terça-feira, março 29, 2011

11. Crónica Diária na Rádio Altitude (2.ª temporada) – Crónica do pedido de demissão ou da nova corrida de “boys”!

1. “Não é sempre igual!” Dirão vocês, muito solenemente, quando se fala de governos e da constituição dos mesmos. Pois é, começa agora, mais cedo do que expectável, mais uma corrida desenfreada aos direitos adquiridos e aos contratos milionários. Iupi! Vamos lá, boys!, vamos lá puxar das bandeirinhas e das gargantas afinadas, pois as inscrições para o Coro dos Pequenos Candidatos a Cunhas e Afins estão quase a terminar. As eleições, apimentadas por um Coelho que, ao contrário do da Alice, anda sempre adiantado e que nos parece apresentar um enigma de país ainda maior do que o maravilhoso criado por Lewis Carrol, estão a ser marcadas por debates interessantíssimos ao nível das pastas que irão ser ocupadas pelos useiros e abuseiros do costume. Depois da bonança que trouxe para Portugal, talvez fosse bom que alguém dissesse ao Engenheiro Sócrates que estava, sequer, proibido de se aproximar de um qualquer teleponto televisivo. Quanto aos outros Ministros, Secretários de Estado, Chefes de Gabinete, Acessores, Secretárias e nem sei mais que cargos existem por ali pelo meio, podem ir para todo o lado (até para o raio que vos parta!) menos para lugares de decisão onde já provaram que decidem mal. Será assim tão difícil perceber que as políticas que vendem não têm qualquer pingo de originalidade e podem ser encontradas nas mais reles feiras da ladra?

(..)

Guarda, 28 de Março de 2011
Daniel António Neto Rocha
(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 29 de Março de 2011 - disponível em podcast em Altitude.fm)

quarta-feira, março 23, 2011

23-03-2011 - Frase do dia

"O senhor achou que isto [o debate] era tão importante que até usou uma linda gravata."

Teixeira dos Santos para Bernardino Soares

(Fonte: Público)



Podia até esperar por uma melhor, mas penso que este mimo revela bem o nível dos nossos políticos num momento de crise: continuam a brincar apesar de estarmos num imenso buraco.

terça-feira, março 22, 2011

Conversas de Verso


Na Sexta-feira, estarei com um grupo de boa gente à conversa sobre Poesia. Vamos ver se terei algo para dizer ou se o nada se transforma em meia dúzia de palavras.

Estão convidados!

terça-feira, março 15, 2011

10. Crónica Diária na Rádio Altitude (2.ª temporada) – Crónica da paternidade e das interjeições inocentes

1. Não tenho como costume inserir neste espaço de opinião assuntos pessoais ou que me digam directamente respeito. Não é que eu não viva uma vida interessante e intensa, mas não me parece que os caros ouvintes tenham de aturar as minhas teorias existenciais ou os meus devaneios surreais. Mesmo assim, e como há uma primeira vez para tudo, vou hoje partilhar convosco um momento de felicidade extrema que me tem animado as noites, as manhãs e as tardes. Para aqueles que me são mais próximos e com os quais mantenho um contacto telefónico ou facebookiano será fácil perceber o porquê desta pequena introdução estranha. Para o resto do auditório cabe-me acrescentar ainda estas breves palavras: fui papá de “um galhardo e valente mancebo”!

(...)


Guarda, 14 de Março de 2011
Daniel António Neto Rocha

(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 15 de Março de 2011 - disponível em podcast em Altitude.fm)

segunda-feira, março 07, 2011

Galo que é Galo tem festa! É na Guarda, pois 'tá claro!

Hoje, lá mais para a noite, é dia de Galo! Diversão e muita sátira social, numa noite onde o visado é o galo dos pecados e dos desvios monetários.

Homens da luta no Festival da Eurovisão?




Assim de forma bem sintética, apeteceu-me comentar os "apupos" de muita gente à ida dos Homens da Luta à Alemanha para representar o país. Pois bem: abençoada a gente que começa a abrir os olhos e a deixar os engravatadinhos chateados por não lhes obedecer. Gostei da vitória dos desalinhados e dos politicamente incorrectos. Se não tivermos uma pontuação decente? Bem, nos vinte e poucos anos que levo de vida uma pontuação decente na Eurovisão conseguiu-se para aí duas vezes. Se esta for mais uma dessas vezes? Pelo menos foi com muito estilo!


Parabéns, Homens da Luta!!!!

terça-feira, março 01, 2011

09. Crónica Diária na Rádio Altitude (2.ª temporada) – Crónica da memória e de Manuel Poppe

1. A cidade da Guarda não é conhecida por ser uma cidade que trata bem os seus cidadãos, mas de quando em vez lá se esquece de ameaças ou de repúdios a granel e lá consegue relembrar o bem que muitos deles têm feito para nos apartar desta interioridade doentia e redutora. Destes breves momentos de alucinação, que ainda vão acontecendo, nascem algumas das actividades culturais melhor conseguidas para um público que gosta de ler e que incentiva à leitura, e que se dedica ao ensino da literatura. Está, pois!, de parabéns quem faz cultura na Guarda.

(...)

Guarda, 28 de Fevereiro de 2011
Daniel António Neto Rocha

(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 01 de Março de 2011 - disponível em podcast em Altitude.fm)