terça-feira, julho 29, 2014

Teatro e Camilo


As personagens por vezes querer viver outra vida e outra forma de estar nela. Por isso, dar-lhes vida é o melhor remédio. Trazer Camilo para o meio da rua também é uma óptima opção, mesmo que - para já - seja só por breves, mas intensos, instantes.

segunda-feira, julho 28, 2014

Pensalamentos #263 - coração

viver
titubeante
o coração no centro das mãos
o sufoco entre a garganta e o estômago
a vida
entre a morte e as trevas
cruel
em jogos teatrais

sexta-feira, julho 25, 2014

quarta-feira, julho 23, 2014

Trabalhos jornalísticos de excelência

Gosto quando, na negrura dos tempos, alguém resolve acender uma luz e fazer trabalhos que tocam naquilo que é essencial perceber sobre o crescimento "marcado" das pessoas. Por isso, não percam a leitura deste fantástico trabalho dos repórteres do jornal Publico, chamado "Infâncias de vitrine", sobre a forma como cresceram e foram educados os filhos de doentes com lepra.
Ler aqui

domingo, julho 20, 2014

Ataque cerrado às novas gerações formadas no ensino superior público

Nada me convence de que os recentes cortes na investigação e nos centros de investigação das instituições de ensino superior não estejam relacionados com o ataque ministerial à formação de professores. Infelizmente, as instituições de ensino superior preferiram olhar para o lado em vez de se defenderem das acusações governamentais de mau ensino e de má formação dos seus alunos. Agora, é a vez do coração das instituições ser atingido. Olho para a minha Faculdade (Letras da Universidade de Coimbra) e vejo um centro de excelência (de Cultura Clássica), com membros respeitados em todo o mundo (todos conhecem o nome Maria Helena da Rocha Pereira), a ser destruído pelas decisões do Ministério da Ciência e da Educação.
Infelizmente, o silêncio cúmplice acaba por vir a ter um som e, no caso de muitas instituições, esse som é de agonia!

domingo, julho 13, 2014

Pequena nota teatral

Tenho um pequeno defeito (daqueles que eu sei reconhecer) ao nível da escrita teatral. Sabem qual é? Imagino sempre tudo do ponto de vista do encenador, actor, cenógrafo, etc.. Ou seja, enquanto escrevo vou construindo mentalmente tudo aquilo que será a realização física da ficção. É interessante, mas também desgastante. O melhor de tudo é que no final, quando a peça segue para ser representada, basta limar e não é preciso construir uma (nova) encenação para aquele texto.
Será uma boa estratégia? Penso que sim, pois todos os textos teatrais possuem uma linha de pensamento que dá seguimento aos conteúdos e, na minha opinião, isso não impede que as letras possam ser envolvidas noutra qualquer linha de pensamento que lhes dê outra vestimenta.

Estas questões são realmente interessantes! Pelo menos do meu ponto de vista!

Pensalamentos #256 - olhar

olhar o passado
e procurar nele o existir
que afinal morreu

sexta-feira, julho 11, 2014