quarta-feira, dezembro 09, 2009

Cercados pelo Fogo: 2.ª parte (2)



Como prometido, aqui fica o comentário pré-lançamento do livro do Professor Domingos Xavier Viegas.

Sou, infelizmente por experiência não aconselhada a outros, um conhecedor do trabalho académico e "livresco" deste conhecido investigador de assuntos relacionados com incêndios. O seu trabalho tem-me (lembrem-se que sou um profissional do mundo da literatura e da língua portuguesa) cativado para uma análise científica, logo consistente, de tudo o que está relacionado com um segundo "EU" - o Bombeiro. Desde que tive a infelicidade de conhecer pessoalmente o Professor (e o Professor e quem me conhece perceberão bem o que significa aquele sentimento, atrás citado), a minha vida tem sido pautada por uma defesa intransigente dos bombeiros e da necessidade de estes serem mais conscientes, mais educados, mais profissionais e mais atentos. Poderão dizer-me que posso exagerar nessa defesa ou que posso não olhar para as reais condicionantes de determinadas corporações nessa mesma defesa, mas o que me interessa acima de tudo é impedir ao máximo que o Professor Xavier Viegas tenha assunto para um próximo livro contendo a temática em que este assenta.
.
O livro.
Ainda não conheço este livro ao nível do conteúdo total. Conheço, por especial cortesia do autor, o capítulo dedicado ao acidente de Famalicão da Serra. Chamo-lhe o capítulo do meu descontentamento e sei que o será de muitas outras pessoas. Não por estar mal escrito ou mal organizado, mas simplesmente por existir aquele capítulo. O livro é um relato imenso das experiências de investigação do Professor, mas não o é só. Para além do relato das experiências, é notória a existência de um sentimento que se assemelha a um "pathos" dramático. Qual será a origem deste sentimento? Talvez o facto de por vezes parecer pregar em terra de surdos e de cegos. Realço no seguimento da afirmação anterior o episódio, ainda no capítulo de Famalicão da Serra, que relata a tentativa de alguns intervenientes na análise do acidente tentarem desvirtuar a leitura que o Professor faz do desenlace e das possibilidades de sobrevivência dos infelizes que faleceram. É um episódo agónico e que tem um clímax, onde se vê a integridade do Professor e a sua coragem e clareza de espírito. Mais não digo sobre o livro.
.
Amanhã.
Lá irei a Coimbra cumprir o dever de um amigo e de um admirador. Na homenagem que o Professor fará "aos que caíram" em todos os acidentes, será também feita uma homenagem ao homem que tem trabalhado e que é a face mais visível de um projecto que tem impedido que ainda mais possam cair.

Sem comentários: