terça-feira, abril 28, 2015

Mostra pública e exposição dos 33 exemplares de Bloemlezing 7+7+1









Título: Bloemlezing 7+7+1
Autor: Daniel António Neto Rocha
Tradutor para o Holandês: Jos van den Hoogen
54 páginas
dimensões 25x13
.
33 exemplares únicos
assinados pelo autor
com pintura manual e assinatura do pintor e tradutor
entrega em caixa

No dia 29 de Abril, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda), decorrerá na Comunidade de Leitores a mostra pública dos 33 exemplares da Bloemlezing 7+7+1, a antologia bilingue de poemas de Daniel António Neto Rocha traduzidos para holandês por Jos van den Hoogen.
Estes 33 exemplares possuem, cada um deles, uma pintura de capa única e não repetida, transformando cada livro numa obra única. Todos os livros foram pintados por Jos van den Hoogen, também ele pintor.
A data de lançamento e entrega dos livros é o dia 30 de Abril, dia dos 33 anos de Daniel António Neto Rocha, podendo esta mostra de dia 29 ser a única ocasião em que o público poderá ver todas as pinturas reunidas.
Pedidos de mais informações e reserva de exemplares podem ser efectuadas através do endereço electrónico silenciosasdiscussoes@gmail.com  

sábado, abril 25, 2015

Amanhã, dia 26, vou estar na Feira do Livro de Vila Nova de Tazem



Amanhã, às 16h, vou estar na Feira do Livro de Vila Nova de Tazem para falar um pouco dos meus livros, mas com uma especial atenção a estes dois: "Tenho uma pedra na cabeça" e "A Casa da Memória". O primeiro o último de poesia e o segundo de teatro.
As actividades decorrerão no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, uma vez que a chuva e o mau tempo vieram para ficar por uns dias.
As actividades da Feira começam às 10 horas e terminam às 19 horas.
Vão até lá!

terça-feira, abril 21, 2015

Bloemlezing 7+7+1 - quase pronta!


(Bloemlezing 7+7+1, foto do Jos)

Título: Bloemlezing 7+7+1
Autor: Daniel António Neto Rocha
Tradutor para o Holandês: Jos van den Hoogen
54 páginas
dimensões 25x13
.
33 exemplares únicos
assinados pelo autor
com pintura manual e assinatura do pintor e tradutor
entrega em caixa
.
A data de lançamento ou mostra/exposição muito temporária ou entrega do livro acontecerá no dia 30 de Abril de 2015 (no dia 29 de Abril, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, decorrerá uma mostra pública de todos os exemplares). A compra antecipada, ou reserva de exemplar, ao preço de 15 euros começou já no dia 3 de Abril de 2015. A encomenda pode ser efectuada através do endereço email: silenciosasdiscussoes@gmail.com - indicando no assunto Bloemlezing 7+7+1 .

Crónica Bombeiros.pt: O poder de uma “mentira”

Foi, como já fizemos menção, a nossa mentira do dia 1 de Abril, o tradicional Dia das Mentiras onde se perdoa um oportuno desvio da natural verdade noticiosa dos outros trezentos e sessenta e alguns dias. A “notícia” tinha como título “DECIF 2015: Bombeiros vão ter de passar recibo verde” e despertou muita curiosidade e levantou muita e, digo eu, necessária discussão.
A pergunta que muitos mantêm passados cerca de vinte dias é: e se fosse verdade? Pois bem, também eu, enquanto trabalhador português a recibos verdes, me coloco a mesma questão… e, o certo, é que não é nada despropositado que esse dia chegue aos bombeiros portugueses. Para quem não conhece (e esperando que haja muitos que não conheçam e pedindo ajuda aos que conhecem melhor do que eu), o recibo verde terá sido uma criação governamental transitória e reguladora de situações pouco esclarecidas e indesejáveis que se transformou no regime predilecto de contratação da “patronice” nacional, instituições governamentais incluídas. Até aqui penso que não erro muito.
Pois bem (outra vez), dentro deste regime de trabalho é incrível o número de actividades consagradas e as cambiantes para cada uma, tanto ao nível do IVA como do do IRS. Daí que… não era nada descabido que cada um de nós, bombeiros, pudéssemos ser obrigados a prestar contas sobre as compensações que recebemos nos DECIF. Digo mais, talvez fosse uma boa forma de evitar alguns “abusos” que podem, ainda, ir acontecendo por esse país fora. Não, não conheço nenhum, mas tenho a mania de ficcionalizar as coisas.
E é dentro deste contexto que surgem muitas e boas questões suscitadas pela “notícia” publicada por nós aqui no Portal. A discussão que originou revela dois campos de diálogo diferentes e bem necessários: em primeiro lugar, a necessidade de haver um amplo esclarecimento público no universo dos bombeiros portugueses sobre as compensações atribuídas aos seus elementos, começando nas direcções, passando por comandantes e contemplando bombeiros e suas famílias; em segundo lugar, a percepção por parte do Governo de que a visão que os portugueses, no geral, têm da relação que mantêm com as Autoridade Tributária é igual à que em Inglaterra havia em tempos entre o povo e o Xerife de Nottingham, ou seja, as Finanças, para os portugueses, só servem para “tirar” e não para “regular”.
Aí está o poder de uma “mentira” que, no interesse geral e devidamente enquadrada, poderia nem ser uma má medida de todo.

Moimenta da Serra, 20 de Abril de 2015
Daniel António Neto Rocha

domingo, abril 19, 2015

Tertúlia sobre os autores Vergílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha




 


Um momento muito interessante e que pode ser um bom ponto de entrada para a curiosidade em ler qualquer um dos escritores. Eu sei que vai ser uma óptima conversa!


No âmbito do projeto A Terra da Escrita, convidamos a comunidade educativa a estar presente na atividade: Tertúlia sobre os autores Vergílio Ferreira, Augusto Gil e Daniel Rocha, que resultou da articulação entre o Agrupamento de Escolas da Sé, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e Câmara Municipal da Guarda. (Fonte: Agrupamento de Escolas da Sé, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e Câmara Municipal da Guarda)

Contradizer_7, na Quinta das Cegonhas (Nabaínhos-Gouveia), dia 2 de Maio



Contradizer 7. Lucebert
Quinta das Cegonhas- Nabaínhos (Gouveia)
2 de Maio
21 horas

Sessão dedicada ao poeta e pintor holandês Lucebert (Amesterdão 1924-1994).
Lucebert é considerado como o poeta mais revolucionário, mais autêntico e mais expressivo da geração experimental do pós-guerra. Pertenceu ao grupo CoBrA, foi amigo de Karel Appel e recebeu vários prémios literários.

Programa:
- música de Charlie Parker, Dizzie Gillespie e Thelonious Monk (músicos que influenciaram Lucebert);
- filme: "Tempo e Adeus", do cineasta Johan van der Keuken.

- conferência "O duplo talento de Lucebert" por Arie Pos (renomado tradutor Holandês), em Português;
- apresentação duma pequena colectânea bilingue de poemas de Lucebert, traduzidos para o Português por Jos van den Hoogen. 

(capa do opúsculo "Lírios Cortados")


- leitura de alguns daqueles poemas por Américo Rodrigues.


Entrada livre.
(Para cobrir as despesas, convidam-se os participantes a adquirir a colectânea a apresentar. Trata-se da primeira colectânea de Lucebert publicada em Portugal e terá uma tiragem muito reduzida).
.....

Contradizer 7. Lucebert
Quinta das Cegonhas- Nabaínhos (Gouveia)
2 mei
21 uur

De sessie Contradizer 7 is gewijd aan de Nederlandse dichter/schilder Lucebert (Amsterdam 1924-1994).

Lucebert wordt beschouwd als de meest revolutionaire, de meest authentieke en de meest beeldende dichter van de na-oorlogse experimentele generatie. Hij maakte deel uit van de CoBrA-groep, was bevriend met Karel Appel en ontving tal van literaire prijzen.



Programma:

•muziek van Charlie Parker, Dizzie Gillespie e Thelonious Monk (musici die Lucebert hebben beïnvloed);

•film: "Tijd en Afscheid", van de cineast Johan van der Keuken.
•lezing "Het dubbeltalent van Lucebert" door Arie Pos (gerenommeerd Nederlands vertaler), in het Portugees;

•presentatie van een tweetalig bundeltje met gedichten van Lucebert, in het Portugees vertaald door Jos van den Hoogen.

•voordracht van enkele van de gedichten door Américo Rodrigues.


Vrije toegang.

(Om de onkosten te dekken, nodigen we de deelnemers uit om het gepresenteerde dichtbundeltje te kopen. Het is de eerste dichtbundel van Lucebert in het Portugees, met een zeer beperkte oplage.)

quarta-feira, abril 15, 2015

Sarau Cultural e Literário do Instituto de Gouveia - Escola Profissional






Acontece já na próxima semana o Sarau Cultural e Literário do Instituto de Gouveia - Escola Profissional. Completamente dinamizado por alunos, com o apoio dos seus professores - entre os quais eu -, este será um exercício artístico (com teatro, dança, poesia, música, multimédia e outras surpresas) e cultural que abordará o papel da mulher na sociedade. Brechtiano q.b., será um olhar diferente para as possibilidades de a sociedade pensar a própria sociedade. Para culminar, conta ainda com a participação especial de Fernando Alvim. Uma forma diferente de pensar Abril e as suas lições.
24 de Abril em Gouveia!

sexta-feira, abril 03, 2015

Bloemlezing 7+7+1 – Reservering van de tweetalige bloemlezing met een beperkte oplage van 33 exemplaren





(Bloemlezing 7+7+1 – kaftontwerp)


(Bloemlezing 7+7+1 – ontwerp achterflap)


Titel: Bloemlezing 7+7+1
Auteur: Daniel António Neto Rocha
Vertaling naar het Nederlands: Jos van den Hoogen
54 bladzijden

33 unieke exemplaren
getekend door de auteur
met handgeschreven tekst en handtekening van de vertaler/schilder


Enkele maanden geleden, toen we een begin maakten met het vertaalproject van de gedichten van Lucebert, begonnen Jos van den Hoogen (schilder en vertaler) en ik bij wijze van grap met het vertalen van enkele van mijn gedichten die al gepubliceerd waren (in boekvorm of in tijdschriften). Omdat we bezig zijn een dichter naar Portugal brengen, leek het ons voor de hand te liggen dat er een soort van uitruil plaats zou vinden.  En ziehier het resultaat.

De Bloemlezing 7+7+1 (Antología 7+7+1) is een tweetalige uitgave van gedichten die zijn geslecteerd uit de bundels Refracções em três andamentos en Tenho uma pedra na cabeça no lado esquerdo anterior frontal ou nada disto, op één gedicht na, dat afkomstrig is uit éen van de nummers van het tijdschrift Praça Velha. Doelgroep van deze uitgave? Welnu, doelgroep zijn de lezers die geïnteresseerd zijn in mijn poëzie en die Portugees en Nederlands lezen, maar de uitgave is gedacht voor het Nederlandse publiek. Omdat er echter nog weinig Nederlanders zullen zijn met interesse voor mijn poëzie (die zijn misschien op de vingers van één hand te tellen), hebben we besloten dat deze uitgave zal kunnen dienen als basis voor een toekomstige uitgave, maar dat die wel uniek en speciaal zou moeten zijn.

Vandaar dat die voor mij luister zal bijzetten aan het bereiken van de symbolische leeftijd van Jezus, die van 33 jaar. Vandaar ook dat die een oplage zal hebben van exact 33 exemplaren. Het zullen echter geen 33 identieke exemplaren zijn. Het zullen 33 exemplaren zijn die eenzelfde basis hebben, maar die een plastische bewerking zullen ondergaan in de handen van Jos van den Hoogen en hier en daar van mij (enigszins vergelijkbaar met wat u hierboven ziet op het ontwerp van de kaft en de achterflap). Dus, we gaan 33 kunstwerkjes maken met daarbinnen een tweetalige bloemlezing.

De datum voor de presentatie, de zeer kortstondige expositie en de levering van het boek (waarvoor nog geen tijd of plaats is vastgesteld,) is 30 april 2015. De voorverkoop of reservering van een exemplaar, voor de prijs van 15 euro, begint vandaag, 3 april 2015, en vindt plaats via het emailadres: silenciosasdiscussoes@gmail.com
met vermelding van het onderwerp: Bloemlezing 7+7+1.
De reservering wordt enkel een feit door het voldoen van de betaling.

Pensalamentos #278 - esquecimento

morri
desculpa a falta de aviso
mas o tempo voou

eu
desabituado destas desventuras
pensei que sonhava uma má ficção
morri
ontem
pela tarde
nos teus braços
e
nem 
te avisei

quinta-feira, abril 02, 2015

CalaFrio e o teatro


O ramo teatral da CalaFrio - Associação Teatral, o Teatro do CalaFrio, vai apresentar a sua segunda peça nos dias 16, 17 e 18 de Abril. Esta peça, tal como a primeira, terá a sua estreia no Teatro Municipal da Guarda (TMG).

E eis que a CalaFrio, que já dinamiza o ciclo Contradizer, começa a ganhar vozes, imagens e uma presença constante. Mas, enganem-se os que pensam que já está tudo dito. Como sabem, há sócios fundadores e há órgãos sociais e passará a haver ainda mais projectos e actividades. O caminho, imenso, está prestes a ser iniciado e promete surpreender até os mais informados.