terça-feira, janeiro 19, 2010

Poesia em movimento incerto

Com a devida vénia e agradecimento por um momento agradável, aqui fica o vídeo mais poético desta semana, colocado no blog O Homem que Sabia Demasiado.


segunda-feira, janeiro 18, 2010

Cicatrizando - TMG, 22 de Janeiro


Aqui está uma proposta muito interessante, mais uma!, para um fim de dia que se potencia como húmido e depressivo. No Teatro Municipal da Guarda, Américo Rodrigues apresentará o seu último trabalho discográfico. Dizem as "más línguas" que será, no mínimo, uma noite diferente. Acrescento eu: Bem ao jeito do Américo!

A não perder, no Café Concerto, a partir das 22 horas.

Estamos todos convidados!

domingo, janeiro 17, 2010

Semana de Manuel António Pina

Não é todos os dias que um homem com raízes na cidade da Guarda é homenageado por essa mesma cidade. Estranho? Sim e Não! Por vezes, o orgulho, com que vestimos as nossas vestes domingueiras, impede-nos de reparar em quem tem levado com esforço e dedicação o nome da cidade e do distrito até ao topo da cultura das letras portuguesas. Volto a frisar algo que já referi uma vez sem qualquer negativismo associado: gostemos muito ou pouco do trabalho que tem sido ESCRITO pelos "nossos escritores", temos de saber reconhecer toda a sua riqueza. Lembrem-se que a literatura é mais do que invejas! A literatura é vida, lá, no espaço da fruição estética.
A actividade que honra este nosso escritor é meritória e vem a tempo, pois as homenagens não se devem unicamente promover no frio de uma ausência.
Sigam as actividades, ouçam as palavras, leiam as poesias, vejam as peças e acompanhem criticamente o seminário!
Participem! Eu farei o meu papel, lá na Escola!

Vejam, detalhadamente, a programação aqui.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Dr. House - série 6



Adoro séries! Bem... adoro algumas séries que considero boas e capazes de me ensinar alguma coisa. Nem todas o fazem completamente, mas a maior parte das que eu escolho fazem-no perfeitamente. Ora bem, acabo de ver o segundo episódio daquilo a que posso chamar "O episódio do Eu (House) no Manicómio". Sim! É um episódio bipartido em dois e que revela a humanização do intragável médico arrogante. O que me ensinou? Até as árvores mais altas caem... com o seu total acordo.
Se se mantiver assim, vem de lá uma fantástica série!

domingo, janeiro 10, 2010

Vale a pena...

Aqui, por Famalicão. Hoje estou proibido de sair, porque o tempo assim o quer.


Ciclo Manuel António Pina




Nem que seja para conhecer um pouco da obra deste autor nosso conterrâneo, aqui fica uma excelente sugestão literária a decorrer nas próximas semanas, no TMG.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

2010... Mesmas expectativas de sempre?

Não há um conjunto de desejos que seja sempre comum a cada passagem de ano, mas podemos encontrar um conjunto de sentimentos que são invocados em todas as mensagens de bom ano novo: a sorte, a esperança, a saúde. Todos eles são indícios de uma vontade efectiva de boa realização pessoal no futuro ano que se apresenta. E que futuro ano é este? Que novas surpresas trará a quem já teve de tudo um pouco? Quais serão as repetições que nos esperam? Quais serão os encontros que nos estão guardados? Logo o saberemos!
Para amanhã, desejo apenas que o vivam intensamente e que o existam em toda a vossa plenitude. Sejam o que quiserem, mas de forma coerente e clara. Sejam meus inimigos coerentemente, não sejam mesquinhos. Sejam pessoas, não sejam alimárias. Sejam um antagonista em condições, não gosto de pregar a pedras!
Bom ano!