domingo, setembro 27, 2009

O estado do governo

Acompanhei com isenção q.b. a campanha das eleições legislativas. Chegados agora ao resultado e à mais do que previsível formação de um Governo, deixo aqui uma pergunta que me tem "atasanado" (leia-se: ocupado) a mente:
.
Se o Estado, José, quer modernidade, alta velocidade, desenvolvimento, melhor educação, melhor saúde, melhores condições de vida, diz-me lá o que vai fazer o Governo para dar isso ao Estado?
.
É que isto de fazer dos eleitores "espectadores participativos" nos desejos de um Governo fictício é mera propaganda e agora quero saber o que realmente o Governo vai fazer.
.
Deixo ainda um pequeno reparo: não devemos enganar o inculto, devemos, sim, educá-lo!

segunda-feira, setembro 14, 2009

10 000 dias

Hoje, caso a aplicação que me dá esta contagem esteja a fazer um bom trabalho, celebro dez mil dias de vida! Sendo um número bem redondo, apeteceu-me partilhá-lo com os que me lêem.
.
Parabéns a mim!

sexta-feira, setembro 11, 2009

A minha tardia homenagem ao Professor Bonito Perfeito

Fugiu-me, ou terei fugido eu, das leituras jornalísticas semanais, na semana em que terminou o passado mês de Agosto, um dos textos que merece destaque pela sua admirável honestidade e intensa dolência, para além da fluidez do discurso e da capacidade expositiva que aprendi a admirar e a fruir.
.
Eu não conheci o Dr. Bonito Perfeito pessoalmente. Conheci, através do Professor Honorato Esteves (meu familiar) e do Professor António José Dias de Almeida (meu Mestre e considerado amigo), o seu currículo de exemplo e a sua estatura moral e intelectual fora de série. Foi através deles que o seu nome (aparentemente hiperbólico) ganhou uma dimensão terrena e uma profusão corpórea. Atrás da sua (deles) admiração pelo "seu Professor", encaminhei-me a alguns dos seus artigos publicados na Revista Praça Velha. Não me espantei ou torci o "sobrolho". Li um dos seus textos sobre Virgílio Ferreira e Ovídio. A mistura entre seres tão díspares, no tempo, e, para o Professor Bonito Perfeito, tão próximos na capacidade de exporem aos seus contemporâneos obras de valor excepcional. Se eu tinha dúvidas, de adolescente à descoberta de autores valiosos, sobre o valor e a arte de Virgílio Ferreira, a partir das palavras limadas e sabedoras deste Professor "embebedei-me psicologicamente", noites dentro, com a leitura atenta e reflexiva de todos os livros (faltavam-me quatro ou cinco), que tinha à minha disposição e que entretanto ía comprando, daquele que me ensinou, realmente, a olhar para o ser humano enquanto homem e não enquanto máquina.
.
O Professor Bonito Perfeito não foi meu professor. O Professor António José Dias de Almeida foi meu professor e é, neste momento, um dos modelos que sigo na minha profissão como Professor. Não conheci Virgílio Ferreira, mas leio no elogio da vida (texto que vos aconselho de seguida) toda a capacidade aglutinadora do homem enquanto ser capaz de influenciar vidas tão distantes.
.
Aconselho vivamente a leitura deste texto belíssimo e agradeço a oportunidade concedida pelo Professor "Tó Zé" (como o aprendi a conhecer, carinhosamente, desde a minha infância) de nos permitir uma entrada no seu mundo de recordações pessoais.

sábado, setembro 05, 2009

Leiam o meu "mau feitio"!

Pelos vistos a capacidade de análise da podridão de que muitos parasitas fazem parte é apelidada de "mau feitio".
Ainda bem, então, que tenho "mau feitio". Ainda bem então que, caso me reconheçam isso, eu não os tenho como amigos, pois quem me conhece vos poderá dizer o contrário. Ainda bem que confundem determinação e participação cívica com mau feitio, visto que, sei-o, isso vos terá já garantido um qualquer trabalhito ou uns trocos "a mais no bolso".
Sabem uma coisa, o meu "mau feitio" é óptimo para vos ter no sítio onde vos tenho e para o qual nem me preocupo em olhar.
Tenho pena que a inveja vos tolde a vista e vos faça barafustar e calcorrear maneiras de fazer figura. Ou como alguém uma vez disse: "não é o dinheiro, são os contactos"!
Ainda bem que tenho "mau feitio"! Isso ajuda-me a não enganar quem comigo conta! Ajuda-me a ser fiel aos meus princípios! Ajuda-me a andar de cabeça erguida!
Eu sou apenas um cidadão que se preocupa com "o futuro da nossa terra" e com o futuro de filhos alheios. Eu sou apenas um Homem que se recusa a fazer parte da "fantochada" que alguém manuseia habilmente(?)! Eu sou apenas um habitante que olha para a sua Aldeia e a vê com a "corda ao pescoço"! Eu sou apenas um Bombeiro que está preocupado com o futuro dos homens da corporação a que pertence e com a própria corporação! Eu sou apenas um Professor que se preocupa com os alunos e que pretende que eles sejam melhores do que quem me apelida de ter mau feitio!
É verdade! Tenho "mau feitio" e tenham a certeza de que vou continuar a tê-lo durante muitos anos com as pessoas que se acham capazes de tudo só por terem um "amigo", um "primo", um "padrinho", um "compadrio" ou um qualquer "clube" que lhes alimenta as vontades balofas!
Podem ter a certeza de que vou continuar, em Famalicão ou fora dela, a bater-me e a bater-lhes pelas decisões caseirinhas e pelas políticas de íntima amizade.
Fico, ainda, muito contente por saber que há pessoas que lêem o que eu escrevo. Fico contente por saber que há pessoas que percebem o que eu escrevo. Fico satisfeito por saber que há pessoas que, muito possivelmente ou quase de certeza, vão ter um contacto próximo comigo e que não fazem ideia daquilo que escrevem. Fico muito satisfeito por saber que, apesar de anónimos idiotas, já pensam e escrevem sobre mim.
Pobres daqueles que vivem no anonimato e por aí se alimentam rastejando aos pés de "gigantes monstros quixotescos"!