogan...) "Hoje já somos muitos, amanhã seremos mais!", e depois mostra um sorriso aos bocados. Bom, não é?



P.S. - Digam ao Gaspacho das Finanças que pode começar a ser austero (e a dizê-lo aos Comparsas Europeus) com a sua própria conta, pois a minha já não dá mais nada.

Crónica: Os incontornáveis caminhos do destino

Escrevo à distância fugaz de uma lágrima. Escrevo à memória de alguém que me ouve o pensamento e me dirige a mente para rumos incertos, mas reais. Escrevo, enfim, na suspeição de um ouvido atento às minhas preces e às minhas emoções. Escrevo-lhe e, ao mesmo tempo, partilho a minha fome de uma presença que me foi roubada no percorrer dos incontornáveis caminhos do destino.

Este ofício de escrever confunde-se, não raras vezes, com o ofício de viver e, assim, rouba-nos (muitas vezes) a percepção da realidade escondida atrás da ilusão criada no acto de fazer ficção. Não é uma ilusão qualquer. Aquela de que eu falo, é uma ilusão que se procura transformar na própria realidade e, daí, matar as dores criadas na vivência dessa mesma realidade. Eu confundi, até há bem pouco tempo, estes dois mundos tão distantes. Agora, que despertei, o mundo é diferente, a realidade é outra e é preciso recomeçar.

(...)


Famalicão da Serra, 12 de Setembro de 2007
Daniel António Neto Rocha

(Crónica publicada no Portal Bombeiros.pt e disponível online desde o dia 13 ao dia 28 de Setembro de 2007)

P.S. - Há quatro anos iniciei uma nova demanda. Precisamente nesta altura. Como ainda não tinha esta crónica no blog, aqui a coloco agora. O professor Xavier Viegas deu-me a honra de a ter publicada no seu livro Cercados pelo fogo 2.

domingo, setembro 11, 2011

Vi: Tommy (1975), de Ken Russell


Tommy é um filme, que se baseia na Ópera Rock escrita pelo grupo The Who em 1969, marcadamente crítico da sociedade dos anos 70. Para além desta visão de Ken Russell ser uma sátira à vida consumista dessa época, é ainda um imenso jogo de metáforas com ligação religiosa e social, pretendendo mostrar todos os vícios e crenças que então (e agora?) impregnavam a sociedade. É ainda uma tentativa, aproveitando a ascensão e aparecimento do filme Jesus Christ Superstar (baseado na Ópera Rock de Andrew Lloid Webber), de parodiar alguns dos aspectos mais marcantes deste filme (por exemplo, transforma a via sacra num continuo de maus tratos sobre um deficiente). O que este Tommy nos apresenta é um dedo acusador sobre uma sociedade crente no poder dos mitos recém-chegados, apresentados através de um ritmo rápido e constante (note-se a influência que o Rock tem na divulgação de sentidos) e de um apelo à imagem estranha e, por vezes, surreal. Não é um filme de fácil descodificação (até pela presença de um conjunto de signos e símbolos que emergem vindos de áreas tão distintas como a economia e a religião, a pintura e os direitos humanos, a música e a literatura, etc.), mas o que é estranho tende a entranhar-se mais facilmente e este Tommy não deixa ninguém indiferente pela incrível diferença em apresentar discussões culturais e sociais indispensáveis na época (e ainda hoje!), utilizando para isso um tipo de música que desde sempre esteve ligado ao mundo do álcool e das drogas. Justiça divina? Talvez, o grande triunfo deste filme é conseguir, através da explanação imagética dos problemas, que a crítica feroz a essas mesmas questões seja feita perante a constatação do ridículo.

O filme apresenta uma espécie de circularidade (note-se que o início é o aparecimento, junto ao sol, do pai de Tommy e que o final mostra o filho a assumir a posição de onde se partira para o desenvolvimento da acção) que pretenderá significar, muito sumariamente, o processo biológico do crescimento físico e mental do homem. Este início é surdo, ou melhor, não tem palavras, pois as palavras necessitam de trabalho e de uma comunicação efectiva (não necessária, segundo a intenção comunicativa do realizador, a uma relação reprodutiva). Note-se, ao nível da mera curiosidade, que o pai biológico de Tommy não usa uma única palavra. Não lhe ouvimos a voz e, o que é certo, não precisamos de a ouvir. O que significa esta mudez paterna? Veja-se a tradição religiosa. O pai (Deus) não se ouve. Já o ouviram? Apenas seguimos os seus ensinamentos (exemplares e puros), não necessitando de uma confirmação oral de forma a entendê-lo e a segui-lo. É isso que acontece em Tommy. A figura paterna é a imagem da dedicação e da defesa da família (vai para a guerra para defender o filho que há-de vir). Por lá fica, supostamente, morto. Após a notícia do desaparecimento da figura masculina (associada a Deus?), surgem finalmente as palavras associadas ao nascimento de Tommy. Reconhece-se neste passo toda a simbologia do nascimento de um predestinado. Ele é o foco da atenção. Ele é o salvador. Ele é o desejado.
Tommy é já um rapazinho (com cerca de 5 anos?) quando acontece a morte, perante os seus olhos, do seu pai biológico. Passo a explicar: a mãe e o filho seguem com a vida depois de pensarem que o pai está morto, mas afinal de contas está vivo; no dia em que regressa a casa, a mãe já se encontra a viver com outro homem; Bernie (pai adoptivo), perante a entrada imprevisível do pai no quarto, mata-o; Tommy assiste e entra em choque, começando a viver num mundo só dele onde o pai é o “seu Deus”. A partir deste momento entramos numa espiral de acontecimentos onde se critica o desajuste de tratamento daqueles que são diferentes (deficientes). A evolução é natural e quando damos por nós estamos perante um Tommy crescido (apresenta-se perante nós Roger Daltrey, vocalista do grupo The Who) que inicia a aprendizagem, por vezes, muito cruel da vida (qual via sacra): surge a busca de soluções através de falsos ídolos (a cura é procurada num templo que honra e diviniza Marilyn Monroe, qual deusa que cura os inválidos através do contacto com droga e álcool); aparece o primeiro contacto com as relações sexuais, apresentadas como uma droga capaz de curar; é submetido a uma tortura violenta e é violado pelos próprios familiares; e é ignorado pelos próprios pais. Vivendo num retiro interior, onde contacta com a figura do pai (parecendo em dados momentos o seu refúgio religioso), surge (espantem-se!) o milagre que o transforma no centro do mundo: consegue tornar-se campeão de “pinball”! Este acto faz com que a família, mãe e padrasto, enriqueçam e comecem a ter uma vida desafogada, permitindo também o contacto (crítica às hipóteses de acesso a bens de saúde pública!) da doença de Tommy com os melhores médicos.
No meio desta necessidade de estabilidade familiar, Tommy acorda do sono profundo através de uma violenta queda. A partir daqui, assume uma postura deificada e cria uma seita que pretende a busca de uma harmonia interior e exterior. Como todos os falsos ídolos e falsos profetas (apesar de na índole Tommy demonstrar ter óptimas intenções), dada a exploração que é feita dos crentes, cai por terra a sua intenção de educar mentes e atitudes, através do contacto cego e desinteressado com o “pinball”.
O filme termina com o fechar do círculo. Após o ataque que leva à morte a sua mãe e o seu padrasto, Tommy inicia no meio das chamas o seu caminho de ascensão. Passando por todos os espaços onde inicialmente o pai e a mãe pareciam viver e conviver em profunda harmonia, dá-se o fechamento do círculo e o fim do filme.

Este é, talvez, o filme que apela mais a um entendimento daquilo que é o encontro semiótico entre diversas realidades. Neste caso, precisamos atender à ficção que é tratada no registo cinematográfico e a toda uma cultura ocidental, que se iniciou com a assumpção da religião católica e que se foi desenrolando com a assumpção da "religião" capitalista. Filme tremendo pelo fantástico trabalho musical dos The Who e pela desconcertante visão criativa de Ken Russell. Se querem um filme completo, ei-lo!

P.S. - Vão ter uma surpresa relativamente aos actores que desfilam neste filme.

quinta-feira, setembro 08, 2011

Saudades ou estarei louco?

Isto de ser Professor de uma turma cheia de alunos desiguais e que são claramente rebeldes tem muito que se lhe diga. Pronto, dirão que a ficção invade os espaços brancos deste blog ou que o professor é tão louco que tenta transmitir a sua loucura através de um post que supostamente teria (caso a loucura não pontificasse!) um tanto ou quanto de sinceridade. Sim, terão todos razão ou razão nenhuma; terão todos capacidade interpretativa ou estarão cegos das entrelinhas; terão todos a opção de clicar na cruz branca no quadrado vermelho no canto superior direito desta janela (a qual será a opção mais correcta se pensam em manter a vossa própria sanidade mental!) ou manterão a atenção sibilina e perscrutória de quem quer descobrir onde é que isto irá terminar. Se são pais, terão duas ou três opções (já decido quantas serão!): primeira - correr, guiar velozmente, teclar com uma ávida rapidez o número de telefone ou gritar bem alto para safarem os vossos filhos do contacto terrível com este professor que os leva a ler post's aparentemente sem qualquer razão de ser; segunda - contactar a delegação de saúde e pedir o rápido internamento deste louco numa das suas agradáveis casas de saúde e repouso; e terceira (o que decido? querem escolher? escrevo? continuo? termino? ou dou uma última opção?) - (então eu dou!) riam! riam! riam! (neste momento a loucura também será vossa!). Se são alunos, só me dão uma opção: primeira e única - continuar a escrever e a dar alguns momentos de inigualável e contagiante boa disposição.
É verdade: passaram alguns dias (serão semanas?) da última aula. Também é verdade: as saudades das aulas talvez sejam dos professores e não dos alunos.

(Escrito no dia 9 de Julho de 2009, mas continua actual!)

sexta-feira, setembro 02, 2011

Pensalamentos #16


A mentira serve-se num pires bojudo e a cobardia apensa a uma silva reptilizada.


Li: Olhos de Cão Azul, de Gabriel García Márquez



Resignamo-nos? Não! Lêmos a terceira.


Em pleno século XX, durante um período de convulsões sociais e políticas (onde se constroem ditaduras ao mesmo tempo que se calcorreiam caminhos de libertação utópica), que percorrem o mundo, amadurece um talento de extensão mundial que se revelará em 1947.
Gabriel García Márquez não é um escritor de biografia agradável ao leitor que procura um ser puro, limpo de má vida ou um Deus feito homem. Quem percorrer a sua autobiografia (Viver para Contá-la) depressa se apercebe que a transgressão e a marginalidade à vida são pratos fortes deste autor. Fará esta vida boémia e por vezes degradante que o autor se apague? Não, não , não e, outra vez, não! Tal como o calor da América Latina sugere aos corpos uma roupa leve a roçar a nudez, também este escritor sugere aos seus leitores o despojamento de alguns utensílios morais e de preconceitos que tornam, por vezes, a leitura de uma obra literária num jogo do esconde e encontra. Ou seja, ler é um exercício que por vezes é doloroso e exige a dádiva (obrigatória!) de sangue, suor e lágrimas, e doutras vezes transforma-se num exercício de sugestão erótica e sensual. Podemos apaixonar-nos por uma personagem de um conto, novela, romance ou de um qualquer texto literário? Podemos e devemos. García Márquez dá-nos essa possibilidade em toda a sua obra.
"A terceira resignação" (1947) é um conto da juventude. Depois de ter abandonado o seu projecto inicial e mítico (já!), "A revoada", sente que é tempo de começar por baixo. Melhor dizendo, é tempo de percorrer um trajecto de construção desde a base, é tempo de assumir as suas falhas e educar-se na escrita. Daqui nasce a ligação ao jornalismo e ao primeiro espaço de publicação da sua obra e, digamo-lo, à vida desregrada com classe. Com a publicação deste conto, García Márquez, cria uma corrente de escrita apelidada de realismo mágico. Creio que com a leitura deste conto nos apercebemos claramente do estilo. Onde já se viu um morto ganhar o papel de personagem principal? Onde já se viu a existência viva de um morto? Onde já se encontrou uma mãe que todos os dias (durante 18 anos!) mede o seu filho de forma a constatar que se encontra vivo apesar de morto?
Fabulosa leitura e uma viagem incrível até um universo que vive sobretudo dos conceitos de estranheza e de amor materno.
Boas leituras e boas descobertas!

quinta-feira, setembro 01, 2011

Quinta-feira (falei-te ao coração)

Despedaçado
O meu corpo ofegante
Em mil provações
E em não esperadas desilusões

A minha sede de vida
Cansou-se em ti
Que me olhas triste
E que desesperas a minha dor

O meu ar gastou-se
Em te amar do fundo de mim
E ofereci-te o meu último olhar
O meu último suspiro
E o meu derradeiro aspecto

Perguntas
Se te oiço amorosamente
Se te sinto suave
Se te vejo em traços definidos

Respondo-te
Mas não em gestos largos
Ou em tonitruantes sons

“Eu amo-te
Como pétala que ama a abelha
Em silêncio
Do fundo de mim
Eu amo-te
Até ao mais breve fio
Da minha dura e crua existência
Eu amo-te
Do fundo do coração!”

Tu não o ouviste
Não o sentiste
Não o viste

Eu falei-te na língua
Dos amantes
Na língua dos desesperados
Na língua dos conjurados

Eu pedi para partir…

Eu deixei o aconchego
Junto ao teu coração!


(d.r. 30-07-2011)

sábado, agosto 27, 2011

Li: "Arte de ser português", de Teixeira de Pascoaes


A "Arte de ser Português", de Teixeira de Pascoaes, é uma análise filosófica e lírica do SER português. Em cerca de 100 páginas explora a alma pátria e revela que só na espiritualidade é que um povo consegue atingir toda a sua plenitude. Curiosa é a visão do político português, do pósrevoluções liberais, que se contrapõe aos antigos representantes do povo nas cortes régias. Este visto como um homem de bem que defendia claramente a sua população e aquele um oportunista sectorial que só se preocupa com o partidarismo e com os seus próprios interesses singulares.
Outro dos pontos interessantíssimos é a visão da heterogeneidade do povo português enquanto resultado das misturas que a própria história das invasões apresenta. Para Teixeira de Pascoaes, somos nós, povo português, uma agregação das raças ariana e semita (depreendo que Aristides de Sousa Mendes foi um leitor deste livro!). Como é óbvio, também neste livro se fala de religião, de arte e de carácter. Em relação a este último conceito pouco se pode comparar com os dias de hoje, pois todos sabemos que a maior parte dos portugueses, em especial os que possuem lugares de responsabilidade, são seres amorfos, balofos e completamente desprovidos de algo que se aproxime da palavra carácter.

Para uma obra que está quase a celebrar os seus cem anos de publicação, é um estudo extremamente actual e necessário. Como é óbvio, esta última afirmação subentende tudo aquilo que sempre se aconselha: ler com o devido distanciamento e não assumindo tudo como verdade absoluta!

quarta-feira, agosto 17, 2011

Jaime Antunes é um sábio!

Não costumo dar conta das minhas leituras de opiniões de outros nos jornais nacionais, mas aquilo que li do ilustre Jaime Antunes (eterno candidato às eleições do Sport Lisboa e Benfica) sobre educação (este tipo fala sobre educação????) deu-me vómitos! Não é que na base não tenha alguma razão, mas conhecendo nós (povo português) o jeito ditatorial dos Directores de Escolas para atingir os fins sem olhar a meios deveremos ficar preocupados e não exultantes, como é o caso desta figura destacada da escrita portuguesa. Leiam o texto que saiu hoje (dia 17 de Agosto) na última página do Jornal i (onde parece este ser ser um conceituado cronista, mas desenganem-se: ele é o proprietário do jornal) e regalem-se com a claque acérrima deste homem às últimas decisões do Senhor Ministro da Calculadora. Ele até refere que manda o senhor Ministro dizer que "quem [Directores de Escolas] não apresentar resultados positivos deve sair"! Pergunto eu, senhor Jaime Antunes, o que são para si resultados positivos ao nível das escolas? Os que servem os alunos ou, como tem sido tónica, os que servem a estatística?

segunda-feira, agosto 15, 2011

25 de Abril de 1974: a tomada de assalto

Para quem, como eu, acreditava que Crato podia ser mais do que nome de cidade e, quem sabe, um Ministro em condições, aí estão o proteccionismo e a mesquinhez. Pelos vistos, são os contratados (aquele que ele chama de novos ou do meio da carreira) aqueles que têm de ser avaliados, pois dão maus resultados à Educação do País das Maravilhas. Talvez o Senhor Crato não se lembre (ou não saiba), mas há muitos "bons professores" da velha guarda (a que ele próprio pertence) que são autênticos analfabetos e que continuam instalados airosamente nas cadeiras douradas. Será que ninguém disse a este Ministro da Calculadora quem começou por não querer a avaliação?


Fiz este comentário a esta notícia do www.publico.pt .