terça-feira, abril 27, 2010

07. Crónica Altitude – Crónica de Abril

1. Sempre tive sérias dúvidas sobre tudo aquilo que o 25 de Abril de 1974 representou enquanto movimento revolucionário e enquanto memória educativa a ter em conta nos dias que correm. O problema pode ser exclusivamente meu, admito-o! Mas preocupa-me verificar que a índole da história é bela e amena, mas a forma… Neste ponto, o da forma, vem-me sempre à memória uma frase batida: “Bem fala Frei Tomás, ouve o que ele diz mas não faças o que ele faz!” E questiono-me no porquê desta inquietação, inquietação, inquietação, perante este dogma que insisto em descobrir, enquanto outros se preocupam em o continuar a impingir. Centremos o discurso e questionemos a marca simbólica. O que representou o dia em termos sociais e humanos? Se podemos afirmar que ao nível de uma revolução social a coisa até pegou e anda de “pétalas em popa”, ao nível de uma interacção humanitária a dignidade humana continuou a ser algo desconsiderada, chegando nós ao ponto de discutir, com algumas pessoas ditas “revolucionárias de Abril”, o extracto social onde se deverá iniciar esse picuinhas direito social resumido na expressão “viver com dignidade”. É complexo, eu sei isso! É difícil escolher entre os que “já vivem de barriga cheia” e entre aqueles que “a têm completamente vazia”, não é? Se os primeiros, porventura, perdessem os direitos adquiridos e os partilhassem com os que ainda não tiveram, nem nunca vão ter, acesso a esses mesmo direitos adquiridos, criava-se uma situação de crise partidário-política muito preocupante, pois a barriga ficaria um pouco menos cheia e a maldosa igualdade de oportunidades ganharia contornos reais, o que nenhuma dialéctica neo-tendencialista poderia suportar. É que isto de todos diferentes, todos iguais é aceitável, mas devagar, pois tem múltiplas leituras e também significa: todos iguais na nacionalidade mas todos diferentes na oportunidade. Já me desviei daquilo que me propus cantar nesta crónica, não já?

(...)

Guarda, 27 de Abril de 2010
Daniel António Neto Rocha


(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 28 de Abril de 2010 - disponível em podcast em Rádio Altitude)

quarta-feira, abril 14, 2010

06. Crónica Altitude - Crónica do Coelho Literário ou a outra forma de politizar

1. Hoje estou completamente fascinado sobre e arrependido de tudo aquilo que tenho escrito e dito, em locais muito próprios, sobre a arte e o engenho dos políticos portugueses ao falarem de literatura. Criticava eu, nesses políticos, a só leitura de compêndios repletos de frases feitas e de tiradas fenomenais. Criticava eu a só leitura de livros e de referências a figuras épicas da nossa praça. Criticava eu a referência tonitruante ad aeternum a apenas um verso ou a uma única frase que merecia lugar de destaque em todos os discursos e ajuntamentos públicos, tornando aquele orador muito sabedor e digno das maiores reverências. Hoje deixei de lado essa minha crença antiga ao nível da major league da política nacional mas, se mo permitem, vou deixá-la ainda para a minor league que se joga aqui por estas ruas. Ok? Espero que estejam de acordo comigo.

(...)

Guarda, 13 de Abril de 2010
Daniel António Neto Rocha


(Crónica Radiofónica - Rádio Altitude, no dia 14 de Abril de 2010 - disponível em podcast em Rádio Altitude)

domingo, abril 11, 2010

Ausência forçada

Todos aqueles que seguem este blog devem já ter notado que estou mais ausente do que é habitual. Cabe-me dizer-vos que estou sem computador e sinto-me bem, mas falta-me a escrita digital. Vamos ver se regresso em breve!