domingo, fevereiro 10, 2013

Crónica Bombeiros.pt: Uma nova dinâmica

1. Os tempos que se apresentam não prometem facilidades! Não sendo esta uma frase feita ou uma qualquer intenção de propósitos, convém relembrar que acima de tudo são pessoas de carne e osso que não vão ter uma vida fácil. Se pensarmos que, enquanto bombeiros e agentes da protecção civil, somos os primeiros a contactar com a desgraça alheia ou com uma qualquer situação de dificuldade que se apresente a toda a comunidade, não será difícil de perceber que temos de estar preparados para o pior cenário possível.

2. Os passos dados pelas ruas são, em regra, rápidos e inseguros. A imensa treva que se apresenta no presente e vislumbramos no futuro é só um pouco daquilo que a realidade nos trará. Agora, mais do que nunca, é importante percebermos o nosso papel de zeladores da segurança da comunidade e de “psicólogos” da amargura diária. Mais do que nunca deveremos colocar todo o nosso conhecimento e toda a nossa solidariedade ao serviço daqueles que, cada vez em maior número, irão optar por nos convocar sempre que se sentirem sós. Mais do que nunca deveremos ser capazes de mostrar a nossa humanidade e a nossa humildade. Temos, portanto, de nos lembrar que o nosso lema “Vida por Vida” não significa só “dar a vida para salvar a dos outros” mas que significa também “estar disponível para ajudar os outros”. E esta leitura só é possível se todos nós optarmos por ser pessoas que se preocupam. Sabemos todos que tantos de nós estão também em condições difíceis e a precisar de ajuda, mas sabemos que só com a entreajuda é que tudo pode melhorar. O espírito de dádiva e de entrega, que é a nossa marca principal, é também o centro de uma postura honesta que se impõe a um país. Todos sabemos que os nossos representantes políticos não gostam desta postura de honestidade (sendo promíscuos e extremamente hábeis a perpetuar a corrupção e a ganância), mas nós sabemos o que as comunidades sofrem, pois não conseguimos ser cegos quando sabemos que de nós pode depender uma vida. Por tudo isto, temos todos a responsabilidade de compreender as pessoas e de lhes mostrar que nos preocupamos com elas. Só mostrando que nos preocupamos com a comunidade é que a comunidade poderá um dia perceber que nós somos mais importantes do que qualquer bem que possua e que nós somos de carne e osso.

3. E é nesta óptica da melhoria diária e do contacto cada vez mais clarificador com todos aqueles que seguem o Portal Bombeiros.pt que nós temos vindo a trabalhar. A partir de hoje a rubrica de crónicas que se chamava ”A visão do bombeiro” passará a chamar-se “Uma visão sobre os bombeiros”. Esta mudança deve-se a uma maior abertura deste espaço de opinião à visão que “outros” têm de “nós”. Será, portanto, um espaço em que coexistirão bombeiros e cidadãos, de muitas e variadas procedências, com um único propósito: falar sobre o papel dos bombeiros e a forma como a sociedade os vai compreendendo. Assim, ao painel que será fixo e rotativo, poderá acrescentar-se a opinião de outras vozes. Sempre numa visão de construção colectiva e de melhoria social. No lote de cronistas para esta nova temporada participarão bombeiros, antigos elementos de quadros de comando, dirigentes de associações humanitárias, jornalistas, professores, formadores e (seria impossível deixar de parte!) desempregados. A partir de hoje e até ao final do ano serão aqui apresentadas muitas visões e serão feitas muitas avaliações àquilo que é a nossa maior preocupação hoje e sempre: o nosso papel no serviço às populações!


Moimenta da Serra, 10 de Fevereiro de 2013
Daniel António Neto Rocha

(Texto publicado e disponibilizado no Portal Bombeiros.pt no dia 10 de Fevereiro de 2013)

Sem comentários: