terça-feira, fevereiro 26, 2013

Crónica dos “caga-sentenças” ou de como Portugal tem um governo de mercenários - 09. Crónica Diária na Rádio Altitude (4.ª temporada)

1. E o mais triste de tudo é que nós ainda continuamos a permitir que haja gente desta a gerir o todo nosso, que é o Estado. Ainda hoje, e já passaram dois ou três dias, tenho uma vontade extrema de pegar em facas e em outros objectos que possam causar dano de cada vez que me lembro dos mercenários Borges, Botas e Moedas. Não estão a ver quem possa ser? Pois, estamos tão concentrados em saber a letra do “Grândola Vila Morena” que nos esquecemos de ler e ouvir aquilo que vai sendo babujado aqui pela parvónia lusitana. Este trio de animalejo sentido, representativo daquilo que está bem e se recomenda por muitos e bons anos, parece ter cada vez maior o ego e a bolsa. Neste fim-de-semana, o Borges veio do alto da sua cadeira de “caga-sentenças a mando do Governo” afirmar a plenos pulmões que, e passo a citar, “os portugueses ainda têm de apertar mais o cinto!” Será óbvio que o vómito asinino do senhor assenta em toda a política de recuperação financeira que o país atravessa, mas não foi esta questão falsa e preocupante que me deixou atarantado. A questão principal, que é transversal ao Botas e ao Moedas e que parece ser uma das características dos currais políticos deste país, é esta: a que raça ou a que nacionalidade pertencem estes seres que se afastam do comum dos portugueses? É bastante normal ouvir em debates da Assembleia da República os senhores deputados referirem-se aos “portugueses” e às “portuguesas”. É mais difícil, mas também acontece, ouvir o senhor Presidente da República afirmar que os “portugueses” e as “portuguesas” não podem mais em vez de fazer análises linguísticas que só favorecem os amigos do peito. É muito normal ouvir os líderes dos partidos dizerem que “os portugueses” e “as portuguesas”. E então os caciquistas da nação… nem se fala! 

(...)

Moimenta da Serra, 25 de Fevereiro de 2013 
Daniel António Neto Rocha 

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 26 de Fevereiro de 2013 - disponível em podcast em Altitude.fm)

Sem comentários: