sábado, novembro 26, 2011

Pensalamentos #25


Faço bonitas dobragens com as palavras
e até recorto as sílabas com afeição,
mas continuo à espera que passe
o verbo que signifique "ganha pão".

quinta-feira, novembro 24, 2011

01. Crónica Diária na Rádio Altitude (3.ª temporada) – Crónica do que a família em si guarda ou dos “bôchos” de duas patas

1. Já é um hábito antigo, gozar com a nossa ilustre cidade. Quem foi o guardense (ou egitaniense, se for um acérrimo defensor da Igreja!) que não foi ainda enxovalhado por meia dúzia de gente ignorante e, possivelmente, imbecil que diz que um dos cinco efes que nos singularizam é o do adjectivo “Feia”? Pois bem, o importante é estarmos sempre bem armados com duas ou três palavras “de estalo” que encostem os invejosos a um qualquer canto para os lados do cano de esgoto do Kadhafi! Que palavras, meu pobre santinho, acharás merecedoras de uma medalha? Será a nossa altaneira cidade “feliz”? Nestes últimos tempos não, pois o desemprego não pára de aumentar. Terá o granito destas paredes uma atitude de “frescura”? Não me parece, já que tudo aquilo que traz reconhecimento à cidade e que é fruto do labor honesto dos homens é para acabar e depressa. Humm!… O que poderá ser… Sim, já sei, o frio e o escuro da cidade nos dias de Inverno fazem com que tudo se resuma a uma única palavra: “família”!

(...)


Guarda, 25 de Outubro de 2011
Daniel António Neto Rocha

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, do dia 15 de Novembro de 2011 - disponível em podcast em Altitude.fm)

terça-feira, novembro 22, 2011

Crónica Diária: decisão

Dada a imensa procura que a Crónica de dia 15 de Novembro teve através do Google, irei publicar excertos dessa mesma crónica assim que consiga. O critério de escolha de excertos será, depois, seguido nas crónicas posteriores. Serão sempre publicadas cerca de cento e cinquenta palavras que correspondem, mais ou menos, à parte introdutória da crónica.

Como sabem, podem ouvi-la no sítio da Rádio Altitude como podcast, basta procurarem pelo meu nome e pela data de emissão.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Pensalamentos #24


Os espaços vazios das sílabas
despertam consciências.
O silêncio apura os sentidos
e traduz a beleza da palavra.

terça-feira, novembro 15, 2011

Pensalamentos Emprestados #6

"No entanto, Tomás tinha noção de que havia situações em que a crença sem dados suficientes era inevitável. Na amizade, por exemplo. Para se ser amigo de uma pessoa é preciso acreditar nela, crer que ela é digna de confiança. Claro que essa fé se revela muitas vezes infundada. (...)
Mas qual a alternativa? Não deveria acreditar em ninguém até ter informação suficiente para estar certo que essa pessoa era digna de confiança? Então como faria amizades? Iria submeter cada amigo potencial a um rigoroso inquérito prévio? Apresentar-lhe-ia um questionário para preencher? Iria investigar toda a sua história em pormenor? Isso não fazia sentido! Havia situações na vida em que era preciso acreditar sem informação suficiente. A informação viria depois, claro. (...) As informações posteriores confirmariam que essa crença tinha fundamento. Mas o primeiro passo era sempre a crença. Ou, para usar outra palavra, a fé."


(José Rodrigues dos Santos, O Último Segredo)


O novo romance histórico-policial de José Rodrigues dos Santos é um manancial de informação bíblica e de discussão teológica. Importou-me, para este Pensalamento Emprestado, a reflexão final do personagem principal (uma espécie de Indiana Jones) sobre a confiança que concedemos àqueles que temos como amigos. Tomás de Noronha, fazendo um paralelo com a crença religiosa, questiona a forma como nos relacionamos com os outros, nossos supostos amigos, sem termos qualquer tipo de certeza que a nossa intenção e a deles é a mesma. A conclusão é simples e a sabedoria popular já lhe dá resposta há muito tempo: Só depois de aberta a melancia é que sabemos se é doce!

segunda-feira, novembro 14, 2011

Crónica Diária: eu e o Mestre Garrett

A partir de amanhã (dia 15 de Novembro) e até ao início do Verão de 2012 terei o prazer de voltar às crónicas radiofónicas na Rádio Altitude. Tenho colocado o texto de todas as crónicas (desde 2010) à disposição dos leitores interessados em as lerem na versão escrita. Ainda não sei se esta temporada será igual, pois é meu propósito lançar em 2012 a compilação de todas as crónicas escritas para a participação cívica na Rádio Altitude (e outras crónicas dispersas por outros meios de comunicação) em formato livro. Vamos ver... ou ouvir!

De 15 em 15 dias ouve-me! Tenho algo a dizer? Sim! E prometo que "de quanto vir e ouvir, de quanto pensar e sentir se há-de fazer crónica." Não percas amanhã a minha reflexão sobre a típica família guardense. Por volta das 9h15m, com repetição às 17h15m. Terça-feira sim, Terça-feira não, a partir de amanhã!

quinta-feira, novembro 10, 2011

Medidas (algumas politicamente incorrectas) para equilibrar as contas #2

Ora bem, uma das medidas essenciais para que as contas públicas sejam, de facto, equilibradas é impedir a migração dos ex detentores de cargos governativos para empresas, fóruns, grupos, e afins. Isto não só resolvia o problema da migração de todo o séquito (chefes de gabinete, assessores, técnicos, secretárias, motoristas, amigos dos copos, amigas da noite, etc.), como potenciava um trabalho sério e profissional de um qualquer capacitado para gerir empresas. E não estou a falar de cães de fila, mas sim de gente capaz e que anda a arranjar bilhetes para fora do país ou está em equipas de investigação de Universidades.

quarta-feira, novembro 09, 2011

Leituras


Algumas das leituras destes últimos meses (Julho a Outubro).















Pensalamentos #23


A sociedade reflecte-se nos gestos
que o espelho pútrido mais destaca.
Assim, porque razão hei-de pensar que
o desaparecimento voluntário de quem
nos rodeou é uma mera questão de tempo?

segunda-feira, novembro 07, 2011

Este país é uma anedota #3 ou Entre pret+o e put+a (eu cá não quero ser nem racista nem mal educado)

Depois de todos termos ficado chocados com a revelação de que Alan (jogador do Sporting de Braga) terá sido, pelo menos ele diz que sim, chamado de preto e negro pelo Javi (do Benfica), vamos ficar todos mais reconfortados por saber que a Liga se prepara para abrir um inquérito ao jogador do Benfica que "tinha a mão à frente da boca" quando segregou o jogador do Braga. Este ainda acrescentou que este jogador tinha de ter cuidado, pois o capitão e o defesa esquerdo do Benfica são pretos, assim como 70% da massa associativa! A resposta de Javi, já que estamos numa onda de ficcionalidade, a este informado jogador do Braga será "Ele chamou-me filho da puta!" e tem de ter muito cuidado pois na equipa dele... (Já estão a ver o que eu não me atrevo a dizer!)

Digam lá o que disserem, cá para mim o Alan conseguiu ler a agressão racista nos lábios do Javi enquanto se apagavam as luzes do estádio e o médio do Benfica se divertia a tomar banhos de água fria!

Continuam as "manobretas" no futebol português!

Pensalamentos #22


Nem há nenhuma ilusão.
Todas as realidades falsas
assumiram os princípios activos
de paracetamóis da psiquê.

A irrealidade transformou-se
num mar de ameaça aos
dogs de serviços administrativos.
A ilusão resiste amordaçada.


sábado, novembro 05, 2011

Pensalamentos #21

A um suspiro de Cronos

As idades dos metais brilhantes
das épicas saudações guerreiras
relembram a ousadia da honra e
o medo de se ser homem.

quinta-feira, novembro 03, 2011

Repentes #3 - Carta de Candidatura


Homem, emancipado de pais e de quaisquer cegos laços religiosos ou políticos, vem, por este meio, apresentar a sua candidatura, uma vez que se revê nos traços requeridos para líder de qualquer empreendimento terrestre ou divino. Tem apenas o vício de ainda acreditar nos tradicionais valores da honra e do respeito pelos outros, sabendo, no entanto, marcar a sua opinião através de argumentos capazes de convencer os seus semelhantes e os seus contrários, mesmo que estes sejam crentes da causa das galinhas com dentes. Não vê as dificuldades como barreiras mas sim como escadas a pique para novos desafios, bem mais aliciantes e mais recompensadores. Assume as suas decisões e palavras sem qualquer pavor, padecendo, de quando em vez, de perseguições e de repúdios da parte de fracos sem carácter! Sabe que lá à frente, para onde anda, está a verdade e só ela lhe interessa. Capaz de integrar equipas, não deixa de se assumir como líder quando vê que não se vai a lado nenhum ou que a inércia assume proporções de estupidez colectiva. É politicamente incorrecto quando para isso apontam as circunstâncias, mas, na generalidade, pauta os seus tempos de intervenção por uma atitude diplomata e serena.
Eis, eu!

P.S. - Sou também nomeável!

quarta-feira, novembro 02, 2011

Pensalamentos Emprestados #5


"Em Portugal não há (toda a gente sabe) corrupção nem desonestidade. (...) E tanto que o Governo acaba de extinguir, por decreto, a Alta Autoridade contra a Corrupção."


(Manuel António Pina, "O método português", 9-9-1992)


Em 1992, o Governo acabou por dar uma Via Verde para o saque do Estado por parte dos espertalhões que hoje vivem com reformas milionárias e com mais valias adquiridas enquanto cometiam esse mesmo saque. Manuel António Pina, na crónica intitulada: "O método português", dava conta disso. Ao que parece o Jardim, cheio de encantos na Madeira, já era um autêntico pirata das contas públicas e tinha uma Assembleia Regional que o acompanhava. Daí que estava em vias de haver uma condenação. Mas do continente o novel Governo, empossado a 31 de Outubro do ano transacto, decide resolver os problemas de corrupção do país e tudo termina como ainda hoje são resolvidos os problemas da Madeira. Não sabem como? O senhor Governador diz: "O Tribunal de Contas agora vai ter que meter a viola no saco!"
Crónica de Manuel António Pina a reler hoje quando o tema da corrupção de anteriores governantes deste país pode vir a ter direito a uma nova e necessária amnistia governamental!


Pensalamentos #20


E num salto existencial de clarividência
obténs a resposta a duas questões simples:
sim, és apátrida junto dos teus;
não, não te querem, só se aproveitam!

Repentes #2

Só hoje consegui respirar fundo e falar deste repente que me deu. Não, não é assunto de vida ou de morte! Ou melhor, nem sei.
Depois de ouvir, mil vezes por minuto, os louvores a uma atitude de poupança, Paulo Portas decidiu vir aconselhar (?) os portugueses a aceitarem uma qualquer lição, aula, formação ou o que for, de poupança desde tenra idade!
Para começar, será escusado dizer que qualquer um dos elementos partidários deste país estarão fora da órbita de docentes possíveis para aquele mini-curso. Escusado será também afirmar que concordo com esta sugestão, pois é preciso que o povo saiba que é pobre e que pobre será até ao fim do mundo ou arredores!
Não sei não, mas qualquer dia voltaremos a ouvir que a governação do país não se discute e que devemos ser fortes e defender "Deus, a pátria e a família".
Para que nos andamos a preocupar com o Governo do país se ele está tão bem entregue?