segunda-feira, dezembro 27, 2010

Crónica Bombeiro.pt - É Natal, é Natal, mas continuam a ver-nos mal!

1. A multiplicidade das cores, o jogo de diversas luzes, as formas mais inventivas de resolver o que se vê, a criação de expectativas várias e o conjunto de gente que se apresta a chegar poderiam indiciar a existência de mais um jantar de Natal ou de um qualquer encontro que celebre esta época tão alegre do ano. No entanto, podemos observar toda essa panóplia de imagens, que fui libertando acima, num qualquer incêndio (Urbano ou Industrial), num qualquer acidente de viação, numa qualquer necessidade da população ou num qualquer dos milhares de momentos em que os bombeiros portugueses fazem questão de dizer “Presente!”.

(...)



Guarda, 18 de Dezembro de 2010
Daniel António Neto Rocha


(Texto publicado e disponibilizado no Portal Bombeiros.pt a partir das 22h30m do dia 26 de Dezembro de 2010)

quarta-feira, dezembro 22, 2010

04. Crónica Diária na Rádio Altitude (2.ª temporada) – Crónica do candidato Alegre e do D. Sancho, o Povoador dos tempos modernos

1. Cá vem o saudosista do costume a lamentar-se de factos já passados, mas a realidade é essa. Poderia aqui falar de coisas que aconteceram neste fim-de-semana, mas, como estive fora uns dias, não vi nem ouvi nada, contudo imaginei muito. Deixem-me contar-vos uma coisita que, há cerca de duas semanas, me regalou por completo. Desculpem lá este humorzito negro inicial, visto que o tornado que veio do litoral não poupou cá o burgo e foi mesmo, tal como nos outros locais, arrasador! Prestem atenção, como se a desgraça de uma catástrofe atmosférica fosse pouca, esse violento e improvável tornado trouxe também o candidato Alegre e um seu discurso sobre a necessária simetria entre a nossa região e as outras litorais deste tristonho país. Sim, este Alegre exemplo que há uns anitos próximos fez oposição, quando devia, às propostas do seu Governo maioritário, vem falar em assimetrias de que padecemos muito aqui pelas alturas! Como gostei tanto do seu discurso ideológico e o comparei com aquela “Jornada de África” ficcional, lembrei-me de alguns factos que comprovam a simetria dos seus actos. Vejam: aqui há uns anitos, no tempo da desgostosa Maria de Lurdes Rodrigues, houve uma grande celeuma sobre a aprovação do estatuto da carreira docente; o Alegre deputado e as suas Alegretes faziam as delícias da oposição consentida ao mostrarem dualidade de opiniões dentro do seu partido; isso mesmo se comprovou, pois, ao existir uma votação que visava a aprovação desse estatuto, o deputado Alegre e as suas seguidoras votaram contra a aprovação, contra a vontade do seu próprio partido; que coragem, que coerência, que simetria; uma semana depois, foi levada ao parlamento uma proposta que anulava o estatuto, esperando-se uma posição similar do Alegre deputado e das suas Alegretes, mas nada disso aconteceu; quais as razões?; a simetria dos alegres depende, aparentemente, da existência de um quorum capaz, em número, de permitir devaneios democráticos a este ficcionista.

(...)


Guarda, 20 de Dezembro de 2010
Daniel António Neto Rocha

(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 21 de Dezembro de 2010 - disponível em podcast em Altitude.fm)

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Pensalamentos #12

A liberdade é um direito de quem vive em Portugal. Cá por cima, já dizia o Eça, somos só paisagem.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Pensalamentos emprestados #1

"Não mais, Musa, não mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
"


(Luís de Camões, "Os Lusíadas", Canto X, estância 145, versos 1 a 4)

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Prenda de Natal para ti

Concentrado em demandas
Esvai-se a realidade
Por entre os dedos esguios
Do simples esqueleto de um ser!

“Amo-te sem vergonha!”

Procuro o fim da estrada
O fim do cansaço a ter
Em cada sílaba do teu corpo.

Julgo as estrelas a cada
Passo invisível de solidão.

Saboreei-te o corpo vestido
De artificiosos enganos alimentando
De infindáveis aromas
A luxuriosa animação da noite
E os sonhos escarrados da tua boca!

Sigo concentrado em devaneios
Tacteando a realidade em busca
Do que não tive.

(24/12/2007)

terça-feira, dezembro 07, 2010

03. Crónica Diária na Rádio Altitude (2.ª temporada) – Crónica da Dúvida e da Wikileaks

1. Estive até à última da hora na perspectiva de encontrar algo, nestas inúmeras tropelias da vida, que pudesse servir de base à formulação de uma opinião. Esperei, até ao momento mais terminal, que acontecesse qualquer coisita nestes vastos penedos da serra que vos cativasse. Oh! maravilhas do altíssimo: veio muita neve, veio muito gelo e vieram muitas e variadas opiniões sobre quem chegou tarde na tentativa de resolução desses mesmos problemas! Concordo com todos aqueles que caracterizam estes temas como interessantes, como controversos e como oportunos. No entanto, penso que já foram bastante babosados nos respeitáveis ouvidos do vasto auditório. Por outro lado, oh! musa das artes, pensei em apresentar-vos uma opinião sobre alguns momentos culturais que pautaram a minha vivência citadina durante estes dias, mas fui ultrapassado por outros. No final de contas: onde nada existia como tema a abordar, o zero continuou a ditar regras. É que é difícil ser cronista na Guarda. Sério! Vejam só: quando estamos a escrever, somos atacados pelo frio invernal e existencial da cidade; quando estamos a ser transmitidos, somos atacados pela indiferença perante o nome pouco sonante do cronista ou pelo simples facto de ninguém estar a ouvir. Assim, o que poderá trazer um aprendiz de cronista às ondas hertzianas da rádio que possa captar a atenção do ouvinte mais exigente e do escutador menos interessado?

(...)

Guarda, 06 de Dezembro de 2010
Daniel António Neto Rocha
(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 07 de Dezembro de 2010 - disponível em podcast em Altitude.fm)