sexta-feira, janeiro 31, 2014

A viagem de "O convento" começou com uns dias de antecedência






Não quiseram esperar pelo fim-de-semana. Alguns exemplares do opúsculo "O convento" seguiram já hoje viagem pelo correio. Que sejam bem recebidos e que a leitura seja aprazível!
Durante o fim-de-semana penso entregar "em mão" mais alguns devidamente reservados! Veja as condições de acesso ao conto aqui!



quarta-feira, janeiro 29, 2014

"O Convento" chegou para seguir viagem


Chegou e está pronto para seguir viagem!

Se ainda não fez a encomenda, mas quer fazer, leia aqui as condições!

Sim, pela poesia tudo... mas pela da vida!

Leia a notícia: 


Uma discussão entre dois russos sobre os méritos da poesia e da prosa acabou com um deles, um antigo professor, a matar o amigo à facada, disseram hoje investigadores.
Os dois amigos estavam a beber na cidade de Irbit, nos montes Urais, quando começaram a discutir literatura, «sobre qual dos géneros literários, poesia ou prosa, é mais significativo», de acordo com uma declaração dos investigadores da região de Sverdlovsk.
«O anfitrião insistiu que a verdadeira literatura era a prosa, enquanto o convidado, um antigo professor, defendeu a poesia», acrescentaram.
«A discussão literária tornou-se rapidamente num conflito e o amante de poesia, de 53 anos, matou o oponente à facada», disseram os investigadores. O antigo professor, que se escondeu em casa de um amigo, foi detido mais tarde.
Em setembro passado, uma discussão entre dois amigos, na cidade de Rostov-on-Don, sobre qual dos dois gostava mais do filósofo alemão Immanuel Kant, acabou com um deles a alvejar o outro na cabeça. A vítima sobreviveu. 

(Fonte: TSF)


A notícia pode ser reduzida a esta frase "a poesia mata". E mata mesmo, metaforicamente exercitando, mas neste exemplo vemos que isso mudou. Claro que não foi a poesia, mas é mais poético que assim se diga.
Claro que é destes abusos humanos, condensados num tamanho "absurdo", que a vida se faz e tantas e tantas vezes se desfaz. 
A pergunta, no entanto, impõe-se: precisamos de hostilizar tudo e extremar a mesma parte até a corda partir? 
Este é um dos meus pensamentos contínuos e, para meu bem, sou incapaz de partir uma corda que não se quer partir. E agradeço por isso todos os dias! Gosto das pessoas e adoro os meus amigos, talvez só eu os adore, e não haja o reverso, mas não me chateio por isso.
Estes dias vão ser terríveis... Padeço do mal de pensar demasiado!

terça-feira, janeiro 28, 2014

Até um dia destes, Francisco!


Não consigo escrever nada... Talvez amanhã ou noutro dia consiga descrever um pouco de tudo aquilo que foram muitos anos de convivência, com muitos anos bons e alguns de alguma perturbação. Penso que aprendemos muito os dois, um com o outro, mas eu aprendi mais com ele. Somos amigos e vamos continuar a sê-lo, pois para mim nada se acaba, continuando de alguma forma. Acredito nisso e sei que vamos conseguir manter tudo aquilo que iniciámos juntos, porque só assim vamos conseguir honrar quem connosco caminha, mesmo que em pensamento! Amanhã caminharemos juntos!

Pensalamentos #202 - sina

correr
contra o tempo
ofegante e...

tudo fica parado
envolto na negra sina
que um dia
ignorantes
aceitámos dos deuses
ou dos seus representantes

continuar...

sexta-feira, janeiro 24, 2014

A cultura pela Guarda? Para já quase tudo na mesma.

E se há algum tipo de consolo que pode vir de más decisões, hoje fiquei um pouco mais descansado em relação à Guarda e ao tipo de eventos culturais que por lá ainda vou continuar a encontrar. 
Por um lado, fiquei muito contente por ver surgir o novo Teatro do Calafrio (o Américo Rodrigues sempre na linha da frente da criação), projecto que surge do "defeito" principal daquele que foi até Novembro o Director do Teatro Municipal. Ah!, o "defeito" principal é o de ser sempre um criador e um criativo! O que é óptimo! Aposto que vai ser um projecto vencedor e que vai, novamente, encher a cidade de orgulho!
Por outro lado, a agenda do TMG está cá fora e, para já, a continuidade é bem visível e a qualidade também. Pena o número de espectáculos ser inferior e ter de existir a necessidade de optar pela inclusão de cinema e documentários (atenção que eu sou um "adepto" de cinema e de documentários!). É para mim óbvio, já que conheço relativamente bem toda a programação que o TMG sempre apresentou, que existiu uma necessidade de "tapar buracos" através deles. Oxalá não seja sempre assim ou que, pelo menos, possa existir aquilo que o Victor Afonso defende: o debate a partir das visualizações! E chegamos ao Victor Afonso! Este é o novo responsável pela programação, mas não director ou "chefe" (conforme anunciou, agora oficialmente, o vereador da Cultura Victor Amaral). Nesta escolha, óbvia, tendo em conta a exigência de qualidade que todos fazemos, vemos que o novo elenco camarário procurou apaziguar um pouco as águas que ficaram agitadas com a intempestiva (e despropositada) actuação de Álvaro Amaro no processo que moveu contra Américo Rodrigues. Agora, e tendo a tal decisão do Tribunal de Contas como dead line, procurará o executivo uma acalmia que terminará, na minha opinião, com a decisão (comenta-se que contrária aos interesses culturais da cidades - oxalá esteja errado!) de dissolver as empresas municipais. Aí, sim, será percebido o real impacto da visão do executivo na vida cultural da cidade e perceberemos melhor quais são os reais padrões de qualidade e de exigência que Amaro e seus vereadores têm para a cidade.

Qual o futuro? Não sei. Qual a exigência? Não sei. Qual o tipo de proposta que será feita aos criadores? Não sei. Será feita a todos os criadores? Não, isto sei. Haverá comprometimento e favorecimento sem olhar a padrões de qualidade? Sim, sei. O TMG será envolvido nesta onde de "culturite mais política"? Até ver, não. Depois da já célebre (e ainda não anunciada) decisão do Tribunal de Contas haverá uma cidade a olhar para padrões de qualidade ao nível da cultura? Não sei, mas desconfio que não. Haverá "perseguição cultural"? Tenho a certeza que sim! 

terça-feira, janeiro 21, 2014

05. Crónicas Silenciosas – A educação Cratada em Portugal e, agora, também no estrangeiro

Não tenho qualquer fé no futuro! Cultura pelas ruas da amargura. Valores morais completamente apagados da realidade, mais íntima ou mais social. E uma educação, princípio universal para o melhoramento dos homens, de rastos e sem qualquer condição de ser revitalizada. É nisto mesmo que penso por estes dias quando leio, vejo e me apercebo de várias “jogadas” e “jogatanas” que acontecem à vista desarmada e que revelam o que de melhor tem este país: a proximidade de uma fronteira por onde é bom que se fuja enquanto é tempo! Mas vem tudo isto a propósito de uma notícia, espampanante, que leio ainda com alguma dúvida: devo rir ou chorar? Crato, ministro de ocasião (que se espera curta e sem provocar mais danos), revela agora um dos objectivos do seu Ministério: convencer os ingleses a apostar no Português, mandando professores de lá para cá e pagando por isso, de forma a que a nossa língua possa ser implementada em Inglaterra. E a primeira pergunta que eu faço é: mas não houve um corte radical no ensino do Português no estrangeiro que era assegurado pelo Instituto Camões? E a segunda pergunta que faço é: isto tudo é para dar o jeitinho e compor alguma desavença entre o senhor Ministro e os representantes do Ensino Superior em Portugal? A lógica apontada pelo senhor Ministro é, então, enternecedora e baseia-se na “expansão do ensino da língua portuguesa” dada a importância da afirmação do idioma e o benefício que disso podem tirar “os filhos dos emigrantes portugueses” (?). Quer beneficiar os filhos dos emigrantes portugueses? Talvez o senhor Ministro se tenha esquecido que muito deles estão lá, na emigração, por causa das decisões que foram tomadas no país que os rejeitou, mas talvez isso não seja, politicamente, importante. Libertada a fúria, permito-me a acrescentar duas pequenas coisas: primeira, “com papas e bolos se entretêm os tolos”; segunda, a integração das crianças no estrangeiro é essencial que se faça pela aprendizagem da língua do país e não pela criação de guetos linguísticos (como, infelizmente, acontece em Portugal) que não são combatidos pela tutela do ensino. Quanto à segunda afirmação que faço, penso que este incentivo à aprendizagem do Português no estrangeiro para alunos portugueses é uma pequena brincadeira pré-carnavalesca de um ministro que já não sabe mais o que deve inventar dentro de portas para conseguir ser convincente. Eu, na minha pequenez, pediria ao senhor Ministro que não fosse ridículo e deixasse que os outros países tratassem da sua própria Educação, pedindo-lhe de seguida que, se não fosse pedir muito, tratasse também com os princípios que recomenda aos outros da do seu próprio país! 

Moimenta da Serra, 21 de Janeiro de 2013 
Daniel António Neto Rocha

segunda-feira, janeiro 20, 2014

Tarde de fins teatrais

Para início de semana, o que proponho para aqui para estes lados é uma tarde de fins teatrais. Esquemas quase completos, personagens (que se escolhem a elas próprias) escolhidas e palavras a borbulharem de intensidade!
Depois digo como correu!



Pensalamentos #197 - sorriso cansado

julgar os dias
e juntar as horas
descontando a vida

quinta-feira, janeiro 16, 2014

Pensalamentos #195 - correr

correr
em sobressalto
como louco
pelos caminhos
fechados
e impossíveis
ao lado
da vida

Pré-venda: O Convento


O opúsculo O Convento integra um conto, com o mesmo nome do opúsculo, que escrevi a partir da lenda do Convento de Famalicão (para muitos será de Valhelhas). O que fiz foi criar uma história/acção que irá culminar com o levantamento das paredes deste impressionante edifício que, infelizmente, padece de abandono crítico.
O conto O Convento não segue a lenda! Ou melhor, o conto baseia-se na lenda mas vive para além da lenda, podendo, de certa forma, criar alguma discussão sobre as diferenças que o leitor poderá por ali encontrar. Mas uma história é isso mesmo, olhar para lá das paredes da lenda e recriá-la!
É uma história que possui uma linguagem simples e, pelo menos tentei, clara para todos.
O opúsculo, a partir de hoje em pré-venda, possui 32 páginas, tamanho A5 e 100 exemplares assinados. Estará disponível para entrega no final de Janeiro. O preço em pré-venda é de 5 euros, para quem efectuar a encomenda e o pagamento até ao dia 31 de Janeiro, não havendo custos associados ao envio. 
O envio ocorrerá no dia 3 de Fevereiro. Após esta data, o opúsculo custará 7 euros.

Para efectuarem a encomenda deverão enviar uma mensagem, com a referência O Convento - Compra no assunto, para o endereço silenciosasdiscussoes@gmail.com . Caso prefiram, também podemos combinar a encomenda por telefone ou presencialmente, mas os dados relativos ao envio e forma de pagamento por transferência terão de ser partilhados através deste endereço email - silenciosasdiscussoes@gmail.com

quarta-feira, janeiro 15, 2014

sábado, janeiro 11, 2014

Trabalhar no arame

É uma das poucas maneiras de hoje em dia se conseguir trabalhar em Portugal: trabalhar no arame! Quem não sabe o que isto é, por estar confortável num determinado lugar ou por não saber o que é ter mesmo de trabalhar, não percebe como é difícil continuar a acreditar num futuro para Portugal. Ter de criar o futuro, perpectivando, empurrando, acreditando e, tantas vezes, falhando sem ter qualquer tipo de proteção mas apenas a exigência da usura e da cobrança, sem rede e sem qualquer garantia de sobrevivência para a família... como se cria produtividade ou confiança num trabalhador ou cidadão quando o que se garante no futuro é que continuarão a pagar ao Estado? 
E lá vem a máxima de Kennedy (o JFK) "Não pergunte o que seu país pode fazer por si, pergunte o que você pode fazer pelo seu país!". Tão habituados à sonoridade e ao protagonismo desta frase, que todos os políticos sabem trautear, os responsáveis por Portugal desenham orçamentos e emitem ordens a exigir que os cidadãos continuem a fazer pelo país aquilo que os "predestinados" ministros e deputados não sabem fazem: carregar o país às costas! E, sim, lá vêm os carregadores da pedra para a construção do convento de Mafra, que Saramago imortalizou no seu Memorial do Convento. É que a exigência ao povo é efectuada de forma desumana, obrigando tantas e tantas vezes à fome e a desesperança. E talvez fosse bom que alguns dos responsáveis políticos deste país, sempre apaparicados por amigalhaços muito bem situados, sentissem na pele algumas destas situações. 
E tudo isto vem a propósito desta sensação terrível de projectos que estamos a desenvolver e onde gastamos energias e dinheiros, e a única sensação que temos do futuro é que, se falharem, estaremos perdidos!   

quinta-feira, janeiro 09, 2014

No comments #5


Puro Design é puro deleite!

https://www.facebook.com/EdgarSilvaES

Em primeiro lugar, o Edgar Silva é um amigo, amigo mesmo, de longos anos. Em segundo e continuando, o Edgar Silva é a cara de um projecto de design extremamente competente e moderno, vanguardista até, que a Guarda tem o privilégio de ter como seu.
E a história do Edgar e da sua relação com o design (do trajecto que conheço bem dele) tem um dia que é um marco e com o qual fiquei, e continuo, completamente convencido das suas capacidades fora do normal: um pequeno concurso de design no Liceu da Guarda. Desde então, é com ele que tenho contado para os desafios de design que se me apresentam. Um dia espero poder dar-lhe um pouco daquilo que já me concedeu, mas isso são outras questões.
São dele a capa do meu primeiro livro de poesia (Refracções em Três Andamentos) e o folheto do Projecto Sérgio Rocha para a campanha "Sabia que os seus actos não matam só árvores?". Em breve, terei outro livro editado com a capa elaborada pelo Edgar, mas ainda não tenho data para o lançamento. E, com toda a certeza, outros projectos haverá que me permitirão usufruir do seu belíssimo trabalho.  
Para já, conheçam o excelente trabalho dele em https://www.facebook.com/EdgarSilvaES , a página do atelier Puro Design no Facebook, e em http://www.purodesign.eu/ , o sítio do atelier.
Eu Gosto!  

Espaço: A Silenciosa Discussão de 2013 de... Pedro Cardoso


O ano 2013 terminou, passou, já não pode ser alterado. Agora pertence à História. Foi um ano marcado por acontecimentos e personalidades que importa destacar. No plano mundial a tomada de posse de Barack Obama para o seu segundo mandato dá tranquilidade ao mundo. Os perigosos e muitas vezes ignorantes extremistas da política americana continuam afastados da presidência dos Estados Unidos da América. A Coreia do Norte com o seu peculiar regime “comunista” de absolutismo monárquico, com o seu jovem líder em fase de cruel afirmação, continua a ser uma ameaça (nuclear) para a comunidade internacional e uma sentença para os seus pobres habitantes. A abdicação do Papa Bento XVI e a eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como Papa Francisco também merece destaque. A novidade de um Papa que quer ser mais coerente e fiel a determinados princípios cristãos é algo que devia fazer reflectir os católicos de todo o mundo. A instabilidade no Norte de África e no Médio Oriente continua (guerra na Síria, golpe de Estado e conflitos no Egipto), apesar do acordo internacional sobre o programa nuclear do Irão trazer alguma esperança de pacificação. Malala Yousafzai, de 16 anos, entre outros prémios recebeu o Prémio Sakharov para os direitos humanos atribuído pelo Parlamento Europeu pela sua coragem e luta em prol da educação das raparigas no Paquistão. A adesão da Croácia à União Europeia, mostra que apesar da crise a construção europeia continua a ser uma referência para muitos países. Algumas personalidades de relevo que faleceram em 2013: a morte de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, que goste-se ou não do estilo e dos objectivos marcou a história da Venezuela; a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Tatcher, uma das artífices e impulsionadora da ordem económica e financeira em que vivemos actualmente; a morte da escritora britânica Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura de 2007; e a morte de Nelson Mandela, uma referência ética para toda a humanidade, herói da luta contra a segregação racial na África do Sul e primeiro presidente a ser eleito democraticamente neste país. 
Em Portugal continuou o empobrecimento colectivo (exceptuando os mais ricos que aumentaram as suas fortunas) e a política de subjugação aos interesses dos bancos internacionais. A crise na coligação governamental, originada pela demissão “irrevogável” e regresso com poderes reforçados de Paulo Portas. A produção regular de leis e medidas declaradas inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional revela um governo que em vez de XIX Governo Constitucional, talvez merecesse ser designado nos livros de História como o I Governo Inconstitucional da Terceira República Portuguesa. Na literatura o falecimento do escritor Urbano Tavares Rodrigues e do poeta António Ramos Rosa são perdas a destacar para a lusofonia. No futebol a selecção portuguesa conseguiu o apuramento para o Mundial 2014 no Brasil, o Futebol Clube do Porto conquistou o tri-campeonato nacional e o Sport Lisboa e Benfica que ao perder mais uma final europeia (sétima derrota consecutiva em finais de competições europeias) ainda não se libertou da maldição Béla Guttmann. 
Na Guarda em ano de eleições autárquicas importa referir a derrota histórica do Partido Socialista que pela primeira vez perdeu a Câmara Municipal da Guarda, a tentativa frustrada de um movimento intitulado “A Guarda Primeiro” se apresentar a eleições e a vitória de uma coligação de direita encabeçada pelo ex-Secretário de Estado da Agricultura de Cavaco Silva e ex-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Álvaro Amaro, que viu a sua candidatura validada pelo Tribunal Constitucional depois de chumbada pelo Tribunal da Guarda. Muito mais podia ser dito mas termino com a interrogação: 2014 novo, vida nova? Será 2014 um ano de importantes transformações tanto individuais como colectivas?
(texto anteriormente publicado no jornal Terras da Beira - 2/1/2014) 
----
Pedro Cardoso é doutorando na Universidade de Lisboa. Olha para a Guarda (de onde é natural) com vontade de a modificar, uma vez que é investigador na área das alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável.

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Finalmente... vi!



Estou ainda a ver, mas finalmente, ironicamente depois da sua morte, posso dizer que vi jogar Eusébio! E mais não digo.

terça-feira, janeiro 07, 2014

Pensalamentos #190 - aos amigos desconhecidos

aos amigos "desconhecidos"


fechados os olhos
ou vendados
ou desviados

mortos os outros

esquecidos os actos
ou escondidos
ou ignorados

mortos os outros

agarrados os interesses
ou comprados
ou vendidos

mortos os outros

apagados os nomes
ou alterados
ou dispensados

mortos os outros

vivem
em rede:
social
virtual
sobrenatural

mortos os outros

sinapse perdida
na irrealidade das
vivências
palavras
verdades

mortos os outros?

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Espaço: A Silenciosa Discussão de 2013 de... Jose van den Hoogen-Mariën


Para nós o ano 2013 foi um ano muito bom. 
Estivemos ocupados com a construção da nossa casa em Portugal. Já estamos reformados e moramos numa aldeia pequena onde toda a gente se conhece. Estou à vontade e os Portugueses dão-me a sensação de ser bem-vinda. São gentis e prestáveis. Foi uma boa decisão mudar para aqui. 
Gosto de todos os dias olhar a natureza bonita e o espaço em volta da nossa casa. Também gosto de morar perto da minha irmã mais jovem. Ela mora em Portugal há 19 anos e ajudou-nos muito. 
Aqui em Portugal há muito burocracia. Tínhamos que preencher muitos papéis para a imigração, para o SNS, para a câmara, para as finanças, para a importação do carro e mais. 
Gosto de aprender o Português e vou toda as semanas às aulas, mas é difícil, na minha idade. 
Em 2013 divertimo-nos nos teatros da Guarda e de Gouveia, com música e arte. São coisas muito importantes para nós, sendo o meu marido pintor e eu escultora. Não chega só trabalhar no campo. O nosso espírito também deve ser estimulado em matéria de arte. 
Por isso desejamos para todos vocês um ano criativo! Para nós desejamos o mesmo e que consigamos ser capazes de prestar ainda mais atenção à arte.  
-----
Jose van den Hoogen-Mariën é uma escultora holandesa que decidiu vir viver para Portugal. É uma apaixonada pela beleza da Serra da Estrela e pela simplicidade das suas gentes. Podem conhecer a sua obra aqui  

sábado, janeiro 04, 2014

Pensalamentos #188 - humanidade

acreditar 
na humanidade
dos homens
e nas suas cambiantes
interesseiras

Pensalamentos #187 - células

julgar intangível
o sonho borbulhante das células
e largar lágrimas
como triste constatação delas

Américo Rodrigues em Coimbra


O Américo Rodrigues vai este Sábado (dia 4) na Livraria Alfarrabista Miguel de Carvalho, em Coimbra, para ler os seus poemas e, tenho a certeza, para falar um pouco sobre a sua poesia e escrita. A sessão começa às 17h30m e, sinceramente, não a podem perder!

sexta-feira, janeiro 03, 2014

Espaço: A Silenciosa Discussão de 2013 de... Jos van den Hoogen




Mal me atrevo a escrever, mas o ano de 2013 foi um ano muito bom para mim e para a minha esposa. Desde o dia 2 de Janeiro de 2013 que somos cidadãos de Portugal, com uma pensão/reforma holandesa. A construção da nossa casa foi concluída sem problemas graças ao nosso empreiteiro “cinco estrelas”.

Já foi há 7 anos que nós decidimos não olhar para trás após a nossa reforma, ir procurar desafios novos e emigrar para Portugal. Já tínhamos passado muitas férias cá e gostamos da natureza da Serra da Estrela, do ar puro, do tempo, do espaço, da tranquilidade e, especialmente, dos Portugueses nesta região, que são simpáticos e prestáveis. “Bons vizinhos são como irmãos” dizia o nosso vizinho no primeiro encontro e acrescentava “Posso ser o seu irmão. Depende de ti.”

Mas, mesmo assim, mudar-se para o estrangeiro é uma experiência comparável a um duche frio de manhã. Tudo é novo, nada é óbvio. As expectativas familiares já não se aplicam. Perdes todos os automatismos. Todas as instituições e estruturas da vida pública – seguros, finanças, saúde, Câmara Municipal, EDP, companhias telefónicas - são diferentes das da Holanda e é difícil comunicar sobre isso porque a própria língua é uma barreira.

No processo de integração cívica recebemos ajuda de familiares e amigos holandeses, mas também da família Portuguesa na casa da qual morámos nos primeiros meses. Eles apresentaram-nos à população e às festas locais. O nosso professor de Língua Portuguesa interpretou - e interpreta - igualmente um papel importante, não só como professor, mas também porque nos oferece a possibilidade de participar activamente na arte e na cultura desta região.   
 
Não seria justo já julgar de qualquer maneira Portugal. Mas posso dar algumas impressões e pensamentos ainda incoerentes. É interessante que há muitas coisas que me fazem lembrar a minha juventude na Holanda, entre os anos 1950 e 1960. Vejo, por exemplo, em toda a parte pessoas sentadas umas encostadas às outras: a distância física é mais pequena do que na Holanda nesta altura. Era para mim uma grande surpresa ouvir o nosso empreiteiro terminar uma conversa com “Abraço!”.  Este tipo de relação física já não existe na Holanda. O poeta holandês Lucebert já escreveu no ano 1952: “o abraço deixa-nos num jogo desesperado com o vazio”.

Parece-me também que existe em Portugal mais respeito dos jovens pelos adultos, como na minha juventude. Por outro lado este “respeito” deve, talvez, ser compreendido como um sentimento de hierarquia, que foi demolido na Holanda nos períodos mencionados. O poeta acima mencionado decidiu, em 1954, aceitar um prémio da cidade de Amesterdão vestido como imperador. Acho que as pessoas aqui ainda têm muito respeito para os funcionários públicos, da Câmara, do Registo, da polícia, dos Bombeiros, do INEM, enquanto na Holanda estas pessoas são cada vez mais confrontadas com a agressão e a violência do público (o que detesto). Ao mesmo tempo os Portugueses têm uma aversão profunda pelas autoridades políticas. Sendo assim, não compreendo porque têm muitas vezes uma atitude resignada e porque não acontecem mais campanhas ou acções de “desobediência civil” como na Holanda no período da contestação entre 1960-1970. Podia ser que, o que chamei “respeito” e “sentimento de hierarquia”, se fundamenta-se, ao menos em parte, numa angústia, angústia, fundada ou não, que é um vestígio do período antes de 1974? Seja como for, a autoridade política, acho eu, tem de trabalhar a sua imagem, enquanto os cidadãos têm que familiarizar-se com uma mentalidade de responsabilidade própria e de confiança no seu poder próprio. 

O meu voto para o ano 2014 é que usemos o poder criador da literatura, do teatro,  da música e das belas artes para a formação desta mentalidade.
----
Jos van den Hoogen nasceu na Holanda em 1949. Foi professor no ensino superior, na área da linguística, e aposentou-se em 2011. Em 2012 mudou-se para Portugal. É pintor e já teve algumas das suas obras expostas no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda. É um apreciador da arte e daquilo que a vida tem de bom. É, também, um homem bom!

quinta-feira, janeiro 02, 2014

Pensalamentos #186 - queda

jurar
sonoramente
que a queda
não é minha

Os labirintos do trabalho - Freelancer

Já fui referindo que ando a trabalhar com a escrita.
Serve agora este texto para explicar e dar a conhecer mais alguns pormenores desta minha nova faceta. 
O nome «ESCRITOR "FREELANCER"» parece apontar para unicamente para a realização de trabalhos de "grande envergadura", por exemplo a escrita de livros. Mas não é só isso que faço, aliás essa visão deste trabalho é, talvez, a que terá menor atenção. 

Segue uma listagem com trabalhos tipo que posso fazer: 
- textos curtos, médios ou longos (para os mais diversos fins, basta dizerem); 
- textos artísticos (visando a ligação ao design); 
- escrita de slogan e textos argumentativos que o acompanhem; 
- correcção de textos; 
- trabalho de edição; 
- outros pedidos. 


Todas as questões (perguntas sobre os tipos de texto a trabalhar e pedidos de orçamento) deverão ser enviadas para danielroc@gmail.com


(Atenção: 
Haverá o máximo sigilo no tratamento de quaisquer textos ou questões, nunca se revelando qualquer contacto existente se assim for a vontade de quem o pretende.)

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Desafios em 2014 #1 - dois opúsculos em breve

Os grandes desafios de 2014 são a reinvenção de um professor que o quer ser mas que não deixam ser. Confusos? Sim, o professor quer dar aulas, mas o país não o quer a dar aulas, logo vira-se para outros campos e alunos. 
Assim, espero ainda em Janeiro colocar em pré-venda/reserva duas edições de autor. Um conto elaborado a partir de uma lenda religiosa e duas peças de teatro. Ambas terão uma tiragem reduzida (penso em 100 exemplares numerados e assinados), dependendo esse número também da existência ou não de reservas por parte dos leitores interessados. Terão cerca de 30 páginas cada um, sendo então dois opúsculos. Penso que cada um poderá, em pré-venda/reserva, custar 5 euros. Depois custará 6 ou 7 euros, mas ainda não tenho o orçamento na mão para aferir isso. 
Caso alguém queira já reservar algum, diga-me para o email: silenciosasdiscussoes@gmail.com
Neste primeiro contacto, basta dizerem-me o nome e o local onde vivem.
Quando as tiver, colocarei aqui a capa e outras informações.

Bom 2014, o Ano do Labirinto!


E eis que nos encontramos em 2014, o Ano do Labirinto! Este é o ano em que, dizem, nos veremos a braços com uma recuperação económica e, blá, blá, blá whiskas saquetas!, soberana. Pois bem, veremos.
Para mim espero um ano interessante e que me permita, finalmente, demonstrar todas as competências que sei que tenho e que até me são reconhecidas por muitos. Para os meus, felicidade e oportunidades, pois só precisam disso para demonstrar todo o seu potencial. Para a vida de todos nós, apenas desejo que não seja matreira e que não nos pregue partidas más!
De resto, aqui fica a mensagem que partilhei pelos amigos hoje de madrugada:  
Olá e boa noite! Sejam bem chegados a 2014, o ano do Labirinto! Não se preocupem, o Minotauro emigrou! Por isso, podem percorrê-lo devagarinho. Bom Ano.