quinta-feira, junho 05, 2014

10 de Junho na Guarda: os condecorados são...


Por certo já todos saberão quem vão ser os condecorados pelo Presidente da República no dia 10 de Junho na cidade da Guarda. No entanto, como eu estou aqui para o outro lado da serra onde o vento nem sempre passa, nada chegou sobre os "nomes" que receberão tão almejada condecoração. Assim sendo, vou deitar-me a adivinhar, com aquele grau de acerto que me caracteriza. Ou seja, com a grande possibilidade de não acertar nenhum dos nomes. Mas, tal como faço ocasionalmente com o Euromilhões, farei a minha aposta em alguns nomes e tentarei juntar-lhe uma pequena nota justificativa daquilo que poderá pesar para essa atribuição ser afastada do simples afago amigável. Quero, para que não me critiquem sem razão mas com alguma dose de sentido, deixar bem claro que não faço a mínima ideia se alguns destes nomes já terão sido condecorados noutros anos (e não me apeteceu fazer grandes pesquisas para o garantir, pois isto não passa de um exercício divertido sobre a cidade e o país).

Para começar, gosto de pensar que Cavaco Silva dará um bom rebuçado aos seus amigos mais próximos ou antigos Ministros e Secretários de Estado, logo Marília Raimundo (talvez pelo seu papel no Apoio Social com a Fundação Augusto Gil) será, na minha opinião, uma das condecoradas. Ao mesmo nível estará Álvaro Amaro (talvez pelo papel no desenvolvimento do interior (?) e na "batalha" que trava contra a sua desertificação) que, todos sabemos, foi também um secretário de estado de Cavaco.

Depois, porque fica sempre bem na fotografia ter alguns nomes da oposição, penso que será uma boa altura para Almeida Santos, histórico do PS e antigo Presidente da Assembleia da República, receber uma condecoração na "sua terra". E será pelo papel importante no desenvolvimento da democracia e na defesa de Portugal.

Como empresários que são, vejo uma possível distinção de Luís Veiga, dono da cadeia IMB Hotels, e do antigo primeiro-ministro Pinto Balsemão. Também pelo valor acrescentado de serem oriundos na Guarda e por serem bem sucedidos.

Depois, e pelo grande destaque que sempre pareceu ter ao nível da política nacional e do associativismo automóvel, o nome de Luís Celínio também surge como uma das possibilidades na minha mente, apesar de não conhecer a fundo todo o papel e trabalho dele nesta área.

Na área unicamente do mérito individual que a ciência permite, os nomes fortes são Rui Costa e Carvalho Rodrigues. Dois cientistas guardenses que são nomes fortes para a lista de condecorados e que, julgo, serão merecidamente condecorados.

Na área das artes e literaturas, dois nomes surgem desde logo: Eduardo Lourenço, por ser um dos nomes portugueses mais respeitados ao nível do "pensamento" cultural e literário mundial; e Américo Rodrigues, pelo trabalho realizado ao longo de cerca de 40 anos no elevar dos padrões culturais e artísticos de uma região e pelo trabalho poético e teatral que a sua já vasta obra encerra.

Por fim, outros nomes poderia aqui colocar, como o de Pinto Monteiro, Santinho Pacheco, Alípio de Melo, Adriano Vasco Rodrigues, o dono da empresa Gelgurte, ...

São, portanto, meia dúzia de nomes de que me lembrei e que quis deixar na ordem do dia para ver se percebo alguma coisa desta coisa da escolha dos condecorados Os nomes correctos devem estar quase a ser lançados para a comunicação social e, nessa altura, farei um comentário breve às condecorações do 10 de Julho que forem efectivamente feitas.

Sem comentários: