sábado, fevereiro 01, 2014

Conversa com o jornal O Interior

Respondi a um conjunto de questões à Sara Quelhas, jornalista do jornal O Interior, e daí nasceu este pequeno artigo que ela escreveu sobre mim e sobre o futuro. Aqui têm para ler:


Daniel Rocha ambiciona viver somente da escrita
«As obras ficaram-me com suor e algumas lágrimas»

Daniel Rocha, de 31 anos, contactou com a escrita desde cedo, nos versos da mãe sobre os santos populares e nas histórias do avô. Mais tarde chegou a vontade de a levar mais “a sério”: «A literatura está demasiado comprometida e tenho uma palavra a dizer para a libertar», afirma, salientando que, se iniciou este caminho, «é para o continuar da forma mais profissional».
Nascido na Guarda, Daniel Rocha tem uma «grande ligação» a Famalicão e reside atualmente em Moimenta da Serra (Gouveia), mas defende que a região não determina a sua escrita, exceto «no campo das crónicas, em que ela é o centro da análise». Já as suas fontes de inspiração surgem no dia-a-dia, sendo que os “bloqueios” acontecem, mas «não me posso dar muito ao luxo de os ter», ironiza o autor. Exigente por natureza, Daniel Rocha confessa que «a versão final de um texto nunca é aquela que o tempo obriga a ser final». Todas as personagens que cria são suas «amigas», pelo que «as obras ficaram-me com suor e algumas lágrimas», confessa. O livro que mais o marcou ainda está na “gaveta”, mas, entre os publicados, “Refrações em três andamentos” foi o que mais “custou” «emocionalmente».
Ainda assim, não dedica tanto tempo à escrita quanto gostaria, muito por ter escolhido «a pior profissão para ter uma vida descansada do ponto de vista monetário», sublinha, adiantando que as suas ambições a curto prazo são «estabilizar profissionalmente, seja a dar aulas ou noutro trabalho». Escritor “freelancer”, Daniel Rocha acredita que é possível viver da escrita em Portugal, mas somente com os «romances da moda», considerando que «se exigir que o leitor pense a obra, terá uma vida de autossatisfação regada com dificuldades constantes». «Gosto que os meus leitores pensem o que leem e que especulem sobre a obra», sublinha. O escritor espera publicar alguns dos livros que tem na “gaveta” para «dar mais um empurrão a esta vontade de um dia viver da escrita». Daniel Rocha lançou recentemente “O Convento”, em edição de autor, encontrando-se já em pré-venda. Mais informações e encomendas para o email silenciosasdiscussoes@gmail.com. 

(Texto publicado no jornal O Interior de 30-01-2013, ver aqui)

Sem comentários: