domingo, março 25, 2012

10.Crónica Diária na Rádio Altitude(3.ª temporada) – Crónica dos gritos de liberdade na literatura ou da justiça que nunca mais chega à humanidade (*)

1. Talvez todos os que me rodeiam tenham razão e talvez a minha única alternativa seja fingir-me de ficção. Sim, talvez a única opção para quem acredita na coerência e na lisura de comportamentos seja rodear-se de irrealidades em que não acredita e tornar-se membro honorário do clube português de negócios, onde só entra quem já tiver vendido a mãe e estiver a segundos de terminar a licitação do pai (mas tudo isto ao melhor preço!). Eis a ridícula opção para sobreviver em Portugal, treta de país onde reina a corrupção, o desrespeito por leis e a crónica atitude de passividade perante um bem superior que se nos oferece. E apetece-me, aqui, concordar com o banqueiro, personagem central do conto “O banqueiro anarquista”, de Fernando Pessoa, que diz a certa altura: “Empregar todo o nosso desejo, todo o nosso esforço, toda a nossa inteligência para implantar, ou contribuir para implantar, uma ficção social em vez de outra, é um absurdo, quando não seja mesmo um crime, porque é fazer uma perturbação social com o fim expresso de deixar tudo na mesma.” E lembro-me, inevitavelmente, das palavras magoadas de Manuel António Pina a caracterizar os homens e mulheres dos seus vinte anos, cheios de utopias e de crenças na melhoria e na mudança do futuro de um país que esteve demasiado tempo no tronco da opressão, mas que se revelaram habilidosos continuadores da usurpação de liberdades. E lembro-me das histórias sobre gritos de revolta, ensaiados pelas ruas, que culminariam numa madrugada enganadora e puramente ficcional, a que eufemisticamente demos o nome de Revolução. E espero, ainda, o dia em que a opressão seja verdadeiramente subjugada pela igualdade e onde a tirania deixe realmente de ter “um machado que corte a raiz ao pensamento”. E sinto-me, na proximidade dos meus trinta anos, enganado pelas utopias que me venderam e que me prometiam um futuro justo e pleno de igualdade para todos os habitantes deste triste país, onde aos filhos da revolta foi prometido o fim do sofrimento imposto pela ditadura dos direitos desiguais e das leis do Príncipe João e do seu Xerife de Nottingham. E acordo assustado de cada vez que olho pela janela e vejo que, editado em 1890, o livro Os Selvagens do Occidente, de Alfredo Gallis, parece o relato dos dias de hoje em que “O fisco, de olhar matreiro e ventas dilatadas, anda todo o santo dia a cheirar as algibeiras do pobre, a ver se lhe pode roubar alguns ceitis para encher o tesouro público, miserável canastra sem fundo, que outros se encarregam de despejar.

(...)

Guarda, 18 de Março de 2012
Daniel António Neto Rocha

(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 20 de Março de 2012 - disponível em podcast em Altitude.fm)

(*) Por uma questão de princípios.

Sem comentários: