quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Estreia em Pinhel no dia 9 de Março, pelas 21h30



Estreia: 9 de março, 21.30h | 10 de março, 16.00h
Cineteatro São Luís - Pinhel

Para aquisição dos bilhetes, contactar o Grupo de Amigos do Manigoto - 271 411 472


(Fonte da Informação: Facebook do Município de Pinhel e Câmara Municipal de Pinhel)

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Crónica dos “caga-sentenças” ou de como Portugal tem um governo de mercenários - 09. Crónica Diária na Rádio Altitude (4.ª temporada)

1. E o mais triste de tudo é que nós ainda continuamos a permitir que haja gente desta a gerir o todo nosso, que é o Estado. Ainda hoje, e já passaram dois ou três dias, tenho uma vontade extrema de pegar em facas e em outros objectos que possam causar dano de cada vez que me lembro dos mercenários Borges, Botas e Moedas. Não estão a ver quem possa ser? Pois, estamos tão concentrados em saber a letra do “Grândola Vila Morena” que nos esquecemos de ler e ouvir aquilo que vai sendo babujado aqui pela parvónia lusitana. Este trio de animalejo sentido, representativo daquilo que está bem e se recomenda por muitos e bons anos, parece ter cada vez maior o ego e a bolsa. Neste fim-de-semana, o Borges veio do alto da sua cadeira de “caga-sentenças a mando do Governo” afirmar a plenos pulmões que, e passo a citar, “os portugueses ainda têm de apertar mais o cinto!” Será óbvio que o vómito asinino do senhor assenta em toda a política de recuperação financeira que o país atravessa, mas não foi esta questão falsa e preocupante que me deixou atarantado. A questão principal, que é transversal ao Botas e ao Moedas e que parece ser uma das características dos currais políticos deste país, é esta: a que raça ou a que nacionalidade pertencem estes seres que se afastam do comum dos portugueses? É bastante normal ouvir em debates da Assembleia da República os senhores deputados referirem-se aos “portugueses” e às “portuguesas”. É mais difícil, mas também acontece, ouvir o senhor Presidente da República afirmar que os “portugueses” e as “portuguesas” não podem mais em vez de fazer análises linguísticas que só favorecem os amigos do peito. É muito normal ouvir os líderes dos partidos dizerem que “os portugueses” e “as portuguesas”. E então os caciquistas da nação… nem se fala! 

(...)

Moimenta da Serra, 25 de Fevereiro de 2013 
Daniel António Neto Rocha 

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 26 de Fevereiro de 2013 - disponível em podcast em Altitude.fm)

Pensalamentos #73

Na curvatura da descida
encontrem-me uma espiral
de deleitosa expiação.

sábado, fevereiro 23, 2013

"Finalmente" na Guarda

E os dias de trabalho intenso com o projecto "Finalmente" continuam em grande ritmo. Dois actores são quase trucidados por um encenador furioso e chato. Gabo-lhes a paciência! 
Entre os dias 14 e 16 de Março, sempre às 21h30m, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, poderão ver o resultado final.
Isto é... se os actores não fugirem até lá!

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Teatro: estreia de "A Casa da Memória"



Vai ser já no início do próximo mês, mais concretamente no dia 9 de Março, pelas 21h30, que o Cineteatro São Luís, em Pinhel, vai receber a estreia da peça "A Casa da Memória". Escrevi esta peça a partir do imaginário e das vivências do Manigoto, e estou "em pulgas" para ver e ouvir o trabalho incansável de actores, encenador e restante equipa técnica. 
É uma peça com um encanto especial e que não devem perder. Daqui a uns dias digo-vos onde e quando podem começar a procurar os bilhetes! Podem descarregar a Agenda Cultural de Pinhel aqui.

Teatro: já reservaram o vosso lugar?


terça-feira, fevereiro 12, 2013

Crónica séria sobre Bento XVI e cómica sobre a sede de poder - 08. Crónica Diária na Rádio Altitude (4.ª temporada)

1. A renúncia de Ratzinger ao seu papel de pastor da Igreja Católica e ao nome de Bento XVI é vista por muitos como algo completamente inesperado. Claro está que o timing escolhido é completamente inesperado e poderá causar alguns debates curiosos entre aqueles que estão sempre disponíveis para criar alguma teoria da conspiração sobre a forma como são geridos os muros do Vaticano. No entanto, se tivéssemos estado atentos ao que se disse e escreveu naquele já longínquo mês de Abril de 2005, poderíamos hoje reconhecer que tudo não passa do final de um período de transição que até nem correu muito mal. A idade do cardeal Ratzinger e o papel que desempenhou junto de João Paulo II, até ao fim da vida deste, apontavam desde o início do pontificado de Bento XVI para uma solução que seria obrigatoriamente de curta duração. E o facto é que isso aconteceu. Mesmo assim este homem, que liderou a Igreja durante sete anos de altos e baixos, teve momentos de grande atitude e conseguiu surpreender todos aqueles que lhe imaginavam um percurso penoso e de contínuo afastamento dos crentes. É certo que hoje ainda se olha para trás e, para aqueles que aprenderam a admirar João Paulo II, se sente a falta daquela presença constante e contagiante do papa de Fátima, mas Bento XVI não foi o conservador e reaccionário que muitos esperariam, sendo mesmo capaz de derrubar muros que separavam a Igreja da sociedade moderna e que João Paulo II nunca consentiu que fossem derrubados. Agora, e sabendo nós do calculismo que costuma existir ao mais alto nível dentro da religião católica, esperemos calmamente pelo novo nome que ocupará a cadeira de São Pedro e vejamos se a solução de transição serviu mesmo para preparar um melhor futuro da Igreja. O certo é que se a preparação do futuro que se avizinha foi desleixada esse seria, sim, um grande e rude golpe na credibilidade da Igreja e na fé cristã.

(...)
Moimenta da Serra, 11 de Fevereiro de 2013
Daniel António Neto Rocha

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 12 de Fevereiro de 2013 - disponível em podcast em Altitude.fm

Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2013 - Guarda (III)

Como os leitores deste blogue sabem, fiz aqui o anúncio da minha participação neste evento teatral com a personagem de JUIZ. É claro que o fui, mas só por instantes. O propósito era criar uma ilusão e fazer com que o elemento teatral funcionasse "às mil maravilhas". Claro que foi preciso "iludir" um pouco a realidade, mas o propósito é quase sagrado: para o sucesso do espectáculo, todos os sacrifícios são realizáveis! E assim foi! Mas, sim, peço desculpa a todos aqueles que consegui enganar um bocadinho e prometo que numa próxima vez serei mesmo eu a assumir um dos papéis principais de uma qualquer realização teatral. Isto se não emigrar primeiro, mas isso são outras histórias!

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Bento XVI resigna?



A informação está a ser lançada por todos os órgãos de comunicação social internacional e referem que a renúncia acontecerá no dia 28 de Fevereiro.

Ler mais aqui (em italiano).

domingo, fevereiro 10, 2013

Crónica Bombeiros.pt: Uma nova dinâmica

1. Os tempos que se apresentam não prometem facilidades! Não sendo esta uma frase feita ou uma qualquer intenção de propósitos, convém relembrar que acima de tudo são pessoas de carne e osso que não vão ter uma vida fácil. Se pensarmos que, enquanto bombeiros e agentes da protecção civil, somos os primeiros a contactar com a desgraça alheia ou com uma qualquer situação de dificuldade que se apresente a toda a comunidade, não será difícil de perceber que temos de estar preparados para o pior cenário possível.

2. Os passos dados pelas ruas são, em regra, rápidos e inseguros. A imensa treva que se apresenta no presente e vislumbramos no futuro é só um pouco daquilo que a realidade nos trará. Agora, mais do que nunca, é importante percebermos o nosso papel de zeladores da segurança da comunidade e de “psicólogos” da amargura diária. Mais do que nunca deveremos colocar todo o nosso conhecimento e toda a nossa solidariedade ao serviço daqueles que, cada vez em maior número, irão optar por nos convocar sempre que se sentirem sós. Mais do que nunca deveremos ser capazes de mostrar a nossa humanidade e a nossa humildade. Temos, portanto, de nos lembrar que o nosso lema “Vida por Vida” não significa só “dar a vida para salvar a dos outros” mas que significa também “estar disponível para ajudar os outros”. E esta leitura só é possível se todos nós optarmos por ser pessoas que se preocupam. Sabemos todos que tantos de nós estão também em condições difíceis e a precisar de ajuda, mas sabemos que só com a entreajuda é que tudo pode melhorar. O espírito de dádiva e de entrega, que é a nossa marca principal, é também o centro de uma postura honesta que se impõe a um país. Todos sabemos que os nossos representantes políticos não gostam desta postura de honestidade (sendo promíscuos e extremamente hábeis a perpetuar a corrupção e a ganância), mas nós sabemos o que as comunidades sofrem, pois não conseguimos ser cegos quando sabemos que de nós pode depender uma vida. Por tudo isto, temos todos a responsabilidade de compreender as pessoas e de lhes mostrar que nos preocupamos com elas. Só mostrando que nos preocupamos com a comunidade é que a comunidade poderá um dia perceber que nós somos mais importantes do que qualquer bem que possua e que nós somos de carne e osso.

3. E é nesta óptica da melhoria diária e do contacto cada vez mais clarificador com todos aqueles que seguem o Portal Bombeiros.pt que nós temos vindo a trabalhar. A partir de hoje a rubrica de crónicas que se chamava ”A visão do bombeiro” passará a chamar-se “Uma visão sobre os bombeiros”. Esta mudança deve-se a uma maior abertura deste espaço de opinião à visão que “outros” têm de “nós”. Será, portanto, um espaço em que coexistirão bombeiros e cidadãos, de muitas e variadas procedências, com um único propósito: falar sobre o papel dos bombeiros e a forma como a sociedade os vai compreendendo. Assim, ao painel que será fixo e rotativo, poderá acrescentar-se a opinião de outras vozes. Sempre numa visão de construção colectiva e de melhoria social. No lote de cronistas para esta nova temporada participarão bombeiros, antigos elementos de quadros de comando, dirigentes de associações humanitárias, jornalistas, professores, formadores e (seria impossível deixar de parte!) desempregados. A partir de hoje e até ao final do ano serão aqui apresentadas muitas visões e serão feitas muitas avaliações àquilo que é a nossa maior preocupação hoje e sempre: o nosso papel no serviço às populações!


Moimenta da Serra, 10 de Fevereiro de 2013
Daniel António Neto Rocha

(Texto publicado e disponibilizado no Portal Bombeiros.pt no dia 10 de Fevereiro de 2013)

sábado, fevereiro 09, 2013

Teatro: mundo surpreendente



E sempre que me divirto a escrever teatro sou invadido por uma aura de surpresas e de vida própria das personagens. Vejam bem que estou para aqui a terminar uma peça, curta, e os dois personagens estão constantemente a trocar-me as voltas! Vamos ver se consigo pôr ordem nestes dois seres excepcionais e cada vez mais surpreendentes!

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Repentes #19 - Coisas do Facebook


Hoje aconteceu-me aquilo que vai ser cada vez mais comum nas redes sociais: estar "na realidade" ao lado de alguém que é nosso amigo no Facebook e que nós não conseguimos reconhecer. Coisas que as redes sociais tecem. Conhecemos as pessoas? Talvez, mas só um pouco. Portanto, desculpem todos aqueles que comigo partilham amizade no Facebook se um dia nos encontrarmos e eu não os reconhecer. Saibam que não é por mal e que podemos sempre brindar a este novo e real encontro com um bom tinto da Beira.

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Teatro: um desafio na Guarda e no TMG

Há uns anitos, numa fase "escura" da minha vida, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) abriu-me as suas portas para um Curso de Encenação, em colaboração com o INATEL. Foram dias muito positivos e em que o Mestre Gil Nave nos deu muitas e boas armas para o duro ofício de encenar. Desde aí dediquei-me um pouco mais ao teatro enquanto espaço de criação (fui preparando encenações que nunca viram a luz do dia e colocando no palco algumas extremamente simples e muito curtas, mas todas muito pedagógicas para mim). Agora e a convite do TMG (sempre o TMG como espaço de novidade e de criatividade, e de desafio constante aos que na Guarda vivem e querem viver!) irei participar num projecto aliciante e, também, desconcertante. Quatro pessoas, quatro textos, quatro interpretações daquilo que a temática do fim tem para nos dizer. Leitura caleidoscópica? E mais não digo!


 

"O Lab~, laboratório criativo do Projéc~ (estrutura de Produção Teatral do TMG), desafiou quatro criadores da Guarda a encenar quatro pequenas peças sobre o mesmo tema : "o fim". Quatro artistas, quatro pontos de vista, quatro abordagens criativas. Daniel Martins, Daniel Rocha, Élia Fernandes e João Louro apresentam as suas propostas para este desafio criativo. Finalmente [em quatro andamentos] estará em cena entre 14 e 16 de Março (de sexta a sábado) no Pequeno Auditório." (Fonte: Blogue do TMG)

Repentes #18 - Investimentos naquilo que é nosso

Soube-me bem ver ontem o programa "Portugal de..." com o jornalista Ricardo Costa. Como é comum dizer, não conheço muitas ideias dele para além daquilo que passa na televisão, que como todos sabemos é uma imagem demasiado limitada para ser levada a sério, mas bastaram duas ou três ideias para perceber que o homem "não é tolo de todo".
Pois bem, concordei com ele especialmente em dois assuntos: a invasão da "sagrada família da economia", que é o mesmo que dizer "troika", e o investimento estratégico no ensino do português no estrangeiro. O primeiro dos assuntos é uma questão que me perturba e me deixa cada vez com mais dúvidas. Não é que este homem, que sentiu na pele as anteriores vindas do FMI, levantou a lebre e disse que em termos de futuro do país não percebe o que este "trio maravilha" está a fazer em Portugal? Porque é que estão por aqui a "orientar" uma tropa cada vez mais fandanga que não tem estratégia para o país? Eu até tentava explicar isto com palavras brutas ou agrestes, mas prefiro fazer uma pequena alusão: a satisfação e o silêncio que os senhores dos bancos e dos grandes grupos económicos assumiram é para estranhar! No segundo caso, o do investimento estratégico, o homem fez uma alusão que é essencial e que parece que ninguém vê: a atracção de investimento faz-se através da sedução pela cultura. E que melhor embaixador do que alguém que ensine Português e a cultura portuguesa? O problema é que quanto mais cultura há, menos controle social há, pois se "as palas" forem rejeitadas descobrem-se todas as porcarias que os pequenos ditadores querem impor.    

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Pensalamentos #72

No sem luz
do dia,
virando a esquina
mais apertada,
a Noite
dá-me silenciosa
o pensamento
da ausência
encontrada

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Pensalamentos #71

A porta
entreaberta
pelo medo
recusa a luz
e as gentes
honestas
que junto dela 
morrem

domingo, fevereiro 03, 2013

Investigador da Guarda em destaque no Portal Bombeiros.pt


"Sempre curioso e disponível para aprender, Elmano Silva tem 44 anos e iniciou há 28 anos a sua ligação ao mundo da emergência (na coluna de socorro Henry Dunnant da Cruz Vermelha) e ao universo da proteção civil (no serviço regional de proteção civil da Madeira). Licenciado em Sociologia, Mestre em Sociologia, Pós-Graduado em Proteção Civil, mestrando em Proteção Civil, Oficial Bombeiro no CB de Fornos de Algodres, Mestre Florestal Principal e Técnico superior de Proteção Civil, é o convidado de Fevereiro na rubrica “à conversa com”." (Fonte: Portal Bombeiros.pt)

Ler mais aqui.

sábado, fevereiro 02, 2013

Repentes #17 - Escritor "freelancer"

Dada a vocação que vou tendo e o desafio constante a que o empreendedorismo nacional me vai obrigando, darei início em breve à minha carreira de freelance writer. Caso queiram já conhecer mais (uma vez que esta profissão pode englobar também trabalhos de produção editorial), podem contactar-me pelo email: danielroc@gmail.com .

Pensalamentos #70

E a ferida
aberta
e sanguinolenta
vai largando
vivas