terça-feira, maio 21, 2013

Crónica dos caminhos para as autárquicas 2013: as independências (parte um) (*) - 15. Crónica Diária na Rádio Altitude (4.ª temporada)



1. Começo hoje a fazer uma análise aos caminhos políticos que culminarão nas Eleições Autárquicas 2013 e aos protagonistas que vão aparecendo. Estas minhas análises não são de um entendido na matéria política ou de um comentador profissional. Sou apenas um cidadão que lê o que se escreve e o que se diz, e que se preocupa com o futuro que terão as suas terras do berço, tendo uma clara percepção dos joguinhos e dos oportunismos políticos que teimam em não desaparecer das ruas escuras da Guarda. São estas sombras vampirescas de falas angelicais que temos de desalojar a todo o custo, uma vez que é impensável criar a tão desejada cidade sustentável e sustentada quando ela sacia a jorros, qual ama-de-favores, os eternos chupistas que, habitando os bastidores, se refastelam eternamente de pança inchada ao sol. E é este o meu propósito: olhar e perceber, ao mesmo tempo que comunico aquilo que vejo e aquilo que se apresta a acontecer. Vou exagerar, perguntam vocês. Sim, possivelmente, mas no meu exagerar verão que há questões que são extremamente curiosas e oportunas e, pergunto agora eu, não teremos nós de exagerar para depois haver uma, por mais pequeníssima que seja, reflexão sobre a matéria? 



2. A candidatura independente de Baltasar Lopes. Do cabeça de lista sei aquilo que todos sabem e que são factos públicos: presidente de junta, deputado da Assembleia Municipal, principal motor de uma triste e escusada censura a um cidadão e obreiro de uma jogada de mestre que o colocou como principal beneficiário na exploração da praia fluvial da freguesia que preside ou presidiu. Depois disso o vazio é pontuado com o seu anúncio de candidatura, com a distribuição de um folheto com uma espécie de apresentação pessoal do candidato e com as recentes referências à sua retirada da política caso não fosse eleito e a uma frase enigmática: “nalgumas [freguesias] não vale a pena [ter lista] porque há lá meia dúzia de pessoas”. Estará o candidato, cuja lema é “Juntos pela Guarda”, a referir-se ao pequeno universo de votantes que existem naquelas freguesias ou será uma referência a ódios de estimação que terá por determinadas pessoas das freguesias em questão. Sendo efectuada uma ou outra leitura, talvez o candidato queira mesmo retirar-se, após as eleições, de toda a participação política. E faz muito bem se o fizer!  



3. Noutro campo de independência surge a candidatura de Virgílio Bento. Este traz para o seu lado, para além desse epíteto de independente, as cores desavindas dos arco-íris monocolores laranja e rosa. O papel e a capacidade de Bento como autarca são reconhecidos por todos nós, mas afundam-se nos exageros que aparecem e que aparecerão criados pela sua ainda secreta base de apoio a estas eleições. Dizem alguns apoiantes (identificados) que Bento é o único elemento do, até há pouco tempo, actual elenco autárquico que foi brilhante e que não cometeu qualquer erro, faltando, por estes dias, atribuir-lhe o papel de profeta curador das chagas dos pobres e de principal baluarte da ordem mundial. Se é para exagerar, exagerem em grande! Antes deste papel enquanto autarca, Bento dava aulas e bem, acreditando eu no que escrevem alguns seus antigos alunos. Claro que, para construir uma opinião, isto não chega! O candidato principal é bom, este é um facto, mas a sua ascensão é problemática e levanta muitíssimas questões. A primeira é o porquê de um socialista que defende a liberdade não aceitar o resultado das eleições que perdeu e que, como é óbvio desde cedo, têm implicações nas escolhas das equipas de trabalho. Depois, há quem diga que a sua candidatura é independente e que os vícios dos partidos ficarão de fora, mas o que parece existir é um curioso ajuntamento de gente com fortes responsabilidades partidárias nos últimos 12 (doze) anos. Gente essa que é dissidente dos partidos e que decidiu apostar forte numa espécie de Aliança Democrática tutti colori com pretensões independentistas, tentando fazer de conta que nada tiveram a ver com os anos que originaram o mal-estar entre cidadãos e partidos, e assumindo camaleonicamente uma oportuna capa de escuteiros bem comportados. “Chama-se a isto branqueamento do passado e resultará com os papalvos da Guarda”, dirão eles na sombra! Mas será que esta saída estratégica não serve também para desparasitar os partidos? Desviei-me em demasia do cabeça de lista. Virgílio tem grandes hipóteses, é certo, mas mais terá se enxotar as velhas sombras multicolores e prepotentes que lhe segredam ao ouvido já ouvidas lições de poder e se se rodear com um “exército” pobre, esquecendo os “mercenários” ricos. É que em Alcácer-Quibir houve um rei que confiou nos mercenários e, diz a história, em Portugal seguiu-se o indesejável jugo de Espanha. No fundo de tudo a filosofia bem nos alerta para o facto de os sofismas não terem desaparecido com a morte de Górgias e de serem cada vez em maior número os sofistas comportamentais com pretensões políticas e sociais.   

   



Moimenta da Serra, 20 de Maio de 2013

Daniel António Neto Rocha


(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 21 de Maio de 2013 - disponível em podcast em Altitude.fm)


(*) Disponível por período limitado de tempo

Sem comentários: