O Projecto Sérgio Rocha foi convidado para se apresentar na recente homenagem que a RTP fez aos bombeiros portugueses. A Marta e eu estivemos em Lisboa em representação do Projecto e em representação dos nossos amigos que continuam hospitalizados. Mais do que dar-vos a conhecer um pouco mais do Projecto (vejam a partir das 2h04m35s), a quem o não conhece, peço-vos, mais uma vez, que reforcem as orações pelos nossos homens. Eles precisam de toda a nossa força e fé.
quarta-feira, setembro 18, 2013
sábado, setembro 14, 2013
Aos nossos homens
Estamos ainda no início do caminho onde a escuridão nos obrigou a entrar. As nossas esperanças e a nossa fé são fortes, tal como vós estais a provar ser. Não temos qualquer dúvida da força que vós, nessa vossa difícil batalha, estais a ter para voltar a estas vossas casas que vos esperam ansiosas. E, sim, como dizia há dias a Jéssica, ninguém disse que ia ser fácil, mas eu atrevo-me a dizer que também não merecíamos que fosse tão difícil. Enfim... a vida só é difícil para aqueles que têm a capacidade de se superarem a todo o instante e para aqueles que fazem a diferença no coração dos que os rodeiam. É por isso que vos escrevo este pequeno desabafo. O amanhã que aqui vos espera está cheio de incertezas e nós também não temos certezas. Ou melhor, temos a certeza de vos querer aqui, em casa, junto de nós e a sorrir. Quanto ao resto, os novos caminhos ou a continuação de velhos caminhos, não interessam para agora. Queremos que regressem a casa, que cumpram a missão e que voltem para a finalizarem. Nós estamos ansiosos por vos ter de volta e todos os dias queremos que as notícias cheguem. Não de forma rápida, mas de forma segura e com as vossas melhorias. Vós tendes força e nós sabemos isso. Nós faremos tudo por vós! Contai com isso! Força, malta! Força, Valter! Força, Ti Albano! Força, Quim! Força, meu jovem Filipe! É para estes momentos difíceis que são feitos os grandes homens. E vós sois grandes homens!
sexta-feira, setembro 13, 2013
Sábado em Seia: "A Casa da Memória"
Casa Municipal da Cultura de Seia, 14 de Setembro, 21:30h
http://
Não percam!
quarta-feira, setembro 11, 2013
Precisam de ajuda?
Sim, precisam de ajuda para questões relacionadas com textos?
O nome «ESCRITOR "FREELANCER"» parece apontar unicamente para a realização de trabalhos de "grande envergadura", por exemplo a escrita de livros. Mas não é só isso que faço. Aliás, essa visão deste trabalho é, talvez, a que terá menor atenção.
Segue uma listagem com trabalhos tipo que posso fazer:
- textos curtos, médios ou longos (para os mais diversos fins, basta dizerem);
- textos artísticos (visando a ligação ao design);
- escrita de slogan e textos argumentativos que o acompanhem;
- correcção de textos;
- trabalho de edição;
- outros pedidos.
Todas as questões (perguntas sobre os tipos de texto a trabalhar e pedidos de orçamento) deverão ser enviadas para danielroc@gmail.com
(Atenção:
Haverá o máximo sigilo no tratamento de quaisquer textos ou questões, nunca se revelando qualquer contacto existente.)
Momentos em imagem #18 - 12 anos
Temos muito para aprender. Há 12 anos um ataque terrorista (tenha lá sido o autor o que foi acusado ou outro que continua impune e sorridente) acordou a América e os noticiários por todo o mundo. Hoje, 12 anos passados, continuam a olhar para trás e a tirar ensinamentos desta tragédia, honrando, de forma honesta, a memória dos que ali perderam a vida.
Não é tempo de se aprender com os erros também em Portugal?
terça-feira, setembro 10, 2013
Pensalamentos #121 - ácido
reparar
de forma una e concreta
que o mal do mundo
e das pessoas
não é que lhe dêem a mão
mas, sim, que
lhe não ofereçam
dinheiros
de forma una e concreta
que o mal do mundo
e das pessoas
não é que lhe dêem a mão
mas, sim, que
lhe não ofereçam
dinheiros
Li: Acidente Poético Fatal, de Américo Rodrigues
É já um texto antigo, ou melhor, um texto com cerca de um ano, mas com o fim do blogue "Café Mondego" ficou escondido nas páginas da revista cultural Praça Velha, n.º 31. Com a aproximação do lançamento do novo livro do Américo Rodrigues, decidi resgatar esta minha recensão para o formato digital. Esta que lêem é a versão alargada da recensão que podem ler na já citada edição da revista guardense.
A “palavra essencial” esquecida: acidente poético fatal, de Américo
Rodrigues
Afinal o que importa é não ter medo: fechar os
olhos
frente ao precipício
e cair verticalmente no vício
(Mário
Cesariny)
Do autor, Américo Rodrigues (n. 1961),
não haverá pouco a dizer. É um nome incontornável da história cultural recente (dos
anos 80 à actualidade) da cidade da Guarda e será uma referência nacional da literatura
e das artes em geral. Podemos chamar-lhe poeta, actor, dramaturgo, encenador,
cronista ou, na nossa opinião, performer.
Todos estes nomes lhe estão ligados umbilicalmente e todos lhe assentam na
perfeição, basta observar com atenção a sua longa produção artística. O seu
trajecto enquanto poeta é já longo e a sua lista de publicações é extensa - Na nuca
(1982), Lá fora: o segredo (1986), A estreia de outro gesto (1989), Património de afectos (1995), Vir ao nascedoiro e outras histórias
(1996), Instante exacto (1997), Despertar do funâmbulo (2000), O mundo dos outros (2000), Até o anjo é da Guarda (2000), Panfleto contra a Guarda (2002), Uma pedra na mão (2002), Obra completa – revista e aumentada
(2002), O mal – a incrível estória do
homem-macaco-português (2003), A
tremenda importância do kazoo na evolução da consciência humana (2003), Escatologia (2003), Os nomes da terra (2003), A
fábrica de sais de rádio do Barracão (2005), Aorta Tocante (2005), O céu
da boca (2008), Escrevo-Risco
(2009) e Cicatriz:ando (2009) -,
compreendendo obras que vão do “vulgar” livro até aos objectos poéticos nas
suas mais diversas realizações.
Das influências do autor saberemos um
pouco mais conforme o conhecimento que tivermos das suas próprias produções. Se
atentarmos neste seu percurso artístico e poético, verificamos que recebe
várias influências teatrais e performativas, nomeadamente no que diz respeito
ao trabalho experimental com a voz ao nível do teatro (é importante destacar o
estágio que efectuou com Catherine Dasté, em Paris, no ano de 1979). Este
trabalho com a voz é completamente inovador no Portugal dos anos 80 e dá-lhe,
desde aí até hoje, o estatuto de único poeta sonoro português e um dos
principais elementos do movimento poético experimental dos últimos trinta anos.
Mas interessa pressentir não só as influências experimentais. Também ao nível das
influências poéticas mais formais, a sua capacidade de absorção rege-se pelo
caminho mais marginal (em jeito de confissão, diz o autor que a “culpa” foi de
um bibliotecário que trabalhava na antiga biblioteca itinerante – a mítica
carrinha vermelha da Gulbenkian – que lhe aconselhava sempre a leitura de
poetas como Herberto Helder, Mário Cesariny, Ramos Rosa, entre outros). A sua
poesia não segue a lógica dos poetas presencistas ou neo-realistas, apesar de,
em alguns momentos deste livro que analisamos, se pressentirem algumas dessas
temáticas relacionadas com a denúncia do autoritarismo e da injustiça social
(no que ao neo-realismo diz respeito), e duma presença constante do traço
original (tão querido aos presencistas). É, sim, uma poesia de influência surrealista,
mergulhada na ideia que é lançada por Mário Cesariny no artigo “Mensagem e
ilusão do acontecimento surrealista”, inscrito no n.º 1 da Revista Pirâmide: “Também porque o surrealismo se inscreve numa zona de conhecimento que
mesmo nos pontos globais do seu percurso (…) será sempre parcela e nunca soma, pois das muitas coisas com que tem a
ver tem a ver sobretudo com o amor do futuro, é prova de inquirição que cabe a
cada homem para continuação de novo homem que vem.” Mas nem só de
surrealismo se reveste, pois o espírito do movimento Dada (consubstanciado no
espírito reaccionário perante injustiças sociais protagonizadas pela sociedade
burguesa e pelo seu sistema racional) está presente como o “ruído” incómodo que
a sua poesia cria à sociedade que se rege pela criação de um status quo que quer permanecer
intocável. Estas, últimas, serão as duas principais influências de Américo
Rodrigues ao nível da poesia.
Algumas questões já começaram a ser
afloradas nas linhas anteriores, sendo que este acidente poético fatal retoma algumas das influências já referidas,
mas (e lá vem o cunho de originalidade que “herdou”, talvez, de Almada
Negreiros) não é só isso. Em acidente
poético fatal, Américo Rodrigues apresenta aquilo a que poderemos chamar poesia
performativa, sabendo nós de antemão que é um termo vago e, possivelmente,
impreciso ao nível da tão necessária objectividade da crítica de teor académico.
Voltaremos a ele no final. O título é sugestivo e aposta desde logo num recurso
de enriquecimento textual – a adjectivação – que cria na expressão uma curiosa
relação de dependência entre o adjectivo “poético” e o nome “acidente” que pode
desde logo ser lido pelo absurdo criativo que proporciona. Como sabemos, no
campo da poesia não existem acidentes fatais. Pode haver imprecisões, más
escolhas, maus poemas, maus autores ou más críticas, mas nunca se revelam
fatais (no sentido ontogénico do termo). Logo, a escolha deste título aposta na
conjugação da estranheza e da sua utilidade para a criação de universos
simbólicos e esteticamente ricos, e revela-se tremendamente certeira. Já ao
nível das relações gramaticais entre os vários constituintes do título, a
escolha foi ainda mais acertada. Se tentarmos encontrar uma tabela que analise
a importância das três palavras na expressão que se constitui como título,
poderíamos considerar que o centro do grupo nominal de que a expressão se
reveste é, de facto, um adjectivo. Isto, como sabemos, é um erro ao nível da
análise gramatical. Pensamos que Américo Rodrigues teve consciência disso no
poema que empresta o título ao livro (pág. 48):
Declaração
Para os devidos
efeitos
(e feitos)
declaro que em caso
de acidente poético fatal
deixo
dou
doo
(…)
Como
se percebe, através da leitura atenta de todo o poema, o poeta dá-nos a
impressão de estar a comunicar os seus últimos desejos testamentários, mas
consciente de que o faz apenas com elementos não usuais no tipo de texto que
normalmente serve de testamento. Ao nível da aproximação estética deste tipo de
estratégia poética a outros poetas portugueses, sabemos que a poesia de
Herberto Helder – curiosamente um dos agraciados com os bens testamentários –
também opta por este jogo de intersecção de planos diferenciados, ou, na
expressão de Maria Lúcia Dal Farra, pela opção dos “campos semânticos
cruzados”. Convém referir-se que esta estratégia, colada a Herberto Helder, é
utilizada desde o primeiro modernismo português (por exemplo, “Chuva oblíqua”
de Fernando Pessoa) e por todos os poetas e demais artistas que usaram o
surrealismo como ponto de origem da sua criação artística. Depois desta
primeira incursão pelo texto, e usando-a ainda, pensamos que é importante
referir e estar atento à forma como o poeta trata o tema da morte. Neste poema (“Declaração”)
encontramos um testamento, que alude à organização do homem perante a
inevitabilidade da morte. Noutros poemas a morte surge associada ao suicídio (“Os
rapazes”, pág. 6), ao anúncio da morte ou da celebração dos mortos (“Os mortos”,
pág. 10), aos epitáfios que hão-de encimar as pedras tumulares (“Epitáfios”,
pág.s 13 e 14), e outros (principalmente em “Poeta Local” (pág. 17), “Sete
telefonemas” (pág. 40) e “Casas” (pág. 57). Não pensemos no entanto que aqui a
morte é vista de forma literal, esperando a existência de uma encenação
romântica. A morte é antes um motivo de sarcasmo, de crítica ou de sátira,
perante as motivações de escrita do poema. O grande tema deste acidente poético fatal, porém, é outro:
o humor, por vezes negro, que passa pelo conjunto de poemas e que, de forma
satírica ou sarcástica, aponta para a forma crítica como Américo Rodrigues olha
o mundo que o rodeia. Como exemplo de crítica social e, também, moral, leia-se
(pág. 23)
Projecto
Dão-me papas
Duas vezes por dia
Dão-me remédios
Todos os dias
(…)
Leiam-se
ainda “Vêm” (pág. 12), “Ninho” (pág. 8), “A entrega” (pág. 18) e “Não Há” (pág.
54), entre outros. Podemos verificar que existe neste ponto a aproximação ao
Cesariny da Nobilíssima Visão, onde o
humor seco e crítico se expande de uma forma quase invisível (leia-se o poema
“Pastelaria”). Numa característica que tem como compromisso o humor crítico,
verificamos outra das estratégias que foi também cara aos surrealistas e que
Américo Rodrigues utiliza de forma bastante acutilante: os animais (seres irracionais)
como representação de uma realidade criticável e negativa (pág. 5):
O pequeno boi
O pequeno boi
cinzento
claro
ruminando.
(…)
A
este nível, verificamos que existe uma correspondência de utilizações de
figuras animalescas como forma de intensificar sentidos, regra geral
pejorativos, com outro dos grandes autores portugueses que tiveram uma passagem
pelo surrealismo: Alexandre O’Neill. Como exemplos da obra de O’Neill, leiam-se
“Galo de Barcelos” e “Made in Portugal”. Na obra em análise, verifiquem-se
também “Poemas da transumância” (pág. 42) e “Visita guiada” (pág. 27), onde a
utilização dos animais como forma de crítica é efectuada de forma singular.
Poderíamos, ainda, aqui salientar um conjunto de estratégias
que demonstram bem a grande riqueza e o enorme valor literário deste pequeno acidente poético fatal. No entanto,
deixaremos apenas, visto que importa aguçar o apetite dos potenciais leitores e
não impor uma leitura, algumas pistas de leitura que poderão ajudar à
construção de horizontes significativos individuais. Atente-se então nas várias
imagens visuais criadas com mestria, observem-se algumas construções e
desconstruções de palavras que soam a música, oiçam-se alguns aspectos fónicos
que lembram os trava-línguas, visualize-se a exploração da poesia experimental
e compreenda-se a utilização do calão como catarse da emoção violenta (quase um
grito dadaísta).
Existem ainda duas pequenas referências que fazem com que a
este livro de Américo Rodrigues possa ser visto como uma obra universal: a
primeira demonstra-nos essa validade universal da obra e a segunda dá a
explicação do termo poesia performativa. Em primeiro lugar, Carl-Gustav
Bjurström, tradutor de Lars Gustafsson para a língua francesa, no prefácio à
obra A morte de um apicultor, destaca
uma estratégia discursiva deste escritor sueco a que dá o nome de “trompe
l’oeil”. Este termo, numa tradução muito livre e muito pouco literal, significa
“engano consciente” e consiste na apresentação de elementos que são demasiado
estranhos e acutilantes para não serem falsos. Pois bem, Américo Rodrigues
utiliza, neste livro, esta estratégia de uma forma extremamente bem conseguida
(pág. 16):
Abadia
Na abadia franciscana de Monteveglio
Há um sistema inovador
(…)
Aqui, o “trompe l’oeil”
surge nos versos “eu próprio pedi que
Frei Giovanni della Annunziata/ ali me confessasse.” Estaria o poeta a
tentar redimir-se da imagem ridícula que cola às vetustas catedrais católicas
do poema “Ninho”, que parece estar colocado, de forma estratégica, três páginas
atrás? A estranheza apodera-se de nós no verso referido, mas é resolvido logo
nos versos que o procedem. Depois esclarece por completo a estranheza no poema “Atendimento
automático” que não é mais do que uma brilhante resolução da questão com que o
ser humano religioso se interroga sempre que é atingido por uma desgraça: mas
onde é que estava deus? Desta forma, este “trompe
l’oeil” vem adensar ainda mais a imagem iconoclasta deste sujeito poético,
pois são utilizadas as instituições de toda a ordem como elementos humorísticos
através da ironia e do sarcasmo. Em segundo lugar, e para elucidar a dúvida que
nos acompanha desde o início, pensamos que este livro que Américo Rodrigues nos
apresenta é um excelente exemplo da poesia performativa porque se situa no
centro da viagem entre a poesia sonora e a poesia lírica (iniciada a chegada a
esta poesia mais “literal” a partir da experiência poética que é a obra Cicatriz:ando), contendo em doses bem medidas o
melhor das duas: a forma rítmica e musicada de uma, e o conteúdo simbólico da
outra.
Por fim,
convém salientar um “pequeno pormenor” que tem grande importância para o
conjunto da obra de Américo Rodrigues. Esperava-se que o final do livro fosse
muito corrosivo e de um humor tremendamente sarcástico, visto que por todo o
livro é esse o ingrediente principal. No entanto, e de forma surpreendente, o
poeta oferece-nos uma ponte de escape simbólica para uma poesia de temática
mais intimista. Assim, guarda os poemas “Insónia” (pág. 58) e “Não me acordes”
(pág. 59) para fazer uma transferência de planos entre este acidente poético fatal e a obra
seguinte, que terá como pontos de partida o “sítio húmido/ da noite” e os “interstícios
da pele”, ou seja, a “palavra
essencial” recuperada.
Guarda, 05 de Maio de 2012
Daniel António Neto Rocha
(Versão mais curta In: Revista Praça Velha n.º 31. – Guarda: NAC/ CMG, Junho de 2012. – p. 201 a 205.)
sábado, setembro 07, 2013
Pensalamentos emprestados #12
"Há algo de atraente num homem sensível à agonia da existência."
(personagem Mónica, em "Para Roma com Amor" de Woody Allen)
sexta-feira, setembro 06, 2013
Promessa pelos nossos homens
Há sete anos que tenho tentado ajudar a evitar o que nos dias que correm parece ser assunto inevitável! Hoje, mais uma vez este ano, fui apanhado de surpresa e admito que chorei. Há coisas que trato como meros adereços que são. Mas a vida... essa não! E hoje mais famílias estão tristes e sem razão para continuarem a viver! Outras estão com o coração nas mãos, esperando que o futuro as ajude a trazer os seus para casa.
Eu fiz hoje uma promessa! Não a vou aqui partilhar, mas tem como pressuposto o regresso seguro de todos os meus amigos e camaradas a casa.
No dia em que isso acontecer, levanto-me e ando. De um sítio até outro sem grandes pausas, tal como fazemos sempre que existe um incêndio para apagar. No dia em que possa cumprir esta promessa, direi do que se trata.
Acordos na Guarda? #13 - o enigma
É uma das questões que a decisão do Constitucional traz para a baila no dia de hoje e que, tenho a certeza disto, poderá ser determinante no desfecho final das eleições de 29 de Setembro. Vamos por partes. O Tribunal Constitucional decidiu (na minha opinião mal, por motivos que envolvem, entre outros, o abuso daquilo a que nos negócios se chama de "posição dominante") que os autarcas de outros concelhos possam candidatar-se a concelhos vizinhos. Logo, Álvaro Amaro é, agora, um candidato legítimo e com legítimas ambições. Portanto, agora acaba-se este problema (pois neste momento já não há o problema da interpretação da lei que tanta e tanta tinta fez correr).
Agora, o novo e esperado problema está em saber como é que o mesmo Tribunal vai resolver a questão das listas de "A Guarda Primeiro", pois poderá ser determinante para o desfecho final das eleições a possibilidade ou não de esta lista estar a votação. Passo a explicar ou a tentar fazer uma breve análise que poderá ser tudo menos acertada. Caso o tribunal permita a ida às eleições de "A Guarda Primeiro" haverá uma dispersão de voto que já vimos que será favorável à candidatura de Álvaro Amaro, uma vez que a sua posição saiu reforçada com esta decisão que é coerente com aquilo que ele diz desde o início da pré-campanha. Caso o tribunal não permita essa ida às eleições de "A Guarda Primeiro" que vai sair reforçado é José Igreja e o seu Partido Socialista (PS) que poderão ter para si aquilo a que eu chamo "os votos da vingança menor e os votos do mal-o-menos". Claro está que nesta última versão assistiremos ao regresso dos desavindos ao PS, talvez com o "rabo entre as pernas" e com aquela típica versão muito portuguesa do "eu sempre estive deste lado, fui foi ver o que os outros faziam para te dizer".
Seja lá como for a história, aqui estaremos para ver o seu desenlace. Uma ou duas certezas, porém, ficam desta decisão do Tribunal Constitucional: primeira, a três a vitória é laranja; segunda, a dois ficaremos pelo rosa. Esta é, pelo menos, a minha leitura dos dias hoje.
quarta-feira, setembro 04, 2013
Acordos na Guarda? #12 - Guarda ilegal
Há pequenos pormenores que fazem a diferença nesta coisa da política e que fazem como cidadão eleitores, tal como eu, acreditem nos políticos de partido ou de listas independentes. Uma delas é a transparência e a clareza da intenção com que se candidatam (o que, digamos, ninguém consegue trazer para a campanha, pois é sempre um jogo de oportunidades e de sombras). Outra é o conjunto de apoiantes e de gentes que rodeiam as candidaturas sem mostrarem que estão ali, mas que se vai notando que estão por pequenos elementos que fazem a interligação entre "famílias". Outra ainda é a forma honesta como conseguem, ou não, obter aquilo que a democracia (não me apetecendo fazer qualquer alusão a este nome tão abstracto e tão difícil de perceber) prevê, por exemplo a recolha de assinaturas. Neste último campo parece-me que devemos estar conscientes de que há formas legítimas de recolher assinaturas (por exemplo, quando explicamos às pessoas que as assinaturas servem para x e elas acedem e assinam) e outras que não são aceitáveis (por exemplo, pedir a alguém que passe nomes das listas eleitorais e que assine por esses mesmos nomes). Não é democrático aquilo que se consegue cometendo um crime, mas isso é só um pormenor, não é?
segunda-feira, setembro 02, 2013
Pensalamentos #120 - conta gotas
seguir
estrondosamente
com a calma vagueante
de gotas de sangue
a flutuar pela vida
Momentos em imagem #17 - os nossos homens
O Tiago Anjos criou e partilhou esta imagem. Eu faço-a chegar até vós. Estes são os nossos homens que lutam para voltar para junto das suas famílias e de nós. Nós estamos à espera deles e todas as nossas orações são por eles. Volto a pedir-vos, a vós, boas energias e um lugar para eles nas vossas orações.
sexta-feira, agosto 30, 2013
Pequeno pedido a quem lê este blogue
Não vos quero gastar o tempo ou sequer exigir algo que não esteja na vossa vontade, mas gostava de vos pedir que por estes dias incluíssem nas vossas orações os meus quatro amigos e camaradas bombeiros que estão magoados. Obrigado!
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