terça-feira, janeiro 10, 2012

05. Crónica Diária na Rádio Altitude (3.ª temporada) – Crónica de “2012, Odisseia no Buraco” ou “Tudo o que você sempre quis saber sobre o orçamento d

Crónica de “2012, Odisseia no Buraco” ou “Tudo o que você sempre quis saber sobre o orçamento de estado, mas teve medo de perguntar”

1. «Bem-vindos a “2012, Odisseia no Buraco”!» Aos primeiros minutos do Novo Ano, foi com esta mensagem que brindei alguns amigos e conhecidos. Parodiava, assim, o título do fabuloso filme que, em 1968, Stanley Kubrick lançava com prenúncios de um futuro glorioso – o mítico “2001: Odisseia no Espaço”. Neste filme, encontramos uma história sobre a evolução que coloca em confronto o homem e a tecnologia. O resto é imaginação, fantásticas imagens e uma tentativa de prever o que alguns anos mais tarde poderia acontecer. O facto é que em 1968 poderíamos imaginar que o ano 2001 fosse grandioso, até porque a “guerra pelo espaço” estava no seu auge e dadas todas as evoluções científicas e tecnológicas que num curto espaço de tempo surgiram. O certo é que nem tudo correu como previsto e o futuro que Kubrick anteviu para 2001 não é o futuro que realmente se viveu. Ora, a minha mensagem de bom ano, penso que, irónica, poderia também ser vista como uma provocante antevisão do ano de 2012. (...)


Guarda, 9 de Janeiro de 2012
Daniel António Neto Rocha

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, do dia 10 de Janeiro de 2012 - disponível em podcast em Altitude.fm)

Sem comentários: