sábado, junho 23, 2012

Quem usará da palavra?

A apresentação do livro fica entregue a uma mulher extremamente competente nestas andanças da literatura. O seu nome é Joana Duarte Bernardes e é uma amiga de longa data (desde os tempos de Coimbra). Para além da amizade que nos une e da competência que todos lhe reconhecem, é uma pessoa de grande sensibilidade poética.

Aqui fica um pouco do seu "currículo":


"Joana Duarte Bernardes é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e Mestre em Teoria e Análise da Narrativa. Como membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, integra o projeto “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais”.

Áreas de investigação: Teoria da História e Historiografia; Estudos sobre Memória e Morte; Literatura e Cultura Portuguesa (séculos XIX-XX); Poéticas do Limite.

De entre os trabalhos já publicados, contam-se: “Quando ainda se acreditava que as ideias faziam revoluções: Manuel Emídio Garcia e Eça de Queirós”, Revista de História das Ideias, nº 29, 2008 ; “O século XX ou o ambíguo tempo dos profetas”, Estudos do Século XX, nº 9, 2009; “Limite e utopia: a praia como limiar”, Biblos: Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nº VII, 2009; “Habiter la mémoire à la frontière de l’oubli: la maison comme seuil”, Conserveries Mémorielles, 7, 2010 ; “A História como sagesseˮ, Revista de Teoria da História, Ano 1, Número 3, 2010; “O ocaso do eurocentrismo”, Estudos do Século XX, nº 9, 2009.

Presentemente, prepara a sua tese de doutoramento em História, especialidade Teoria da História, na Universidade de Coimbra.

É bolseira da FCT.
"

(Fonte: Imprensa da Universidade de Coimbra)

Sem comentários: