E se na aparência física o homem até parece ser competente, na abertura da boca já não se pode dizer o mesmo. Pelo menos nesta última aparição televisiva. Ou o senhor homónimo da Vila Alentejana não sabe o que quer dizer coerência ou anda a faltar muito às reuniões onde ele próprio define e regulamenta o que se deve passar nas escolas. Pois bem, ao que parecia ontem e deixou de parecer hoje e deverá voltar a ter outro parecer amanhã, o senhor Ministro disse numa entrevista à RTP (que agora parece estar a regressar ao papel de televisão do regime) que haveria um apoio extra para alunos que tiveram dificuldades neste início de ano. Não faço ideia, dadas as múltiplas leituras que já foram apresentadas, de que horas de apoio falam, se resultam de novas contratações ou do escalonamento dos tais professores efectivos com horário zero, mas fiquei muito, muito sensibilizado com algumas palavras daquele que tem um nome que mistura duas figuras históricas extremamente importantes do nosso país. Quase, quase no fim da reportagem que está nesta ligação (ver aqui), o senhor Engenheiro diz qualquer coisa deste tipo: "Os alunos não têm todos os mesmos ritmos de aprendizagem!" E, voilá!, eu fiquei para aqui a dar voltas e a tentar perceber que tipo de lógica escondida haverá por ali. "Deve ser engenharia criativa", pensei eu. E perguntei-me: "Se os alunos não têm todos os mesmos ritmos de aprendizagem, o facto de colocarmos uma média de trinta alunos por turma significa que haverá trinta ritmos diferentes para um único professor acompanhar durante a mesma hora. Certo? Mas isso não é o contrário do aconselhável para a obtenção de um ensino de qualidade?" E concluí: "Ok! Então isto tudo está um pouco confuso e o resultado não vai agradar a ninguém, pois não?"
Confusos? Eu também!
Sem comentários:
Enviar um comentário