sexta-feira, abril 27, 2012

12. Crónica Diária na Rádio Altitude (3.ª temporada) – Crónica de António Ferro ou da nova temporada de “Os Marretas”

1. Por vezes, ainda me entretenho a ler jornais e a ver telejornais, como se não tivesse mais nada para fazer do que flagelar-me todos os dias com mentiras, enormidades e hipocrisia descarada. Claro está que compreendo bem o poder da comunicação e o poder da imagem. O habilidoso António Ferro, aqui há uns bons anos, já tinha reparado na utilidade desse poder que constrói o que quer e destrói o oponente. Daí que construiu uma imagem de Portugal bucólica e tremendamente útil ao regime em voga, para além de ter perpetuado uma imagem de doce revivalismo dos tempos antigos que ainda hoje é admirada por todas as velhas gerações deste país. Destaque-se que, de forma extremamente hábil e encapotada, foi neste período de acção de António Ferro (cerca de 1933 a 1949) que os portugueses tiveram mais actividades culturais de índole popular e sessões de exacerbamento do espírito patriótico nacional. É óbvio que tudo isto fazia parte de um plano de controlo social através daquilo que alguns estudiosos apelidam como “tempos livres concedidos ao povo”, ou seja, actividades que permitiam ao estado manter o povo debaixo de um conjunto de manifestações culturais que o formatava à imagem e semelhança de um qualquer animal doméstico – que come na mão do dono de forma pacífica e enternecedora!

(...)

Guarda, 16 de Abril de 2012
Daniel António Neto Rocha

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 17 de Abril de 2012 - disponível em podcast em Altitude.fm)

domingo, abril 15, 2012

o horizonte que inventaste

(À minha mãe)

Rompeste com as montanhas
e atravessaste as tempestades
com o intelecto de alguém
que procura na imensidão
dos dias uma justificação
para andar.

Procuraste nas entrelinhas
das sensações e das ilusões
uma razão para nos trazeres
vestidos e aprumados
para as agruras da vida
que não conseguias evitar.

Da fome e das carências soubeste
tirar o melhor
e, interiorizando a coragem,
cresceste com a energia do ar e das flores
multiplicaste a força e a vontade
e distribuíste a graciosidade e a beleza.

Enfim, percorreste os desertos
e encontraste as miragens
reais numa complexa matriz
de dor e suor e sangue e esperança.

sexta-feira, abril 13, 2012

No ano 2000, valsei no Liceu da Guarda! (memória)

Sim, não pensem que aqui o homem não sabe também dar uns passinhos de dança! Agora, e a convite do Zé Monteiro (amigo meu e, também, professor e poeta da Guarda), recordei o meu baile de finalistas. Em 2000, num qualquer dia de Março, valsei noite dentro (durante cinco minutos, mais ou menos) e acrescentei "Um palmo de ilusão ao meu tamanho."
Este texto, que relembra sentimentos, olhares e pessoas, está publicado na edição de Abril do "Expressão", o jornal da Escola Secundária Afonso de Albuquerque (o antigo Liceu Nacional da Guarda). A crónica memorialista que partilho nas páginas do jornal escolar tem o título "Um, dois, três! Um, dois, três!" e pode ser lido aqui.

quinta-feira, abril 12, 2012

Pensalamentos #47


cada dia menos
cada dia menos
cada dia menos cada dia menos
cada dia menos
cada dia menos

eis a nossa triste sina:
arranjar um Aristides que nos salve
e que nos faça embarcar
em novas caravelas
em direcção ao sonho real.

cada dia menos
cada dia menos
cada dia menos cada dia menos
cada dia menos
cada dia menos

quarta-feira, abril 11, 2012

Pensalamentos #46

Salve,
intermitência económica
e diabólica de
usuras sociais.
Afundam-se
as marés calmas
e instáveis
que subsistiam
pelo suor
e pela teimosia.
Salve,
cobrador do fraque
com face amena
e legitimado
pela votação
dos esfomeados!
Salve,
mentira!
Os que passam fome
saúdam-te!

terça-feira, abril 10, 2012

Pensalamentos #45

Apátrida
deste tempo
e do outro
e de todos os tempos
perniciosos
e odiosos
da ostracização.
Não mais
pátria já não minha
não mais
do que vergonha
da tua mão
caridosa e
ruinosa
que obriga
a mendigar
os restos do pão
ruim e bolorento.
Apátrida,
já sou!

Pensalamentos #44

Em Portugal o problema não são os políticos
é o excesso de aldrabões que se dedicam à política!

sábado, abril 07, 2012

Momentos em imagem #3

Todos os dias me sento na cadeira da esperança e da utopia.


É uma das imagens mais bonitas e mais simbólicas que alguma vez recolhi. Em Rethymno, na Ilha de Creta (Grécia), enquanto vagueava pelas praias, encontrei esta cadeira exactamente como se vê na imagem. Não lhe mexi, não a tentei colocar de forma diferente! Não sei como ali foi parar, nem se era pertença de alguém! Virada para o mar, para o horizonte, para o Norte, onde está Atenas e a Europa, parecia adivinhar que o lugar do sonho e da esperança estava prestes a ficar vazio e a tornar mais solitária a caminhada dos povos, principalmente dos Gregos. Centro da cultura filosófica europeia esta cadeira foi substituída pela cadeira bélica europeia.

quinta-feira, abril 05, 2012

Repentes #8 - Reformem as asneiras!

E viva a continuação do disparate! Não bastava obrigarem as pessoas a ter de aturar os cortes e outras safadezas que se passam no sector público, e agora obrigam-nas a não poderem optar pelo direito de escolher se querem ou não reformar-se mais cedo (conscientes que estão as pessoas de que serão bem penalizadas!". É um ultraje às pessoas que já deram muito de si e um verdadeiro ataque à qualidade dos serviços! Já viram alguém a fazer um bom trabalho quando está a ser contrariado?
Cheira-me que com este "remédio" de não permitir aposentações até 2014, os cérebros do Governo vão conseguir arranjar um "veneno" ainda mais desagradável - alguns milhares de baixas por longo tempo!
Já agora um desabafo: ainda bem que a Assunção Esteves e outros de igual valia já estavam reformados antes deste Governo! Já viram o que era se tivessem mesmo de trabalhar?

é proibido não proibir

Deixou de ser
proibido
proibir!
Permitido é
que as ruas não sejam violadas
por gentes enxovalhadas
que, descalças,
procurem direitos
e oportunidades.
É proibido
não proibir,
disse a troika
dos vampiros.
Permitido é pagar
com o sangue
ou com a vida
as altaneiras diversões
de alegres foliões
da alta roda
política.
É proibido
não proibir,
disse o Ministro
e o Presidente.
É permitido encerrar
na cabeça um
cacetete
e um meio-dia
na prisão, onde
preste depoimentos
por ataque à
ordem de proibição.
É proibido
não proibir
de ficar no país
quem queira comer pão
e já não vá na ilusão
daqueles que lho roubam.
É proibido
não proibir!
É proibido permitir
que se permita a
liberdade
e que um povo
maltratado
faça soar a sua voz.
Deixou de ser proibido
matar quem use a voz
na direcção da utopia
e da comunhão da
igualdade.
É proibido
não proibir!


(d.r.)

Pensalamentos #43


Cansei-me de
respirar
o fétido ar
de um Portugal
truncado
de um valor social
e de qualquer resto de
humanidade.

quarta-feira, abril 04, 2012

Repentes #7 - Acelera, Soares!


A serem verdadeiras as palavras que são atribuídas a Mário Soares pelo Jornal de Notícias (ver aqui), depois de ter sido apanhado em excesso de velocidade num veículo do Estado (que lhe "pertence" por ter sido chefe do mesmo Estado), demonstram bem a solidariedade com que estes "grandes heróis" da nação tratam quem nos dias de hoje passa por dificuldades. Venham agora, Soaristas, defender a voz e a opinião deste senhor que, pelos vistos, fala bem mas ainda se governa melhor... à conta de todos nós!
Só uma palavra serve para legendar esta sem-vergonhice que é comum a muitos antigos governantes e políticos do país: "Merdosos!"

terça-feira, abril 03, 2012

11. Crónica Diária na Rádio Altitude (3.ª temporada) – Crónica sobre os joelhos da Assunção ou dos recibos esverdeados

1. Não é todos os dias que temos o prazer de assistir a mudanças radicais na política da Segurança Social, para além daqueles momentos em que entra um amigo laranja para o lugar do amigo cor-de-rosa. Daí que pensei que o dia das mentiras tinha chegado quando fiquei a saber que a roubalheira aos bolsos dos trabalhadores a recibo verde, feita por quem se quer solidário, poderia ter, finalmente, um alívio. Claro está que falo da já anunciada decisão de permitir que os trabalhadores independentes por necessidade acedam ao subsídio de desemprego. Mas como não poderia deixar de ser, tudo não passa de uma grande jigajoga governamental que fará com que os já depenados trabalhadores que retêm 21,5% do ordenado para o IRS e que devolvem 23% do mesmo ordenado para o IVA, e que somam a tudo isto uma quantia que pode chegar aos duzentos e tal euros para pagamentos à Segurança Social, sejam forçados a manter, parece que a partir de agora e até daqui a dois anos, a entrega intensiva de dinheiro a essa mesma entidade de solidariedade social, mesmo que não ganhem qualquer verba durante esses mesmos dois anos. Confuso? Sim, confesso que é muito confuso. (...)


Guarda, 02 de Abril de 2012
Daniel António Neto Rocha

(Excerto da Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 3 de Abril de 2012 - disponível em podcast em Altitude.fm)

segunda-feira, abril 02, 2012

Crónica Bombeiros.pt: Aos bombeiros ninguém deve nada! Ou querem resolver isso à bastonada?

1. Era engraçado se fosse mentira, mas não é! O Ministério da Administração Interna (MAI), através do seu trapalhão porta-voz que é ao mesmo tempo o responsável máximo do Ministério, Miguel Macedo, veio por estes dias afirmar a plenos pulmões que o MAI não deve nada aos bombeiros portugueses. Claro está que, no entanto, se prontifica desde já para apoiar os bombeiros naquilo que for necessário, nomeadamente ao nível dos gastos com as refeições. Depois disto, eu só consegui ter voz para referir meia dúzia de coisas: “Obrigado, senhor Ministro! Muito obrigado mesmo! Então quando houver dinheiro para pagar o arranjo dos carros e para comprar aquela coisa que faz andar as viaturas, que todos os dias aumenta de preço, faça favor de chamar. É que eu vou estar ali no quartel a comer uma bifana que o senhor pagou! Ok?” Como é óbvio, não estou para aqui a queixar-me da pronta intenção solidária do senhor em encher a barriga aos combatentes, mas talvez seja preciso mais qualquer coisinha. Para além disso, será que devemos receber de forma passiva estas palavras? Então, todos os dias há incêndios. Para aqueles que não sabem, a estrutura de combate a nível nacional está a funcionar com cerca de 70% de voluntários. E o Ministro diz que o MAI não deve nada aos bombeiros?

(...)

Guarda, 01 de Abril de 2012
Daniel António Neto Rocha

(Texto publicado e disponibilizado no Portal Bombeiros.pt no dia 02 de Abril de 2012)

João Paulo II


Estava em Coimbra e acompanhei emocionado as últimas notícias sobre João Paulo II. Sete anos depois, continuo a considerar que o homem revolucionou as mentalidades, convencendo-nos de que a mudança é possível se respeitarmos os outros.
A sua mensagem é eterna e partilhá-la-ei com o meu filho no futuro!

Mentira (não completamente) de 1 de Abril

Sim, não estou de partida, para já! Mas tudo se conjuga para que possa ser, em breve, mais um dos muitos que fartos desta treta de país se mudam para outro qualquer, desde que longe! A Austrália, lá longe, é um dos destinos preferidos por nós (família) por causa das leis justas e do respeito pelas pessoas. Só um exemplo: sabiam que na Austrália a reforma é igual para todos, ricos e pobres? E que os muito ricos não têm direito a essa reforma? Eu também não sabia e fiquei muito contente por saber que o respeito pelas pessoas acontece algures no mundo num sítio que tem nome.
Para já fico, mas duvido que por muito mais tempo.

domingo, abril 01, 2012

Até ao meu regresso

Um dia acontecia e, curiosidade, foi hoje mesmo. Pouco depois do jogo do Benfica, recebi a notícia: "É hora de partir!"
Direi mais amanhã, mas é certo que nos veremos apenas de ano a ano ou ainda maior espaço de tempo.Cá vou eu para o país dos koalas!Deixem-me fazer as malas, parto já na segunda.