esquecer o ser esquecido
estar apagado
por etapas
ao longe
terça-feira, julho 15, 2014
domingo, julho 13, 2014
Pequena nota teatral
Tenho um pequeno defeito (daqueles que eu sei reconhecer) ao nível da escrita teatral. Sabem qual é? Imagino sempre tudo do ponto de vista do encenador, actor, cenógrafo, etc.. Ou seja, enquanto escrevo vou construindo mentalmente tudo aquilo que será a realização física da ficção. É interessante, mas também desgastante. O melhor de tudo é que no final, quando a peça segue para ser representada, basta limar e não é preciso construir uma (nova) encenação para aquele texto.
Será uma boa estratégia? Penso que sim, pois todos os textos teatrais possuem uma linha de pensamento que dá seguimento aos conteúdos e, na minha opinião, isso não impede que as letras possam ser envolvidas noutra qualquer linha de pensamento que lhes dê outra vestimenta.
Estas questões são realmente interessantes! Pelo menos do meu ponto de vista!
sexta-feira, julho 11, 2014
quinta-feira, julho 10, 2014
Ontem e a questão da memória e da atitude no executivo camarário
Como facilmente percebe quem segue este meu blogue, ontem foi dia de revisitar o passado e de respirar o doce sabor da saudade e o triste som da realidade. Como se faz há 8 (oito ) penosos anos, ontem foi dia de subir à serra de Famalicão e daí lançar um grito mudo para onde não se sabe. Ontem, foi dia de visitar o último olhar de seis homens que defendiam o bem comum.
Mas ontem, e pela primeira vez, houve um elemento do elenco camarário da cidade da Guarda que acompanhou a homenagem que todos os anos é feita. Ontem, e apesar de se ter tratado apenas de uma pequena ida ao local, onde os seis homens foram encontrados, por parte de amigo e familiares, e de uma celebração em sua memória, o executivo camarário decidiu que era importante o suficiente para marcar presença. E a pergunta que eu faço é: o que mudou? E eu, tantas vezes crítico e não concordante com as decisões do novo executivo camarário, permito-me dizer que mudou o executivo, logo mudou a atitude. E, por isso, também sei demonstrar publicamente a boa prática e a boa iniciativa do executivo presidido por Álvaro Amaro. E agradecer-lhes essa demonstração de memória e de atitude, que só os honra.
P.S. - Nunca percebi o afastamento que durante sete anos os membros do executivo anterior votaram à memória do momento em que o meu irmão e mais cinco homens partiram. Aliás, ainda hoje não percebo o porquê de um dia terem, nessa mesma câmara, decidido honrar a memória deles com a homenagem do concelho e depois terem deixado que tudo se arrastasse no esquecimento (podem ler aqui o texto A memória de peixe na cidade da Guarda ou "A falta de vergonha?" que escrevi sobre este assunto em 2012). Mas talvez a resposta a este esquecimento esteja bem visível e só eu é que o não veja.
quarta-feira, julho 09, 2014
Crónica Bombeiros.pt: É a sua honra que está em jogo, Sr. Ministro!
É uma das grandes discussões dos últimos dias, mas
é também uma das exigências governativas e uma das necessidades mais visíveis
nos bombeiros há, pelo menos, 8 (oito) anos. O Equipamento de Protecção
Individual, vulgo EPI, era algo que só em sonhos é que eu, o meu irmão e a
maior parte dos bombeiros portugueses pensávamos em vir a ter até Julho de
2006. No dia 9 de Julho de 2006, o meu irmão deixou de poder ter esse sonho e as
entidades do sector fizeram uma autêntica revolução legislativa e organizativa
que, por tão necessária e exigente que era, ainda hoje não está concluída. Daí
para cá, aterrou equipamento a granel nos quartéis, em quantidade mas de
qualidade duvidosa, que alegrou, pasmem-se, a maior parte dos bombeiros,
inclusive eu. Claro está que para quem tem fome um prato de arroz é um oásis
apetecível e nem sequer se discute se é suficiente ou não para aquilo que se
faz. Calaram-se as vozes por uns tempos após a esmola. Já quanto ao resto…
temos de assumir que começou a existir maior preocupação com o rigor e com a
formação dos bombeiros, já a aplicação de qualquer um desses aspectos é algo
que poderemos discutir, pois essa discussão também está aí.
Mas permitam-me regressar ao tema desta crónica,
pois é o EPI que está aqui no centro da discussão. Só quando começámos a ter um
ponto de comparação (com o aparecimento da FEB e do GIPS) é que notámos que
eles vestiam bem e nós treta! E começámos a pedir mais qualquer coisa. Mas, e
este é o país que temos, tanto o Governo como as Associações de Bombeiros se
declaravam incapazes de pagar esses equipamentos. Claro que, e conheço bem a
minha para o poder afirmar, quase todas as Associações “remendam e tapam”
buracos, por vezes endividando-se, para conseguirem equipar todos os seus
homens, optando (erradamente, diremos todos) por preferir a quantidade à
qualidade. Mas, pergunto-vos eu, quem não optaria por ter todos os homens com
uma percentagem grande de protecção em confronto com a possibilidade de ter
metade dos homens com protecção total e a outra metade sem ela? Agora, da parte
Governativa vem a pior parte. O Governo não tem verba suficiente para vestir
todos os bombeiros portugueses com EPI de alta qualidade? Tem! E já o deveria
ter assumido! Espero, sinceramente, que a “sorte” que tem sido madrasta para
nós, que damos tanto por nada, seja este ano bem diferente. Se assim não for,
espero que o senhor Ministro saiba que deverá demitir-se no primeiro momento em
que algum bombeiro português sofra, durante esta época, qualquer tipo de lesão
por causa de EPI que não obedeça às normas. É a sua honra que está em jogo, Sr.
Ministro!
Claro que, e espero que todos se lembrem disto, não
é o EPI o mais importante no combate ao incêndio. O mais importante de tudo é a
vossa/ nossa capacidade de dizer não às missões suicidas!
Hoje marcam-se oito anos, em Famalicão da Serra, da
morte do meu irmão e eu gostava que tudo fosse diferente daquilo que já foi até
hoje.
Famalicão da Serra, 9 de Julho de 2014
Daniel António Neto Rocha
(crónica publicada no dia 9 de Julho de 2014 no Portal Bombeiros.pt)
terça-feira, julho 08, 2014
Pensalamentos #254 - morto
encontrado vivo
enovelado
de respiração cortante
apagada
enquanto vivia no outro
encerrou-se
só
eremita
no suspiro do nada
enovelado
de respiração cortante
apagada
enquanto vivia no outro
encerrou-se
só
eremita
no suspiro do nada
Pensalamentos #253 - epitáfio 5
Epitáfio 5
nem um passo a mais
nem um passo ao lado
nem um dia livre
nem um dia frio
nem um mais um
nem um frio dia
nem um lado
nem um livre zero
nem um nenhum
nem um nada
nem nada
nem um passo a mais
nem um passo ao lado
nem um dia livre
nem um dia frio
nem um mais um
nem um frio dia
nem um lado
nem um livre zero
nem um nenhum
nem um nada
nem nada
segunda-feira, julho 07, 2014
sábado, julho 05, 2014
Não estamos sós... e ainda bem!
(Foto de Rui Valongo) |
Há dias em que nos esquecemos de que para tudo o que fazemos é preciso uma mãozinha que nos segure, seja essa mão física ou psicológica. Por isso, neste sempre complexo mês de Julho, quero agradecer a quem nunca se esqueceu de me/ nos dar um pouco do seu tempo para ser porto de abrigo ou ponto de confissão. Como é óbvio, isto é um recado para amigos, mais novos e mais velhos, e para a família, que é incansável no aturar e no patrocinar (sempre psicologicamente e por vezes fisicamente) dos desvarios múltiplos.
quinta-feira, julho 03, 2014
Recensão crítica à peça "A Casa da Memória", por José Monteiro
[“A casa da memória”, Daniel Rocha
Edição: Grupo de Amigos do Manigoto
Manigoto, 2013]
“Regresso devagar ao teu
sorriso
como quem volta a casa.”
(Manuel
Antº Pina)
A casa da memória não será também a
memória de uma casa? Quem diz casa, diz lar, diz aldeia, diz imaginário. Diz
lenda, escreve passado, traduz mitos. Pensa caminho, rota, transumância. A
vereda estreita da memória atravessa gerações e paramos no Manigoto, aldeia
fria de clima quente de peripécias; podemos também dizer fria de sentimentos
sociais, quente de sentimentos amorosos.
Assim preparados entramos na casa do imaginário da aldeia – o
“Imaginário” dar-lhe-á voz e cor – no ambiente típico da intriga comunitária
onde não falta a figura tradicional do prior (bonacheirão, alegre, …
interesseiro) e da comadre vicentina (esta não é casamenteira, mas prefere “casar”
ela mesma). Pois, o padre Fragoso faz-nos regressar à infância, aos tempos em
que o prior era (ou devia ser) a figura pacificadora da vida da aldeia, aquele
que mediava conflitos, orientava vocações, … Este padre Fragoso “pega” no jovem
António e orienta-o para o seminário não porque ache que tenha vocação
sacerdotal, mas para ver se lhe orienta a educação que os pais parecem não
conseguir dar-lhe. Ora este António é o rebelde da aldeia que passa a vida a
fazer tropelias, a pregar partidas não só à Ti Patrocínia, mas até às colegas
de escola que fecha no galinheiro e ainda ao padre Fragoso a quem fecha um
burro selvagem no campanário da igreja. Já vemos que nem o sagrado escapa às
suas traquinices. Ora este António aparece-nos depois já padre a tomar posse da
freguesia, entronizado pelo bispo e rodeado da aldeia. Porém, entre as
paroquianas está Maria, a companheira de infância e de brincadeiras, que lhe
desperta a paixão antiga e que revela que afinal tinha sido empurrado para
aquela vocação de padre que, afinal, não tinha. E, assim, num terceiro momento,
vemo-lo a ir a Roma pedir ao Papa a anulação dos votos para casar com a sua
amada. Mas a viagem é longa e as peripécias sucedem-se na intriga dramática da
ação e tem de ir à Índia em missão. Daí regressa passado um ano precisamente
seis meses antes do casamento programado da sua amada com um homem viúvo do
Barregão. Voltamos então ao imaginário do Manigoto e encontramos o António no Poço
da Risca recolhido/escondido sem saber o que fazer à vida até que lhe “cai no
poço” o seu irmão Artur que lhe diz que afinal a sua amada continua a pensar nele
e a amá-lo e que, se saírem de lá, ainda vai a tempo de impedir o casamento.
Acontece deste modo a recuperação da verdade dramática e lá se realiza o
casamento desejado.
Esta, resumidamente, a vis dramática da peça que o autor soube entretecer de maneira hábil
perdendo-se às vezes uma certa unidade sequencial necessária, mas difícil de
fazer de outra maneira já que a tarefa de misturar o verosímil com o imaginário
popular do Manigoto foi decerto tarefa ingente. De salientar a conseguida
viagem ao passado e a recuperação de memórias da aldeia com o esforço, referido
na introdução, de ir ao local e ouvir da boca dos habitantes aquilo que é
distintivo desse passado comunitário. O autor reconhece na introdução a
possível traição à memória recuperada da aldeia, mas porque a literariedade não
se compadece com a verdade nua e crua. (Mexer
com a memória coletiva de um povo é um ato de traição constante à fidelidade
dos factos. – p.7). E como nessa
memória às vezes o material fala mais que as pessoas o autor reconhece que
tentou ouvir as pedras as ruas e as casas abandonadas da aldeia. (Antes de ouvir as pessoas, ouviram-se as
pedras. E foi daqui que tudo nasceu! A casa tem o seu lugar central em toda a
peça, não fosse ela a guardiã da memória – p.8).
Temos deste modo um peça em que se faz uma
viagem ao passado presentificando muito do imaginário de um povo que neste caso
é o Manigoto, mas que poderia ser qualquer aldeia perdida desta beira-serra. E
se o texto e a vida são circulares regresso à questão inicial: A casa da memória não será também a memória
de uma casa?
José
Monteiro
(recensão crítica publicada In: Revista Praça Velha n.º 33. – Guarda: NAC/ CMG, Julho de 2013.)
quarta-feira, julho 02, 2014
Recensão crítica ao opúsculo "O convento", por Honorato Esteves
“O Convento”,
de Daniel António Neto Rocha
O Convento do Senhor
Bom Jesus, ou Convento do Mato Grosso, é indissociável do imaginário de
Famalicão. Não será de estranhar, pois, que o imaginário de Daniel Rocha, mais
do que a atração do labirinto de silvas, muros, portas e postigos, a que hoje se
reduz a parte (des)habitada do Convento, tenha sentido o fascínio da lenda sobre
a sua origem e a sua ligação à imagem do Senhor Bom Jesus – objeto continuado
da veneração das gentes de Famalicão
e arredores.
A história prende a imaginação e a curiosidade do amigo leitor, num tom
agradável, entre a crónica e a novela exemplar. Como diria Garrett, conta-se em duas palavras e romanceia uma
estória mil vezes passada de boca
em boca, à qual o tempo já somou tantos pontos quantos os contadores:
Uma jovem pastora,
Madalena, encontra uma pequena imagem de Cristo crucificado, que, fascinada,
leva para casa e mostra aos pais. A seguir, vem o facto extraordinário: nos dias
que se seguem, perante o pasmo e a excitação cautelosa da família, a misteriosa
imagem teima em desaparecer da casa da pastora, para reaparecer no ermo onde
pela primeira vez fora encontrada… Pelo meio, a evocação da aldeia de Famalicão
nos primeiros anos do século XVI – a pobreza, a religiosidade, os medos do povo
e até uma tragédia, absurda e anacrónica como as tragédias de hoje.
Na verdade, O Convento reinventa
a velha lenda oral, afastando-se deliberadamente da sua versão mais comum: A
pastora, que era anónima e de Valhelhas, vive agora em Famalicão e chama-se Madalena
(pretexto para introduzir no enredo a memória das ruínas que já foram a pitoresca
capela de Santa Maria Madalena); O frade descrente que – reza a tradição –
picou a sagrada imagem e padeceu horríveis maleitas
por isso, dá lugar à figura humanista e esclarecida do bom Padre João; Quanto
a D. Rodrigo de Castro, senhor de Valhelhas, não mais que uma referência
lacónica…
O autor evitou, pois, a
tentação de parafrasear a tradição ou de ”fazer crónica” para memória futura. Em
boa hora, diga-se: importará a verdade para o caso? Que verdade há nas lendas,
para além dos lugares e das pedras – mesmo que o povo acredite?
«A verdade é mais
estranha do que a ficção», dizia Jim Morrison. Forjada na rivalidade secular
entre Famalicão e Valhelhas, a velha
lenda surge matizada de fé – mas também de uma beleza triste e efémera, na
evocação do destino da família anónima que se extingue, entre os absurdos da
vida e os insondáveis desígnios do Senhor.
Quanto ao convento, que
as pedras contem a história…
Honorato
Esteves
(recensão crítica publicada In: Revista Praça Velha n.º 34. – Guarda: NAC/ CMG, Maio de 2014.)
"O convento" está esgotado
O meu mais recente "opúsculo" está esgotado! Já há algum tempo que esta 1.ª (e única?) edição deste livrinho ameaçava que isso acontecesse e, agora, o último exemplar que estava à venda (em Famalicão) foi levado em boa companhia no fim-de-semana passado. Espero que os 100 exemplares e respectivos leitores se tenham encontrado num momento de prazer da leitura e que a obra não tenha desmerecido a atenção.
Para marcar este facto, partilho hoje (noutro post) a recensão crítica que "O convento" mereceu por parte de Honorato Esteves, professor e profundo conhecedor cultura famalicense, na Revista Praça Velha n.º 34.
terça-feira, julho 01, 2014
Pensalamentos #251 - apagador
pegar
com amarras de ferro
no amanhã que há-de ser
e esquecer
como água que corre lentamente
os dias e as horas de alegre aparência
marcadas a sorrisos
e a promessas dúbias
com amarras de ferro
no amanhã que há-de ser
e esquecer
como água que corre lentamente
os dias e as horas de alegre aparência
marcadas a sorrisos
e a promessas dúbias
segunda-feira, junho 30, 2014
Pensalamentos #250 - estrela cadente
de quando em vez
no centro do mundo
uma estrela
cadente
em imensidão aparente
surge
desaparece
lembra
e
dói
no centro do mundo
uma estrela
cadente
em imensidão aparente
surge
desaparece
lembra
e
dói
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