sexta-feira, abril 15, 2016

22 de Abril em Gouveia: "Em Nome De Vergílio Ferreira" - Sarau Cultural






 

22 de Abril (sexta-feira), pelas 21h, no Teatro-Cine de Gouveia

O Instituto de Gouveia irá, à imagem de outros anos, realizar o seu Sarau Cultural. Este perseguirá o objectivo de ser uma mostra de saberes adquiridos ao longo do ano por todos os alunos, espalhados por variadíssimas disciplinas: Literatura, Teatro, Dança, Música, Imagem.
O centro de abordagem deste ano do Sarau, que se vislumbra desde logo no título atribuído – Em Nome De Vergílio Ferreira -, é o escritor e pensador Vergílio Ferreira, cujo centenário a cidade de Gouveia está a celebrar durante o ano de 2016. É, pois, uma obrigação revisitar a obra deste autor natural do concelho de Gouveia, sempre pretendendo, acima de tudo, que os participantes no Sarau e o próprio público (que a ele possa assistir) se sintam tentados a conhecer (mais) um dos seus conterrâneos que se imortalizou através da Literatura.  

quarta-feira, abril 13, 2016

CalaFrio apresenta "Diário de um louco" - 21, 22 e 23 de abril, pelas 21.30 horas, no Teatro Municipal da Guarda



O Teatro do CalaFrio estreia no dia 21 de abril, pelas 21.30 horas, no Teatro Municipal da Guarda, a sua nova produção: Diário de um louco, de Nicolai Gogol. Esta é a quarta produção do Teatro do Calafrio, depois de apresentar textos de Kafka, Tchekhov e Melville.

Sessões nos dias 21, 22 e 23 de abril, pelas 21.30 horas no Teatro Municipal da Guarda.

Teatro do CalaFrio
apresenta
"Diário de um louco" de Nikolai Gógol

Encenação: Américo Rodrigues
Dramaturgia: Américo Rodrigues e Luciano Amarelo
Interpretação: Luciano Amarelo (Aksénti Ivánovitch)
                             Élia Fernandes (Mavra)

Música original (piano ao vivo): Élia Fernandes

Desenho de luz: José Neves

Operação de luz: João Paulo Neves
Fotos de cena, teaser e apoio técnico: Alexandre Costa

Produção: Calafrio- Associação Cultural


SINOPSE

"(...) O herói, o eterno funcionário miserável de Gógol, assume em Diário de Um Louco, apesar e, talvez, por causa do delírio psicótico em que... se refugia, contornos muito humanos e comoventes. Como sempre, a arte gogoliana de misturar o real e o fantástico, o normal e o patológico, o razoável e o delírio, imperam em Diário de Um Louco, a ponto de o leitor se sentir desconfortavelmente a assistir ao sofrimento de um ser humano a quem a identidade se vai estilhaçando com a rapidez e a intensidade de um pequeno conto.
Filipe Guerra

"(...) Eis Diário de Um Louco, sonho monstruoso, grotesco, estranho e caprichoso do artista, brincadeira bondosa sobre a vida e o homem, sobre o homem miserável e a vida miserável (…) mas ainda estamos a rir-nos do desgraçado simplório e já o nosso riso se dilui na amargura (…)"
Vissarion Belínski


O AUTOR

Gogol: "Escritor russo nascido a 31 de março de 1809, em Mirgorod, na Ucrânia. Aos 19 anos instalou-se em Sampetersburgo, tentando seguir uma carreira literária e conseguindo apenas um posto de funcionário e, depois, de professor de História. Escreve contos baseados nas recordações da Ucrânia e reúne-os sob o título de Os Serões na Herdade perto de Dikanka (1831). Estas narrativas acumulam personagens e situações cómicas, detalhes realistas e ingénuos, e trazem rapidamente a celebridade ao autor. Continua com Mirgorod (que inclui uma curta primeira versão de Tarass Bulba) e Arabescos (1835). A novela O Capote, que Dostoievski considera estar na origem do romance russo, foi publicada em 1842. A peça O Inspetor Geral satirizava a burocracia corrupta da época, o que veio a provocar grande controvérsia. Gogol parte em viagem e durante esse período (1836-48) inicia Almas Mortas (1842), uma sátira realista, que mais uma vez gera polémica. Procura explicar-se em Trechos da Correspondência com os Amigos (1847), revelando afinal um espírito conservador, o que vai ser totalmente incompreendido pela geração que o via como um pioneiro de um tempo novo. Entretanto abandona-se a uma crise espiritual que o conduz à renúncia e ao ascetismo. Morre a 4 de março de 1852, pouco tempo depois de ter queimado a segunda parte de Almas Mortas. Considerado um precursor do romance realista na Rússia, a sua obra atinge igualmente o domínio do poético, do lírico, do fantástico e do irracional."



DEDICATÓRIA

Há 50 anos Jacinto Ramos estreava "Diário de um louco" em Portugal, numa encenação de Jorge Listopad com música original de Jorge Peixinho.
Teatro do Calafrio dedica a sua montagem de "Diário de um louco" ao grande actor português Jacinto Ramos (que era originário de Trancoso).


sexta-feira, março 18, 2016

um outro fim





Título: um outro fim
Autor: Daniel António Neto Rocha
30 páginas

Dimensão: 15x10

100 exemplares
Design de capa: Edgar Silva
Fotografia de capa: Jos van den Hoogen
Revisão: Eunice Lopes


Preço: 4 euros 

(envio por correio acresce 0,50 euro)

Pré-Reserva ou Reserva disponíveis através do endereço: silenciosasdiscussoes@gmail.com 

Envio a partir do dia 30 de Abril de 2016 

Informações sobre o lançamento e apresentação em breve

een andere afloop

(capa)
Restam 2 (dois) exemplares.  

Título: een andere afloop
Autor: Daniel António Neto Rocha
Tradutor para o Holandês: Jos van den Hoogen
 48 páginas

Dimensão: 23,5 cm x 15,5 cm

34 exemplares únicos
com texto em português e em neerlandês
numerados e assinados pelo autor
com pintura individual e assinatura do pintor e tradutor
e
1 (uma) de 34 fotografias únicas de Alexandre Costa, Pedro Carvalho e Ricardo Marta a acompanhar cada exemplar, assinadas e numeradas pelos autores

Entregue dentro de uma caixa de arrumação e preservação do livro e demais conteúdo.

Preço: 20 euros 

(inclui oferta de 1 (um) exemplar de "um outro fim"; envio por correio acresce 1 euro)


Compra disponível através do endereço: silenciosasdiscussoes@gmail.com 

segunda-feira, março 14, 2016

Dia 21 de Março: Dia Mundial da Poesia



A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço comemora o "Dia Mundial da Poesia", dia 21 de março, às 21h30, com um encontro de poetas da cidade.
Trata-se de um momento de leitura de poemas pelos autores e de uma conversa, conduzida por Joaquim Igreja, sobre a poesia e a criação literária.
O encontro está marcado para as 21h30 do dia 21 de março, e contará com a participação dos poetas Daniel Rocha, José Monteiro, Américo Rodrigues, António Godinho, Susana Celina, João Rebocho, João Mendes Rosa, António Sá Rodrigues, Susana Campos, Alexandre Gonçalves, Ana Monteiro e Maria Afonso, entre outros.
Associe-se a esta comemoração!

Dia 19 na BMEL: primeira edição CalaFrio


Dia 19 de março, 16 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
Lançamento da nossa primeira edição:
 
Poemas e outros poemas
de Pedro Dias de Almeida

Design de Catarina da Silva

Apresentação por José Gomes Pinto

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Contradizer_14 no dia 19, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque



Calafrio, associação cultural baseada na Guarda, continua a promover o ciclo Contradizer, uma iniciativa cultural, artística e de cidadania.
A sessão 14 realiza-se no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 21.30 horas e é dedicada a Vergílio Ferreira, assinalando os 100 anos do seu nascimento.
A actividade decorre, precisamente, na biblioteca escolar Vergílio Ferreira da Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Do programa consta a apresentação da (auto) biografia de Vergílio Ferreira, por Eunice Lopes;  a leitura de excertos de "Carta ao futuro", "Escrever" e "Pensar", por António José Dias de Almeida, Daniel Rocha e Suzete Marques;música por Sara Mata (violino); e a leitura dos poemas de Vergílio Ferreira por Américo Rodrigues, acompanhado por Rogério Pires (guitarra) e Alexandre Costa (fotografias).

Vergílio Ferreira nasceu em Melo (Gouveia- Guarda). Frequentou o Liceu da Guarda durante dois anos.  O "liceu" é agora a Escola Secundária Afonso de Albuquerque, onde esta sessão do Contradizer se realiza.
Entrada livre.

terça-feira, dezembro 22, 2015

Contradizer_13 no Café Concerto do TMG (Guarda) no dia 26 de dezembro, às 16 horas.

 

A Calafrio- Associação Cultural, baseada na cidade da Guarda, vai promover a última sessão do ciclo Contradizer de 2015. A iniciativa decorre no dia 26 de dezembro a partir das 16 horas no Café Concerto do Tmg, com entrada livre. A décima terceira sessão de Contradizer é constituída por intervenções de Vasco Queiroz, José Neves, Américo Rodrigues, Daniel Rocha, José Teixeira, Cristina Fernandes, Norberto Rodrigues, Pedro Dias de Almeida, Rogério Pires, Patrícia André e Dominique Phillot. Realizar-se-ão 11 acções nas áreas da poesia, conto, cidadania, história de arte, musicologia, música e cinema.

Dominique Phillot é o convidado especial desta sessão. Dominique Phillot é guitarrista. 

Daniel Rocha vai ler conto "O maior triunfo" de Fernando Pessoa. Daniel Rocha é professor, poeta e encenador.

Pedro Dias de Almeida lerá excertos de Caminhada, do Henry David Thoreau. PDA é jornalista, poeta e dj.

Norberto Rodrigues apresentará "Amor é a vida" - as " poesias" de Patxi Andion". Norberto Rodrigues é sociólogo.

Américo Rodrigues dirá "Discurso sobre um filha da puta" de Alberto Pimenta. Américo Rodrigues é poeta e encenador.

Patrícia André apresentará "Cinza" de Micael Espinha. Patrícia André é produtora de cinema.

José Neves apresentará "No news is good news", trabalho final que dirigiu no âmbito do Mestrado em Teatro da Universidade de Évora. "Um trabalho de dramaturgia do som, cruzando linguagens e experimentação a partir de textos de jornal e temas da actualidade". José Neves é actor e encenador.

Rogério Pires vai apresentar temas do seu primeiro disco a solo. Rogério Pires é guitarrista.

Vasco Queiroz apresentará "10 minutos de cepticismo", divulgação do cepticismo como ferramenta essencial para compreensão do mundo. Vasco Queiroz é médico.

Cristina Fernandes abordará o tema "Luiz Calixto da Costa e Faria (1679 - 1759), um poeta e libretista de cantatas, zarzulelas e vilancicos nascido na Guarda". Cristina Fernandes é professora, musicóloga e crítica de musica do jornal Público.

José Teixeira falará "Acerca da depreciação e deslocalização de D. Sancho I". Uma palestra sobre as vicissitudes menos conhecidas da edificação da estátua até à deslocalização da mesma, na Guarda. José Teixeira é professor na ESBAL e escultor.

segunda-feira, dezembro 21, 2015

Mercado de Natal, em Belmonte, no dia 23/12



Quarta-feira, dia 23, estou no Mercado de Natal, em Belmonte, para ler um conto e mostrar alguns dos meus livros. Às 17horas!
Vejo-vos por lá!

sexta-feira, dezembro 11, 2015

"Bartleby", pelo Teatro do CalaFrio, estreia no dia 17 de Dezembro



Estreia no Teatro Municipal da Guarda, nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro, 21h3o

Teatro do Calafrio
apresenta

Bartleby

- baseado em "Bartleby, o Escrivão, uma História de Wall Street", de Herman Melville
Adaptação de Pedro Dias de Almeida
Encenação de Américo Rodrigues
Interpretação de Valdemar Santos e Vasco Queiroz, Daniel Rocha e Américo Rodrigues
Música de Miguel Cordeiro
Luz de José Neves
Imagens fotográficas de Alexandre Costa

Operação de som e luz de João Paulo Neves
Fotos de cena de Xano Costa
Cartaz de Pumukill


A seguir aos espectáculos realizam-se encontros com o público:
- Dia 17 com actores e encenador
- Dia 18 com António Bento (Ubi)
- Dia 19 com adaptador do texto Pedro Dias de Almeida



Não deixa de ser irónico que Bartleby, personagem criada por Herman Melville em 1853, tenha alimentado tantos textos e reflexões de grandes pensadores até aos dias de hoje. Este herói da inacção – ou, decididamente, um exemplo radical de anti-herói – que a tudo responde com a frase «preferia não o fazer» («I would prefer not to») sem nunca abandonar uma profunda indiferença e impassibilidade perante o que o rodeia foi intrigando e encantando geração após geração e chega aos labirintos do século XXI com perfeita actualidade, obrigando-nos a questionar as bases de uma modernidade que ainda hoje ilumina os nossos dias.
A história de Bartleby é-nos contada pelo advogado sereno e «pouco ambicioso» que o contrata como escrivão no seu escritório na Wall Street, em Nova Iorque. Relutantemente, mesmo sem perceber muito bem porquê, ele torna-se cúmplice da inacção de Bartleby, tolerando até ao fim todas as suas injustificadas recusas. É este um «livro triste e verdadeiro onde se mostra que a inutilidade essencial é uma das quotidianas ironias do universo», como escreveu Jorge Luís Borges, ou um «texto violentamente cómico» que «não pretende ser símbolo de nada», como defendeu Gilles Deleuze? É Bartleby um «novo Messias» - como defende Giorgio Agamben - que «não vem, como Jesus, para redimir o que aconteceu mas para salvar o que não aconteceu»?
Levar a inacção fundamentalista de Bartleby para um palco de teatro é um risco e um desafio. Esta não é a primeira vez que isso acontece. O dramaturgo espanhol José Sanchis Sinistierra fez, em 1989, uma adaptação dramatúrgica da obra do escritor norte-americano e, em Portugal, os Artistas Unidos estrearam, em 2001, História do Escrivão Bartleby, com texto de Francisco Luís Parreira e encenação de João Meireles, recriando livremente diálogos e personagens. Nesta adaptação procurámos ser muito fiéis às palavras de Melville e ao modo como, literariamente, ele apresentou Bartleby ao mundo, contribuindo, como sublinhou Deleuze, para criar um arquipélago onde também podemos encontrar os nomes de Kleist, Dostoievski, Kafka ou Beckett.

Pedro Dias de Almeida




BARTLEBY E A RESPONSABILIDADE

O Escrivão Bartleby: Uma História de Wall Street, é um dos relatos mais estranhos da história da assim chamada «literatura ocidental»; e continuará decerto a sê-lo numa época aparentemente tão auto-suficiente e tão auto-explicativa quanto a nossa. Não deve, portanto, surpreender-nos que aos olhos do mundo literário americano do século XIX o relato de Herman Melville possa ter surgido como uma autêntica extravagância. A crítica coeva ficou perplexa diante de uma obra imediatamente apodada de absurda e incompreensível. Sintomaticamente, tanto uma interpretação literal como uma interpretação simbólica deste conto pareciam - ontem como hoje - desembocar num beco sem saída: ora se via em Bartleby uma impossível charada; ora se a considerava uma obra de conteúdo profundo e enigmático.
Na verdade, este conto de Melville contém algumas das expressões mais célebres daquilo a que, por pura comodidade ou simples preguiça, costumamos chamar «literatura». Trata-se das locuções repetidamente empregues por Bartleby, o pálido e espectral copista, para, aparentemente, declinar as suas obrigações profissionais. Em primeiro lugar, «I would prefer not to» («Preferiria não o fazer»); depois, uma vezes como complemento outras como simples defesa, «I want nothing to say to you» («Não tenho nada a dizer-lhe»). O que significa esta declinatória? Significa, em primeiro lugar, que Bartleby reclama o direito a estar calado, o direito a nada dizer, significa, em suma, que Bartleby prefere não ser interpretado, que prefere não ser julgado. Com efeito, quem, como Bartleby, prefere não ser interpretado, quem prefere não ser compreendido, quem se apresenta como alguém sem personalidade, incompreensível, ininterpretável, sem história e sem biografia, sem privacidade e sem povo, quem, como os prisioneiros de guerra, se nega a dizer mais do que o seu nome, quem, como Bartleby, procura defender-se de toda a interpretação, quem se recusa a tomar parte no show, quem resiste a identificar-se e a apresentar a sua pequena história pessoal, a pequena mentira que o pode tornar tolerável junto dos seus semelhantes, esse tenderá quase sempre a ser considerado suspeito e culpado, pois o seu silêncio já só pode ser entendido como uma declinatória que delata a paródia imunda em que se converteram a palavra e a justiça.
Neste conto de Herman Melville é-nos dito que a sua personagem central, o escrivão Bartleby, preferiria não responder às perguntas que o seu patrão, um advogado de Wall Street, constantemente lhe endereça. Bartleby preferiria preservar o direito a estar calado, activando o direito a não responder. Bartleby, em suma, preferiria não se responsabilizar pelas respostas, preferiria não responder por elas. Todavia, com as suas singulares respostas, Bartleby procurou suspender, separar, cindir o responder a e o responder por. Assim, sempre que Bartleby responde a não responde por; sempre que Bartleby responde a uma pergunta não se responsabiliza pela resposta que dá a essa pergunta. Eis, em suma, a singular responsabilidade de Bartleby…
Dado o carácter irrespondível das perguntas que lhe são endereçadas, Bartleby prefere não responder pelas respostas que dá a essas perguntas. Ou antes, Bartleby responde-lhes, mas com a condição de que as suas respostas sejam sempre enunciadas no tempo condicional do verbo: «I would prefer to give no answer» («Preferiria não ter de responder»). Tendo em conta que Bartleby só raramente fala, e que, sempre que o faz, é fundamentalmente para declinar a obrigatoriedade de responder às perguntas que lhe fazem, podemos eventualmente presumir que a estranha repetição da locução toma o aspecto de uma conjura, mas - e aqui se joga algo decisivo - nunca num sentido meramente afirmativo. Dado o carácter condicionado e condicional das suas respostas, que condicionam, por seu turno, o reatar de novas perguntas por parte do advogado, poder-se-ia aqui falar de uma idiossincrática inversão do «abre-te sésamo». Mas se Bartleby carece inteiramente de um sentido normativo de responsabilidade, precisamente porque mesmo quando responde ele deixa claro que preferiria não o fazer, com a sua preferência negativa obriga sempre os outros a uma decisão moral: ora injuriando-o, ora acolhendo-o, ora ignorando-o, ora magoando-o, ora cuidando dele, ora aborrecendo-o. É, de resto, quase sempre sob um destes modos que ocorre a relação que vincula o advogado e os seus empregados a Bartleby.
Inútil, portanto, continuarmos a perguntar: "Quem és tu, Bartleby? De onde vens? E o que queres de nós? Responde-nos, por favor!
"
António Bento

terça-feira, novembro 24, 2015

Dia 29 de Novembro "O Bem e o Mal" está em Gouveia





O Teatro do Imaginário (Grupo de Amigos do Manigoto) vai apresentar a peça "O Bem e o Mal", a minha adaptação para teatro do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, no próximo Domingo (dia 29), pelas 21h30, no Auditório do Escola Velha, em Gouveia.

Venham ver!



(Download da informação AQUI)



O Bem e o Mal

de Camilo Castelo Branco



Teatro do Imaginário



A nova peça do Teatro do Imaginário, a adaptação por Daniel António Neto Rocha do romance de Camilo Castelo Branco “O Bem e o Mal”, pretende celebrar em 2015 os 190 anos do nascimento deste grande nome das letras portuguesas.

A peça “O Bem e o Mal” surgiu do desafio que o Município de Pinhel fez a este grupo de teatro do seu concelho, após a inauguração do monumento que este município dedicou ao grande autor português por ocasião das celebrações dos 150 anos deste romance dedicado a Pinhel e às suas gentes. O Grupo de Amigos do Manigoto e o Município de Pinhel associaram-se então numa produção conjunta que irá agora percorrer o país.

A estreia aconteceu no dia 6 de Dezembro no Cine-Teatro São Luís, em Pinhel, tendo havido outra representação no dia 7 de Dezembro no mesmo local. Ambas com lotação esgotada.

Um reportagem televisiva da estreia pode ser vista na seguinte ligação: http://videos.sapo.pt/EcBIrolz6sKPKFF7vp1Z

 
Sinopse

“O Bem e o Mal” é uma história de encontros nas terras fidalgas de Pinhel no século XIX. Inicialmente, no centro da acção está Ladislau Tibério Militão, descendente directo de um ramo de santidade e de dedicação à Igreja, que encontrará a sua vocação nos olhos de Peregrina. Este encontro desenrolará, então, um conjunto de conflitos geracionais com um final inesperado. (duração aproximada - 1 hora)   





Ficha Técnica
Adaptação dramatúrgica e encenação: Daniel António Neto Rocha  /  Interpretação: Fernanda Fernandes, Daniel Ferreira, Raquel Castelo, José Ferreira, Ana Mesquita, Sofia Paulino, Diogo Paulino, Diogo Cerdeira, Bernardo Cerdeira, Maria Luísa Mesquita, Maria Gonçalves e Daniel Rocha  /  Desenho de luz e luminotecnia: António Freixo  /  Operação de som: Roberto Gama  /  Figurinos: Fátima Ferreira  /  Vídeo: Nuno Martins  /  Crianças no vídeo: Matilde Marques e Eduardo Silva  /  Fotografia: Arménio Bernardo  /  Co-produção: Município de Pinhel e Grupo de Amigos do Manigoto


 
Condições de Contratação e mais Informações

Contactar

José Martins Ferreira - teatrodoimaginario@gmail.com