sábado, agosto 30, 2014

Pensalamentos #267 - veneno social

abrupto
o veneno social
a destilar
com contornos morais
pago com dinheiros públicos
desde 1975

o exemplo maior
da preocupação elitista social
que vai fingindo 
que o mundo em que vive
é dele e só dele

quinta-feira, agosto 28, 2014

Momentos em imagem #21 - Eu, o GAM e Camilo

(Foto de Eunice Lopes)

(Foto de Eunice Lopes)
(Foto do Município de Pinhel)


Na passada segunda-feira, dia 25, apresentámos em Pinhel um pouco do romance "O Bem e o Mal", de Camilo Castelo Branco, numa adaptação para teatro preparada por mim. Foi mais um trabalho intenso e exigente para todos os que compõem o Teatro do Imaginário e o Grupo de Amigos do Manigoto (GAM), mas que nos deu um grande gozo e, penso que a todos, uma imensa satisfação. Espero que o resultado final possa ter sido do agrado de todos aqueles que assistiram e também da memória de Camilo Castelo Branco. 

À Fernanda Fernandes, ao Daniel Ferreira, à Raquel Castelo, ao José Martins Ferreira e à Ana Mesquita, fica um agradecimento pela dedicação e profissionalismo que empregaram na construção das suas personagens!
Ao Roberto, um obrigado pelo esforço e cuidado para fazer com que a música e o som desta peça fossem uma realidade!
E a todos aqueles que se esforçaram por nos ajudar a conseguir todas as peças de roupa para compormos um "quadro" próximo daquele que o século XIX apresenta: Centro Cultural de Famalicão da Serra, Eunice Esteves, Julieta Bico, Daniel Martins, Tânia (amiga da Ana Mesquita), e tantos outros que se esforçaram por ajudar.

(Foto de Eunice Lopes)

Ao José Martins: desculpa qualquer coisinha, especialmente o facto de te fazer voltar ao hábito paroquial!

quarta-feira, agosto 20, 2014

Dia de Pinhel com Teatro e com Camilo Castelo Branco

(A Casa de Camilo, visitada e fotografada pela família Ferreira)

(O Bem e o Mal, exemplar de edição recente fotografado pela família Ferreira)

É já no próximo dia 25 de Agosto, pelas 10:15, junto aos Paços do Concelho de Pinhel, que o Teatro do Imaginário, do Manigoto, vai responder a mais um desafio diferente do habitual. Nesse dia, será inaugurado um monumento dedicado a Camilo Castelo Branco e à obra que ele dedicou a Pinhel: O Bem e o Mal. E o desafio lançado pela Câmara Municipal de Pinhel ao Teatro do Imaginário vai ter resposta exactamente nesse momento da inauguração. É um desafio que merece destaque e que será um enriquecimento para quem o fez, neste caso a Câmara e o seu Presidente, e para quem tem o prazer de o executar, eu e todos os elementos que participam nesta representação (entre actores, técnico de som, apoio aos figurinos e todos os restantes apoios).

Serão seis os actores que vão entrar em "palco" (José Ferreira, Ana Mesquita, Fernanda Fernandes, Daniel "o novo" Ferreira, Raquel Castelo e eu). A peça é... para já surpresa (para os novos no blogue)! O texto é a duas "penas", sendo o meu texto invadido por frases de Camilo. A encenação é uma delicada viagem num curto espaço, mas onde a emoção e os encontros vão marcar lugar de destaque.

Espero que possam estar presentes e ver o fantástico esforço e dedicação que "amadores" conseguem transportar para o teatro e para a sua divulgação! A não perder... digo eu!


Pensalamentos #266 - férias

as trevas da noite e do dia
não tiram férias?

quarta-feira, agosto 13, 2014

ainda o teatro

e, no centro de tudo,
o teatro
envolve e revolve os sentidos
reinventando a vida
e as ficções

terça-feira, agosto 12, 2014

Até sempre, "O Captain! My Captain!"

(Foto de Buena Vista International)
 
"Se vos causamos enfado por sermos sombras, azado plano sugiro: é pensar que estivestes a sonhar; foi tudo mera visão no correr desta sessão. Senhoras e cavalheiros, não vos mostreis zombeteiros; se me quiserdes perdoar, melhor coisa hei-de dar-vos. Puck eu sou, honesto e bravo; se eu puder fugir do agravo da língua má da serpente, vereis que Puck não mente. Liberto, assim, dos apodos, eu digo boa noite a todos. Se a mão me derdes, agora, vai Robin, alegre, embora."

(fala da personagem Puck em A Midsummer Night's Dream, de William Shakespeare)


(Foto de Buena Vista International)

E há dias em que a realidade se torna real.

segunda-feira, agosto 11, 2014

mais teatro

Ver o silêncio frio ganhar alegre som.
Eis a magia do teatro!
O aparecimento do imaginado.

quinta-feira, agosto 07, 2014

Momentos em imagem #20 - O Bem e o Mal


É a próxima (penso eu) aparição do teatro. Baseada no romance "O Bem e o Mal", de Camilo Castelo Branco, esta para já parte de peça será apresentada na inauguração de um monumento a este grande nome da literatura portuguesa. E eu gosto muito de Camilo. Já me vi, várias vezes, a ver-me como seu "seguidor", nomeadamente na obrigação em escrever em virtude de ter de sobreviver. A sua biografia é trágica mas apaixonante. Espero que este futuro momento possa ser delicioso para quem assistir. Logo darei mais pormenores!

domingo, agosto 03, 2014

Teatro

Missão Camilo em passo acelerado a partir de amanhã!
Destino: Pinhel, 25 de Agosto!
Bravos Imaginários do Manigoto!